Outros Animais

Pode dar banho em hamster?

hamster com a pelagem clara embaixo de uma toalha, numa alusão ao tema pode dar banho em hamster?

Assim como qualquer outro animalzinho, os hamsters têm a sua própria rotina de higiene. Entretanto, em alguns casos os tutores acabam se deparando com o seu hamster sujo.E aí que a dúvida aparece: pode dar banho em hamster? Será que a sua própria higienização já é suficiente?

Pensando nisso, o Clube dos Bichos trouxe mais um material para acabar com as suas dúvidas. Além disso, vamos ajudar você a aumentar a qualidade de vida para o seu pet.

Descubra agora se o hamster precisa tomar banho e como esse processo deve ser feito!

Mas e aí, Hamster pode tomar banho?

A resposta é sim, você pode dar banho em hamster. Porém, dar banho em hamster não é algo necessário, muito menos recomendado.

Caso eventualmente o seu hamster apareça sujo ou esteja com algum odor, você pode sim, em último caso, recorrer ao banho. Mas fique sabendo que essa prática pode trazer alguns problemas, explicaremos mais sobre no próximo tópico!

Como dito antes, estes roedores sabem como limpar a si mesmos. Algumas pessoas costumam até mesmo associar hamsters com gatos nesse quesito. Afinal, todo tutor já deve ter visto seu hamster gastando um tempão se lambendo.

Portanto, para evitar que o hamster fique sujo facilmente, a gaiola precisa estar sempre limpa. A limpeza do ambiente em que o pet vive deve estar incluída na lista essencial de cuidado com hamster.

Sempre limpe o comedouro e o bebedouro e, sobretudo, retire as fezes e a urina, além de trocar a serragem. Desse jeito, dificilmente seu hamster irá precisar de um banho a mais.

Você pode também gostar deste post: O que o hamster pode comer?

Hamster toma banho de quanto em quanto tempo?

Certamente se os hamsters se parecem com gatos, isso significa que são muito higiênicos. Ou seja, o hamster toma banho quando ele mesmo acha necessário. Sendo assim, esse roedor poderá se limpar mais de uma vez no dia.

hamster pode tomar banho

Por outro lado… Caso o tutor opte por oferecer banhos ao seu hamster, deve estar ciente de que precisam ocorrer esporadicamente. Visto que o hamster tem sua própria higiene, os banhos só serão necessários quando esta não for suficiente. Portanto, o hamster toma banho ofertados poucas vezes em sua vida.

Aliás, como dar banho em hamster?

Se às vezes você encontra seu hamster fedidinho e quer ajudá-lo com isso de uma forma segura, mas como dar banho em hamster? Nestes casos o banho seco pode ser a solução! Além de oferecer menos riscos, acaba sendo uma atividade divertida para o hamster.

Nesse sentido, o banho seco para hamster ganha contra a água devido ao habitat natural dos hamsters. Isto é, antes dos hamsters serem domesticados, eles viviam em desertos, por consequência ficavam bem longe da água.

Por isso, se você quer oferecer diversão e um jeito diferente de higiene, dê um banho seco com pó de banho para hamster. Basta colocar um pote um pouco maior do que o animal juntamente com areia de quartzo ou areia para hamster / chinchila. Seu hamster irá brincar e rolar na areia muito feliz!

Você pode também gostar deste post: Quanto tempo vive um hamster?

Similarmente com a areia para hamster tomar banho, também existe o pó de banho para hamster. Entretanto, dependendo da espessura desse pó, pode acabar não sendo algo agradável ao pet. Caso o hamster ingira esse pó, ou entre em suas orelhas, complicações irão aparecer.

Dessa forma, prefira utilizar areia para hamster tomar banho e não deixe na gaiola a vontade, regule essa atividade para evitar problemas como conjuntivites e ressecamentos indesejados na pele e pêlos dos hamsters.

Posso usar shampoo para hamster e o hamster pode tomar banho com água?

Se acaso você tenha optado por dar banhos no seu hamster, você precisa ir em um pet shop confiável. Lá você irá encontrar o tal shampoo para hamster vendido para banhos secos. O shampoo para hamster funciona justamente como o pó de hamster.

Esse produto costuma ser comercializado em potes ou como sprays. Em alguns casos, é necessário utilizar luvas e aplicar o pó no hamster. Isso porque nem todos os hamsters são aptos a se banharem em um recipiente com pó.

E aí, gostou do conteúdo!!! Se ainda restam dúvidas sobre o banho dos hamsters, sinta-se livre para comentar abaixo! Bem como não esqueça de consultar nossos outros materiais sobre hamster… Disponibilizamos guias sobre raças e respondemos outras perguntas frequentes.

Fabiano Bonfim Carregaro

Referências:

Miguchi, R. Como cuidar de hamster – Manual Completo. 2004.

SIINO, Betsy. Hamster: Your Happy Healthy Pet. 2. ed. Howell Books. 18 de dez. de 2006.