Vida de bicho

ABRIL LARANJA: mês mundial da prevenção da crueldade contra os animais.

Guilherme Rezende

Frequentemente tomamos conhecimento de notícias de maus tratos, violência e abandono de animais. São relatos muito pesados, que entristecem muito aos que amam os animais. O ABRIL LARANJA, vem para coibir esses atos.

Então, ficamos nos perguntando o que passa pelo coração de uma pessoa para ter um ato de crueldade com um ser tão inocente!!!

Qual o objetivo do ABRIL LARANJA?

Com objetivo de combater esse tipo de violência, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) destaca o mês de abril para sensibilizar a população, promover ações de conscientização e prevenir a crueldade contra os animais.

Assim, como em outras campanhas voltadas para a área de saúde, o símbolo utilizado é um laço. A ASPCA sugere o uso da cor laranja para simbolizar o amor, o carinho, a proteção e o respeito por todos os animais.

No Brasil, existem leis que penalizam que comete abandono, agressões físicas ou tráfico de animais silvestres. É a Lei 9605/98, art. 32, que afirma: “Qualquer ato de abuso, maus tratos, ferimentos ou mutilações, contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime e pode ser penalizado de três meses a um ano de detenção e multa.”.

Mesmo existindo leis e sanções, infelizmente a impunidade ainda prevalece. Seja pela dificuldade em se localizar os infratores ou porque as denúncias não são levadas a sério nos órgãos que deveriam ser responsáveis pela investigação.

Como fazer denúncias de maus tratos, violência e abandono de animais?

Você como cidadão, caso tenha conhecimento de crime de maus tratos contra algum animal, pode e deve fazer uma denúncia.

O primeiro caminho pode ser entrar em contato com o serviço público competente da sua cidade: vigilância sanitária, centro de zoonoses ou delegacia do meio ambiente.

Também é possível denunciar pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), para os casos ocorridos em São Paulo.

Devemos refletir antes de comprar ou adotar um animal. O tutor deve ter consciência de que esse ato o torna responsável por esse ser vivo.

Independente da espécie escolhida, esse animal demandará cuidados e gastos com: higiene, alimentação, atividades físicas, vacinação, vermifugação.

É necessário fazer um acompanhamento médico veterinário para que seja melhor orientado o desenvolvimento e a saúde do animal.

Nós do CLUBE DOS BICHOS apoiamos a campanha do ABRIL LARANJA!

Por fim, desejamos viver em um mundo no qual nenhum animal sofra maus tratos!  Queremos que todos os animais tenham um lar onde possam receber e dar muito amor e carinho!

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou relato sobre a matéria? Deixe seus comentários aqui pra gente!

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.