Fases da Vida

Quantos dias o gato abre o olho ?

quantos-dias-o-gato-abre-o-olho

Se acaso você está com um gato filhote recém-nascido em casa… É provável que várias dúvidas estejam se passando pela sua cabeça. Certamente, já é possível notar que os olhos do gatinho ainda não abriram. Isso porque após o nascimento, a abertura dos olhos não é imediata. Porém, será que isso é normal? Mas com quantos dias o gato abre o olho?

Apesar de alguns tutores de primeira viagem ficarem assustados, sim, é comum. Mas ainda assim, outras questões como “quando os olhos vão abrir?” ou “preciso fazer alguma coisa para ajudá-lo a enxergar?” aparecem.

Não se preocupe, o Clube dos Bichos vai esclarecer esse assunto agora mesmo. Venha conosco!!!

Os primeiros sentidos de um gato filhote:

Primeiramente, vamos entender como os sentidos de um gato filhote funcionam. Conforme o tempo passa, os gatinhos vão se tornando mais independentes.

Todavia, durante os primeiros dias de vida, eles ainda são sensíveis e precisam da ajuda da mãe e/ou do tutor.

Está com problemas na amamentação de seu filhote? Livre-se de todas as suas dúvidas com este material desenvolvido para você!!!

Afinal, seus sentidos ainda estão debilitados e se desenvolvendo aos poucos. Para compreender melhor, preparamos uma linha do tempo dos sentidos do felino a seguir:

• Até 4 dias de vida: não enxergam e nem escutam;
  • Entre 4 e 9 dias: começam a escutar;
  • Entre 9 e 12 dias: começam a enxergar (essa é a média de com quantos dias o gato abre o olho);

Ademais, desde o nascimento eles têm o olfato desenvolvido e já conseguem vocalizar.

E se meu gato não abrir os olhos?

Apesar de que o tempo estipulado para que o filhote abra os olhos seja de até 12 dias… Ainda assim, em alguns casos, o felino acaba demorando mais um pouquinho para enxergar totalmente.

Entretanto, isso só se torna um problema ao exceder os 20 dias ou caso o gatinho filhote manifeste algum problema no olho como irritação, lacrimejamento e presença de pus.

Contudo, não esqueça de que um gato que ainda não enxerga precisa de cuidados redobrados. Até porque, ele ainda será dependente de sua mãe se ela estiver presente.

Aliás, se você possui uma ninhada, tenha em mente que nem todos abrirão os olhos ao mesmo tempo.

Como limpar o olho do gatinho filhote recém-nascido?

Nesse sentido, se você levou o gatinho que não abriu os olhos ao veterinário, e ele está bem… É provável que o profissional lhe aconselhe a limpar os olhinhos dele, se não for necessário que ele mesmo o faça. Além do mais, ainda é possível que com os olhos fechados, haja acúmulo de remela. Logo, será rotina limpá-lo até a abertura.

Portanto, para isso será necessário um gaze ou toalha limpa, e soro fisiológico.

Lembre-se de lavar bem as suas mãos antes do procedimento. E tenha paciência e cuidado, para não estressar o gatinho. Por fim, basta umedecer o gaze e posicioná-lo em cada olho até as secreções se soltarem. Se necessário, retire cuidadosamente o excesso com as mãos.

O olho do meu gato mudou de cor, e agora?

Surpreendentemente, é comum que tutores observem que os olhos do gatinho mudaram de cor. Isso acontece porque todos os felinos nascem com os olhos azuis.

Porém, alguns dias depois, os olhos podem mudar de cor. Mas, porque isso acontece?

Primeiramente, você não precisa se preocupar, pois é totalmente normal. Até a 12° semana de vida, a coloração dos olhos assume sua cor definitiva. Certamente, isso não acontece da noite pro dia. Mas sim, conforme o tempo passa, as cores se alteram lentamente.

Por último, não esqueça de consultar um veterinário ao notar que algo está errado com seu gato. Com certeza, o Clube dos Bichos espera que a visão dele seja super saudável. Faltou alguma coisa? Nos deixe saber nos comentários, para podermos ajudá-lo! Até mais!

guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.