Fique conectado

Adulto

Vitamina C humana para cachorro: posso dar?

vitamina-c-humana-para-caes. cachorro pequeno olhando para o lado com vários comprimidos da cor amarela na frente dele.

Vitamina C humana para cachorro pode ser administrada? São iguais? Será que posso comprar a medicação humana e dar para o meu cão? Antes de mais nada, é preciso lembrar que as vitaminas são compostos orgânicos fundamentais que o animal precisa, em pequenas quantidades, para manter o funcionamento correto do seu organismo.

Vitamina C: quais os benefícios para o seu cachorro?

O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, possui vários benefícios para o organismo dos cães.

Ela atua como um antioxidante, protegendo as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, assim prevenindo o envelhecimento precoce e algumas doenças.

O ácido ascórbico, igualmente, auxilia no sistema imunológico, estimulando o aumento dos níveis de interferon circulantes no sangue, proteína que impede a proliferação de vírus no organismo.

Ao contrário de nós, seres humanos, cachorros saudáveis são capazes de produzir a sua própria vitamina C. Entretanto, quando recebem uma dieta de baixa qualidade (desbalanceada e pobre em vitaminas) ou quando estão sofrendo algum tipo de estresse (físico, fisiológico ou emocional), essa produção pode ficar comprometida.

É importante destacar que mesmo a deficiência de apenas uma vitamina é capaz de provocar problemas de saúde, que podem ser graves, duradouros e até mesmo irreversíveis.

Quer conhecer as 12 vitaminas as essenciais para o seu cão, acesse esse post aqui.

Então, como posso ter certeza que meu cachorro está comendo todas as vitaminas necessárias?

Sem dúvida, a forma mais fácil de garantirmos que nossos cães recebam os níveis necessários de vitaminas exigidos é fornecendo a eles uma alimentação de qualidade, completa, balanceada, que seja adequada à raça, faixa etária, porte e estilo de vida de cada animal.

Quando você fornece uma alimentação completa e balanceada para seu cão, você garante que ele irá receber as proteínas, os carboidratos, as gorduras, os sais minerais e as vitaminas que são necessárias para que seu organismo funcione corretamente, não sendo necessário dar a ele complexos vitamínicos comerciais.

vitamina-c-humana-para-cachorro

A administração de suplementos vitamínicos sintéticos só deve ser feita em casos específicos. Assim, sempre quando o animal apresente algum tipo de deficiência que, na opinião do médico veterinário que faz o acompanhamento do seu cachorro, não é capaz de ser solucionada somente com balanceamento alimentar, ele deverá avaliar a necessidade da suplementação. 

E a Vitamina C humana, posso dar para o meu cachorro?

Medicar os cachorros com remédios de uso humano é uma prática muito comum entre os tutores, todavia, por mais que consideremos os nossos cachorros como membros da família, devemos nos lembrar que eles são uma espécie diferente da nossa e, por conta disso, apresentam fisiologia e metabolismo próprios.

Muitos medicamentos seguros para uso humano são, na verdade, extremamente tóxicos para cães.

Portanto, muito cuidado!!!!

Contudo, existem também vários medicamentos de uso humano que são seguros e indicados para uso nos cães. Mas, você só deve fazer a administração de qualquer tipo de medicação para o seu animal quando for sido prescrita pelo médico veterinário.

A vitamina C humana pode ser administrada para cães. Entretanto, realiza-se essa suplementação em episódios específicos após avaliação do médico veterinário, principalmente em situações em que seja necessário preservar o organismo do estresse oxidativo e/ou a viabilidade do colágeno articular.

Mas posso dar vitamina C para cachorro resfiado?

Antes de dar qualquer suplemento, é importante consultar um veterinário para avaliar a condição de saúde do cachorro e determinar a causa do resfriado.

Assim como em humanos, o resfriado em cachorros se desenvolve, normalmente, por uma infecção viral ou bacteriana no trato respiratório superior.

Há diferentes tipos de vírus e bactérias que podem causar o resfriado em seu cachorro e esse é o principal ponto que o veterinário irá verificar antes de tratar o seu cachorro resfriado.

Portanto, sabemos que a vitamina C para cães é um nutriente importante, porém não é comumente recomendada para tratar resfriados em cachorros.

Certamente, a melhor forma de prevenir doenças é manter uma dieta equilibrada e fornecer os cuidados de saúde necessários para fortalecer o sistema imunológico do seu melhor amigo.

Sendo assim, quais os riscos da administração indiscriminada da vitamina C para cães?

Primeiramente, um fator importante que nós, veterinários, levamos em consideração é que o ácido ascórbico aumenta o risco da formação de urólitos de oxalato, predispondo a formação de cálculos renais.

Por conta disso, devemos ter muito cuidado com a dose a ser administrada e a sua frequência de uso em animais, já que existem riscos de efeitos colaterais.

É comum as seguintes perguntas em nossos consultórios: “vitamina C para cachorro quantas gotas posso dar?” ou “vitamina C para cachorro dosagem?”.

Certamente, essas são pesquisas frequentes feitas também nos grupos em redes sociais e na internet.

Mas, agora que você já viu que a vitamina C para pet tem riscos graves quando mal administradas, consulte o veterinário do seu cãozinho e evite perder seu animal por um simples resfriado.

Para saber mais sobre as 12 vitaminas as essenciais para o seu cão, acesse esse post aqui.


LEIA TAMBÉM:


Filhote com 20 dias, 30 dias ou 45 dias pode comer ração?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?


guilherme rezende

Guilherme Rezende

MÉDICO VETERINARIO

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos

Fabiano Carregaro

MÉDICO VETERINARIO

Graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos


Referência Bibliográfica:

BIRCHARD, S. J.; SHERDING, R. G. Manual Saunders de clínica de pequenos animais. 3. ed. São Paulo, Roca, 2008.

RITT, L. A. Principais deficiências vitamínicas em cães e gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *