Fique conectado

Silvestres

Hamster sírio e hamster chinês hibernam?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

O hamster sírio e o hamster chinês, assim como os outros da espécie, possuem a característica da hibernação. Os hamsters são animais biologicamente muito influenciados pelas mudanças das estações do ano.

Assim como os ursos, doninhas e ouriços, os hamsters, na natureza, possuem o hábito sazonal de no verão aproveitar a grande oferta de alimentos disponíveis para acumular reserva de energia, ou seja, engordar.

Já no inverno, esses animais hibernam, pois desta forma conseguem gastar pouca energia e se manter vivo durante o período menos favorável do ano.

Quando chega a próxima estação quente eles despertam e voltam a refazer o ciclo sazonal.

Mas quando criados em casa os hamsters também hibernam?

Sim. Com frequência esses roedores iniciam os hábitos de hibernação quando estão em nossas casas, mantidos como animais de estimação. Isto ocorre principalmente em regiões em que há grande variação de temperatura durante o ano.

Em ambientes em que a temperatura chega ou baixe de 5ºC o animal já começa a apresentar os primeiros sinais de que irá hibernar. Aliás, outros aspectos como a deficiência alimentar ou a baixa exposição diária a luz também levam o hamster sírio e o hamster chinês a hibernar.

Contudo, CUIDADO!!! A hibernação dos hamsters não é necessariamente desejada, saiba a seguir o porquê!

Quais os sinais para saber se meu hamster vai hibernar?

Primeiramente é importante sabermos que os hamsters são animais naturalmente muito dorminhocos e de hábitos noturnos.

Eles precisam de temperatura ambiente entre 18 a 21ºC, umidade relativa de 50 a 60% e cerca de 14 horas de luz diárias, são os fatores certamente trazem o melhor conforto aos hamsters.

Outro fato importante, é que esses animais dormem cerca de 8 a 12 horas de por dia e certamente irão tirar um cochilo durante o dia também.

Então, se o seu hamster está dormindo agora não se desepere!!!!

Mas vamos lá. Quais são os sinais para você, tutor, perceber se o seu hamster está pensando em hibernar:

  1. Apatia: o animal certamente começará a apresentar redução de energia e você notará que o hamster vai ficar menos ativo na gaiola ou mesmo em casa.
  2. Ninho: o animal juntará papéis, panos, serragens e todos os outros materiais disponíveis com o intuito de construir o ninho de hibernação.
  3. Alimentação: o animal começará a reduzir a quantidade e vezes em que se alimenta por dia. Ele deixa também de beber água na quantidade normalmente feita.
  4. A respiração diminui de frequência.
quanto-custa-um-hamster-chines

Então, como saber se seu hamster sírio está hibernando?

Muitos tutores, desavisados, quando se deparam com essa situação acreditam que o animal está morto.

Portanto, é importante sabermos como verificar qual a real situação do animal. Para isso você deve fazer os seguintes testes:

1. Verificar o calor do corpinho dele. Se o animal estiver aquecido é um sinal de que também está tudo bem.

2. Observar os movimentos respiratórios ou colocar um dedo na região do tórax para sentir os batimentos cardíacos.

3. Acariciar os bigodes. Ao acariciar os bigodes, caso haja alguma movimentação ou contração da face… MARAVILHA!!! O seu bichinho de estimação está bem.

Mas tem problema meu hamster sírio ou chinês hibernar? Devo me preocupar?

No geral a resposta é sim!!! Deve ao menos ficar muito atento a essa condição.

Há dois tipos de hibernação: uma considerada sazonal e a permissiva.

Hibernação Sazonal (obrigatória):

A hibernação sazonal é a que ocorre na natureza em decorrência dos ciclos das estações do ano, explicada anteriormente. Ou seja, o animal, durante o verão irá acumular energia para estar com condições físicas e fisiológicas adequadas para hibernar e passar pelo inverno.

Hibernação Permissiva:

Esse tipo de hibernação pode ocorrer em qualquer época do ano, basta que haja uma mudança repentina no ambiente. Principalmente as variações bruscas de temperatura acabam por estimular esse tipo de hibernação em hamsters.

E qual o problema da hibernação permissiva?

Na hibernação permissiva, o hamster sírio ou o hamster chinês não possui o mesmo tempo para preparar suas reservas corpóreas. Assim, corre-se um maior risco de ocorrerem casos de desidratação e/ou hipertermia no animal, o que pode levar a quadros graves de saúde, inclusive com risco de morte.

A hibernação permissiva pode durar de algumas horas até alguns dias, portanto a não preparação do animal para essa situação deve ser uma preocupação para os tutores mais atentos e cuidadosos.

De acordo com a Médica Veterinária, especialista em animais silvestres, