Fique conectado

Fases da Vida

Idade dos gatos para idade humana: você sabe como calcular?

Saiba mais sobre a expectativa de vida, as diferentes fases e a relação entre a idade humana e a idade dos bichanos.

Publicado

em

idade dos gatos

A idade dos gatos em relação a idade humana sempre é uma das principais dúvidas dos tutores. Certamente, todos sabem que os gatos são a espécies mais interessantes do mundo animal. Isso, ninguém tem dúvida!

Os bichanos sempre foram independentes e amorosos na medida certa e, por isso, conquistam cada vez mais os humanos. Isso porque, para dar a melhor qualidade de vida aos nossos amigos de quatro patas, os tutores se questionam em relação às fases da vida deles, como, por exemplo, qual é o período em que eles ainda são considerados filhotes ou idosos.

Entretanto, em relação à a idade procuram pesquisar e perguntar como converter a idade de gato para humano. 

Por isso, hoje o Clube dos Bichos vai elucidar todas as suas dúvidas em relação à idade dos nossos amigos felinos. Vem com a gente!

Quanto tempo os gatos vivem?

Apesar de não ser uma conta exata, é possível estimar a expectativa de vida dos felinos em torno de 14 anos. Isso não quer dizer que ele não possa ultrapassar essa marca, mas apenas um parâmetro médio em relação à idade dos gatos domésticos. 

Vale lembrar que, com o passar dos anos, essa média vem aumentado. Isso porque os tutores estão cada vez mais atentos à alimentação, cuidados e qualidade de vida num geral dos animais. Por isso, é importante lembrar: uma vida ativa e saudável, com visitas periódicas a um médico veterinário é fundamental para aumentar a expectativa de vida do seu amigo!

Você pode também gostar deste post: Gengivite em Gato: causas, tratamento e prevenção.

Então, qual é a idade dos gatos em relação à dos humanos?

Existe um mito em relação à idade dos bichanos. Muitos dizem que 1 ano da vida dos animais equivalem a 7 anos humanos. Isso não é uma verdade.

Essa conta foi idealizada em outro contexto, em que tanto a expectativa de vida humana era menor, quanto os animais também viviam menos. 

A conta que melhor descreve a relação da idade de gato e a idade humana é feita através de uma progressão. Isso porque os filhotes felinos têm um crescimento e desenvolvimento bastante acelerado, processo que acaba diminuindo de velocidade ao longo dos anos. 

idade dos gatos

Isso quer dizer que, por exemplo, quando completa 1 ano de idade, seu filhote tem aproximadamente 15 anos na idade humana! Enquanto, ao completar 9 anos, ele tem apenas 52 anos humanos. Ou seja, há uma desaceleração do processo de envelhecimento de nossos amigos felinos. Curioso, né?

Separamos esse infográfico para facilitar a comparação entre as idades: 

Como podemos ver abaixo, até os 2 anos o crescimento do gato é extremamente acelerado. Após esse período, o gato envelhece a cada ano o equivalente a 4 anos humanos. 

idade dos gatos

Você pode também gostar deste post: Como cuidar de gato: alimentação, higiene e ambiente.

Aliás, não sei quando meu gato nasceu, consigo saber a idade dele?

Essa é uma dúvida comum, sobretudo dos tutores que resolveram adotar gatinhos de rua ou de abrigos e não têm como saber a data exata de seus animais.

Entretanto, sim …. é possível determinar a idade de seu gato pelos dentes, mas sempre com uma estimativa, o que não representará um número exato.

idade dos gatos

É possível indicarmos a idade do gato olhando apenas para a boca dele, já que a quantidade e o tipo dos dentes nascidos ou ainda por nascer demonstra ao veterinário a idade aproximada de nossos bichanos.

Os dentes provisórios – ou para humanos, “de leite” – aparecem na terceira semana de vida, enquanto os permanentes se estabilizam entre o 4º e o 5º mês. Então, com o passar do tempo, eles vão ficando amarelados e o surgimento de tártaro pode ser um indicativo de que seu animal já ultrapassou o 4º ano de vida.

Outra parte que se modifica ao longo do tempo são os pelos. Quando filhote, eles são bem macios e, com o passar do tempo, eles vão endurecendo e até recebendo manchas e embranquecendo. 

Além disso, alguns sinais de velhice já conhecidos auxiliam na identificação da idade: miado mais rouco e escasso, dificuldade de mobilidade, olhar cansado e dores nos ossos são indicativos importantes com o passar dos anos. 

Entretanto, para ter certeza, o melhor é levar seu bichano para uma consulta com o médico veterinário. Afinal, ele poderá fazer uma consulta específica sobre o tema levando em consideração a raça do seu animal e outras variantes. 

Então, até qual idade dos gatos ele é considerado filhote? 

Por conta dessa velocidade de desenvolvimento, seu gatinho só é considerado um filhote até os 12 meses de idade! Parece pouco, mas nesse momento seu bichano já estará em total crescimento. 

Em qualquer fases da vida, os felinos precisam de cuidados adequados, vacinação anual e comer a ração adequada a cada faixa etária.

Você pode também gostar deste post: Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

A partir de qual idade o gato é considerado idoso?

Se após os 2 anos eles já são adultos, os felinos só são considerados idosos quando ultrapassam 15 anos de vida.

Isso porque são consideradas duas fases antes dessa: a madura, de 7 a 10 anos, e a idoso, dos 11 a 15 anos. Assim, após esse período, os bichanos já podem ser considerados animais geriátricos.

É muito difícil saber qual seria a idade máxima de um gato. De fato, em nossa experiência, já atendemos bichanos com até 22 anos de vida, o que já é um período total de vida excelente, não é?!?!

idade dos felinos

Sabia disso? Aliás, vejam aqui algumas outras curiosidades.

Agora que você certamente já sabe um pouco mais da idade de seu gato, como fazer para identificar em que fase da vida ele está e sua expectativa de vida, o Clube dos Bichos traz algumas curiosidades sobre o assunto: 

  • Os gatos tendem a viver mais que os cachorros, uma média de 3 anos. 
  • Gatos de rua, infelizmente, tem metade da expectativa de vida em relação aos gatos que vivem exclusivamente dentro de casa/apartamento. 
  • Gatos castrados também têm maior expectativa de vida: a média de idade dos gatos chega a ser de 5 anos a mais!

Gostou do nosso conteúdo? Fique com a gente, navegue por nosso site e assim conheça mais sobre o universo dos gatos e de todos os animais de estimação!

Siga o CLUBE DOS BICHOS no Instagram, Facebook e YouTube.


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador do site Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Designation

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador do site Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Quantitative translation of dog-to-human aging by conserved remodeling of epigenetic networks. https://www.biorxiv.org/content/10.1101/829192v1.

Beaver, B. V. (2005). Comportamento Felino – Um Guia para Veterinários. Ed. Roca.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: