Fique conectado

Alimentação

Gato pode comer ração de cachorro ou faz mal?

Entenda se esse hábito é ou não nocivo à saúde dos animais

cachorro filhote comendo sua comida em uma tigela de inox. Gatinho filhote ao seu lado olhando a comida e lambendo os lábios. comida-canina-felino-pode-comer

Gato pode comer ração de cachorro?“. Certamente, essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos em nossas clínicas diariamente. No mesmo sentido, a questão: “Posso dar ração de cachorro para gato ou vice versa, é mais fácil comprar a mesma comida?”.

Tutores que têm gatos e cachorros possuem ainda mais alegria, companheirismo e trocas positivas com os animais. Mas é comum que também tenham dúvidas específicas sobre o convívio das duas espécies.

Assim, muitos tutores ficam em dúvida se podem comprar e oferecer a mesma comida e ração para gatos e cachorros, ademais se questionam também sobre o fornecimento de snacks para felinos e caninos.

Afinal, se você é um tutor premiado e tem gatos e cachorros no seu lar, já deve ter encontrado o gato comendo a ração do cachorro ou o cão comendo a ração do gato. Além disso, as disputas entre as espécies são frequentes, tanto por carinho e atenção quanto por comida e locais dentro da casa.

felino-pode-comer-alimento-canino

Mas será que tem problema o seu felino comer a comida canina? Hoje o Clube dos Bichos te mostra o porquê desse hábito e se ele é nocivo ou não à saúde dos animais. Vem com a gente saber se faz mal gato comer ração de cachorro!

Espécies diferentes, necessidades diferentes.

Mesmo sendo muito parecidos, quando analisamos as duas espécies vemos que elas apresentam muitas diferenças, principalmente em suas necessidades nutricionais.

O gato e o cachorro possuem metabolismos totalmente próprios e precisamos estar atentos a essas questões para mantermos nossos animais sempre saudáveis.

Para se ter uma ideia, os gatinhos metabolizam a glicose com muito mais facilidade e precisam de uma dieta com mais proteínas, quando comparamos com os cães. Diferenças importantes na hora de montar uma alimentação equilibrada para cada um deles.

Quais as diferenças encontradas na alimentação de cães e gatos?

Para entendermos essa questão, é preciso tratarmos sobre a origem de cada uma das espécies.

Os cães são carnívoros oportunistas, assim, têm uma alimentação baseada no consumo de diversos tipos de alimentos. Isso porque são capazes de digerir também os alimentos de origem vegetal.

felino-pode-comer-racao-canina

os gatos são carnívoros estritos, ou seja, são animais muito dependentes da ingestão de carne. Portanto, sua dieta possui maior concentração de proteína e gordura do que as rações de cachorros.

Assim, os felinos se alimentam com uma quantidade muito pequena de vegetais, os quais são necessários para auxiliar o melhor trânsito intestinal desses animais.

Qual a diferença entre rações de gato e cachorro?

Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, certamente essas diferenças nas exigências nutricionais das duas espécies fazem com que a comida canina não seja adequada à alimentação dos felinos.

Mesmo as rações caninas de melhor qualidade ou mesmo os alimentos para cães de fases específicas, como ração de filhote ou comida para cães idosos, não se adequam aos gatos.

Por isso, é essencial não oferecer a mesma ração para as duas espécies.

Então, o que acontece se o gato comer ração de cachorro?

Na prática, quem possui cachorros e gatos convivendo no mesmo ambiente sabe que é uma cena comum encontrar o gato comendo a ração do cachorro e vice-versa. E, quando isso acontece, muitos tutores não sabem o que fazer.

A primeira coisa que deve ser levada em consideração nesses casos é a frequência em que isso acontece:

  1. Caso isso ocorra de vez em quando, não há problema. Apenas evite que isso se torne comum ou que aconteça outras vezes. 
  2. O problema está quando o gato adquire o hábito de comer o alimento do cachorro. Aí sim o seu felino pode apresentar graves problemas de saúde. Vamos a eles.

