Vida de bicho

16 Gatos de Pallas, animal selvagem em extinção, nascem em zoológico na Sibéria.

gato-de-pallas-manul

Gato de Pallas ou Manul, nome científico Felis manul, é um lindo felino originário da região da India, Pakistão, Ubesquistão, China e Mongólia, que, atualmente, é considerado ameaçado de extinção.

Entretanto, a partir do dia 18 de julho de 2020, essa espécie tão linda pôde contar com mais 16 novos membros, nascidos no zoológico de Novosibirsk.

filhote-gato-pallas
Imagem Original: Novosibrirskzoo (facebook).

Referido zoológico trabalha há mais de 20 anos pela preservação dos gatos de Pallas.

Os 16 filhotes que chegaram para ajudar a perpetuar a espécie foram gerados por três fêmeas do zoológico. A primeira gerou 3 gatinhos, a segunda 5 e a terceira, oito filhotes.

Como vivem os novos gatos de Pallas?

Em primeiro lugar, nas primeiras semanas de vida, esses animais ficaram totalmente isolados do contato com outros animais, pois ainda estavam com os olhos fechados e ainda não tinham dentes.

Os gatos pesavam cerca de 100 gramas ao nascer, ou seja, dentro do esperado para a espécie. As respectivas mamães alimentaram os filhotes com leite e, como resultado, os gatinhos se desenvolveram rapidamente durante o primeiro mês de vida.

Posteriormente, com a abertura dos olhos dos gatinhos, foi possível observar que eles possuíam uma maravilhosa cor azul brilhante. O gato de Pallas possui a característica de mudança da cor dos olhos com o passar da idade: inicialmente os olhos mudam para verde e, depois, estabilizam-se na cor amarela.

gato-de-pallas

Apesar da grande curiosidade gerada pelo nascimento dos filhotes, as fêmeas somente permitiram que eles andassem pela primeira vez nesta semana. Depois disso, essas lindas imagens foram distribuídas pelas mídias sociais e páginas do zoo.

gato-de-pallas

Nesses primeiros dias, os filhotes estão se esforçando para se esconder de tudo que não é familiar. Todavia, aos poucos os animais se habituarão ao espaço fornecido pelo zoológico e será mais fácil visualizar os novos integrantes.

Além disso, os Manul são animais solitários e apenas as fêmeas ficam envolvidas nas atividades de desenvolvimento da prole. Assim, cada família de Manul possui seu espaço separado para que não haja qualquer tipo de estresse entre os filhotes e as mães.

Então, há quanto tempo são criados os gatos de Pallas no Zoológico?

Os gatos de Pallas são criados no zoológico de Novosibirsk há cerca de 25 anos, o qual se empenha para garantir seu bem estar e participa, por exemplo, de programas internacionais para a conservação desses animais.

Durante muitos anos os gatos Manul foram perseguidos e caçados na região de origem, principalmente para retirar sua pelagem, que é linda e extremamente macia.

Vídeo Original: jackyjuniortv