Vida de bicho

Um paraíso canino chamado Território de Zaguates

adocao-de-caes

Território de Zaguates é um daqueles locais que podemos considerar incomparáveis. Isso porque é um verdadeiro paraíso para os amantes de animais de qualquer espécie, em especial para os que adoram cães.

Num lugar encravado no meio das montanhas, a 50 minutos da cidade de San José, capital da Costa Rica, fica o abrigo que muitos consideram o “mais feliz do mundo”.

Idealizado pelos proprietários de uma fazenda de café desativada, Lya Battle e Álvaro Saumet, o local de 140 hectares, ou seja, quase 200 campos de futebol, é uma propriedade privada que abriga uma quantidade enorme de animais.

O número exato varia diariamente, pois há chegada e saída de animais. Mas, na média, o abrigo possui cerca de 700 a 1000 animais alojados.

Porque o Nome Território de Zaguates?

O termo “Zaguates” é utilizado, na Costa Rica, para denominar os cachorros vira-latas assim como aqueles sem raça definida.

Em suma, a história desse local começou há mais de 10 anos com a adoção, ainda em propriedade privada urbana, de um único cachorro, chamado Scott.

O local, aos poucos, foi recebendo animais doados por famílias que não tinham mais interesse nos cães, além de animais resgatados em virtude de denúncias de maus tratos.

Assim, em poucos meses a residência urbana não conseguia comportar tantos animais. Deste modo, a migração para a fazenda foi inevitável, pois os cachorros precisavam de um local mais amplo.

A ideia inicial era adaptar a área para abrigar animais idosos. Todavia, com o tempo, animais de todos os tamanhos, raças e idades foram chegando e se somando à grande família do Território Zaguates.

Então, quantos animais já passaram pela fazenda?

Os proprietários estimam que mais de 10 mil animais já foram abrigados no local. Destes, 7 mil conseguiram ser encaminhados para famílias adotivas.

O projeto é mantido pelos próprios donos, além de doações de voluntários e visitantes do local, que, acima de tudo, possuem a oportunidade de contribuir comprando artigos relacionados ao projeto.

As visitações ao santuário dos cachorros são gratuitas. Além disso, são acompanhadas por monitores do local e duram cerca de 4 horas.

Quais os tipos de cachorro que vivem no Território Zaguates?

Lá vivem animais provenientes de diversos locais da Costa Rica. Muitos deles apresentam ou já apresentaram alguma doença ou problema temporário ou permanente, como: doenças, cegueira, problemas de pele, dificuldade de locomoção e desnutrição.

Mas, a chegada de cada novo membro à família é sempre um motivo de alegria e festa para os donos da fazenda.

Gostaria de conhecer mais sobre o projeto? Acesse o facebook do Território de Zaguates.

Ficou com vontade de contribuir com a melhoria de vida dos animais em estado de rua? Encontre na sua cidade projetos similares de proteção aos animais e abrigos, e, acima de tudo, descubra que você também pode ser uma importante peça na engrenagem do bem que essas pessoas proporcionam aos animais.

Conheça mais sobre o projeto no youtube.