O alimento dos gatos necessita ter alguns aminoácidos essenciais em sua composição, como é o caso da taurina, da arginina e da metionina.

Outros problemas comuns de quando o gato come ração de cães, embora menos graves, são os desconfortos gastrointestinais, vômitos e diarreias que os animais podem apresentar.

Por fim, devemos dar uma atenção especial para a taurina, pois ela auxilia nas funções de digestão, da visão, da reprodução e do funcionamento dos músculos cardíacos nos gatos.

Portanto, a ausência da taurina na alimentação dos felinos por um período prolongado pode levar os nossos bichanos a terem problemas irreversíveis nesses órgãos e levá-los, inclusive, a óbito.

De onde vem a taurina?

Os felinos, na natureza, conseguem extrair a taurina quando se alimentam de suas presas vivas, pois ela está presente nos músculos e nos intestinos dos animais.

Entretanto, quando se alimentam em casa os gatos precisam receber a taurina pela ração.

tigre-branco

Mas como evitar que o gato coma a ração de cachorro que não possui taurina?

Os gatos têm a característica de se alimentar de modo mais lento que os cães, portanto, ao longo do dia os gatos comem diversas vezes porções pequenas de ração.

Então, para evitar que seu gato se alimente da comida de seu cão, você pode:

  1. Colocar os comedouros em locais separados na casa. Assim, como o gato é uma espécie muito higiênica e metódica, ele terá mais clareza se conseguir claramente diferenciar o espaço para cara um das espécies;
  2. Colocar o alimento para o gato em local mais elevado e em horário distinto da alimentação do cachorro. Isso evita com que o cão avance na comida do seu gatinho, dando mais tempo para que seu amigo felino se alimente adequadamente;
  3. Buscar fazer “adestramento positivo”: eduque seu gato a responder comandos, dentre eles o de PARE. Assim, quando ele estiver comendo a ração dos cães e responder ao seu comando para parar, retribua com um petisco. Você pode conhecer mais sobre os diversos tipos de adestramento aqui.

Devemos ter paciência e muito carinho com nossos animais durante esse processo de educação e treinamento. Afinal, não é fácil abandonar um hábito.

felina-pode-comer-racao-canina

E aí, gostou do conteúdo sobre se o gato pode comer ração de cachorro? Então, aqui no CLUBE DOS BICHOS trazemos muitas informações de qualidade para você, fique sempre ligado em nossas atualizações e até a próxima.


LEIA TAMBÉM:


Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.



Referência Bibliográfica:

BORGES, F. M. O., NUNES, I. J. Nutrição e Manejo Alimentar de Cães na Saúde e na Doença. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG, EV-UFMG, Belo Horizonte N.1 1998, 103p.

SILVA JÚNIOR, J. W.; LIMA, L. M. S.; SAAD, F. M. O. B. Fatores fisiológicos que interferem na digestão e aproveitamento do carboidrato em carnívoros domésticos. Revista Eletrônica Nutritime, v.3, n° 3, p.331-338, 2006.

RUIZ, D. C. A importância da nutrição do cão e do gato na senilidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2013.

SÁ, P. G. S. Criação e manejo de cães. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002.

MAIORKA, A. e OLIVEIRA, S. G. Alimentos em rações para cães e gatos. Anais Zootec 2007.

5 Comments

5 Comments

  1. Pingback: GATO GORDO pode comer frutas? – Clube dos Bichos

  2. Pingback: Axl - o gatinho rockstar! – Clube dos Bichos

  3. Pingback: Tulipa - a encrenqueira que só quer proteger a família! – Clube dos Bichos

  4. Pingback: Keozinho - o filho pet. – Clube dos Bichos

  5. Pingback: Cartola - uma gatinha doce. – Clube dos Bichos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *