Filhote

Quantos dias o gato abre o olho ?

criança branca com camisa rosa clara segurando um gato filhote na palma das mães. O gato está com os olhos fechados.

Se acaso você está com um gato filhote recém-nascido em casa… É provável que várias dúvidas estejam se passando pela sua cabeça. Certamente, já é possível notar que os olhos do gatinho ainda não abriram. Isso porque após o nascimento, a abertura dos olhos não é imediata. Porém, será que isso é normal? Mas com quantos dias o gato abre o olho?

Apesar de alguns tutores de primeira viagem ficarem assustados, sim, é comum. Mas ainda assim, outras questões como “quando os olhos vão abrir?” ou “preciso fazer alguma coisa para ajudá-lo a enxergar?” aparecem.

Não se preocupe, o Clube dos Bichos vai esclarecer esse assunto agora mesmo. Venha conosco!!!

Os primeiros sentidos de um gato filhote:

Primeiramente, vamos entender como os sentidos de um gato filhote funcionam. Conforme o tempo passa, os gatinhos vão se tornando mais independentes.

Todavia, durante os primeiros dias de vida, eles ainda são sensíveis e precisam da ajuda da mãe e/ou do tutor.

Está com problemas na amamentação de seu filhote? Veja agora o Salvando Gatinhos: Guia Prático da Amamentação de Gatos filhotes.

banner do curso faça a amamentação sem erros. O banner possui a silueta de um gato em branco e as cores principais em amarelo e preto. com um gato de pelos curtos e olhos azuis olhando para a leitora

Afinal, seus sentidos ainda estão debilitados e se desenvolvendo aos poucos. Para compreender melhor, preparamos uma linha do tempo dos sentidos do felino a seguir:

• Até 4 dias de vida: não enxergam e nem escutam;
  • Entre 4 e 9 dias: começam a escutar;
  • Entre 9 e 12 dias: começam a enxergar (essa é a média de com quantos dias o gato abre o olho);

Ademais, desde o nascimento eles têm o olfato desenvolvido e já conseguem vocalizar.

E se meu gato não abrir os olhos?

Apesar de que o tempo estipulado para que o filhote abra os olhos seja de até 12 dias… Ainda assim, em alguns casos, o felino acaba demorando mais um pouquinho para enxergar totalmente.

Entretanto, isso só se torna um problema ao exceder os 20 dias ou caso o gatinho filhote manifeste algum problema no olho como irritação, lacrimejamento e presença de pus.

Você também vai gostar desse post: Como saber se a gatinha tem leite?

Contudo, não esqueça de que um gato que ainda não enxerga precisa de cuidados redobrados. Até porque, ele ainda será dependente de sua mãe se ela estiver presente.

Aliás, se você possui uma ninhada, tenha em mente que nem todos abrirão os olhos ao mesmo tempo.

Mas meu gato não abre um dos olhos!!! O que faço?

Então, caso seu gatinho filhote não tiver aberto apenas um dos olhos, é importante que você tutora fique atenta a duas coisas principais.

Em primeiro lugar, como está a saúde do olho que abriu? Sim, se seu gato não abre um dos olhos devemos primeiramente cuidar para que o olho que abriu se mantenha saudável.

Caso o olho aberto não tenha nenhum problema aparente, passamos para o segundo olho. Verifique se há alguma inflamação ou presença de contaminação (pus) no olho do gato.

Se o olho se mantiver fechado por um período acima de 20 dias, é necessário que você leve o seu gato que não abriu um dos olhos ao veterinário.

Como limpar o olho do gatinho filhote recém-nascido?

Nesse sentido, se você levou o gatinho que não abriu os olhos ao veterinário, e ele está bem… É provável que o profissional lhe aconselhe a limpar os olhinhos dele, se não for necessário que ele mesmo o faça. Além do mais, ainda é possível que com os olhos fechados, haja acúmulo de remela. Logo, será rotina limpá-lo até a abertura.

Portanto, para isso será necessário um gaze ou toalha limpa, e soro fisiológico.

Lembre-se de lavar bem as suas mãos antes do procedimento. E tenha paciência e cuidado, para não estressar o gatinho. Por fim, basta umedecer o gaze e posicioná-lo em cada olho até as secreções se soltarem. Se necessário, retire cuidadosamente o excesso com as mãos.

O olho do meu gato mudou de cor, e agora?

Surpreendentemente, é comum que tutores observem que os olhos do gatinho mudaram de cor. Isso acontece porque todos os felinos nascem com os olhos azuis.

Porém, alguns dias depois, os olhos podem mudar de cor. Mas, porque isso acontece?

Primeiramente, você não precisa se preocupar, pois é totalmente normal. Até a 12° semana de vida, a coloração dos olhos assume sua cor definitiva. Certamente, isso não acontece da noite pro dia. Mas sim, conforme o tempo passa, as cores se alteram lentamente.

Você também vai gostar deste post: Com quantos dias posso pegar um filhote de gato?

Por último, não esqueça de consultar um veterinário ao notar que algo está errado com seu gato. Com certeza, o Clube dos Bichos espera que a visão dele seja super saudável. Faltou alguma coisa? Nos deixe saber nos comentários, para podermos ajudá-lo! Até mais!

1. Lucia Santana

23 de março de 2023 at 06:58

O que devo dar para gata produzir leite?

• Fabiano Carregaro

23 de março de 2023 at 11:53

Olá Lúcia, veja esse post que tem muito sobre essa questão da dificuldade de amamentação. https://www.clubedosbichos.com.br/como-saber-se-a-gatinha-tem-leite/

No geral, você deve garantir um alto consumo de líquido nesta fase e também ter feito um bom aporte nutricional durante a gestão da gata. Desta forma, bem nutrida e com acesso à água em abundância, a gatinha tende a produzir bastante leite.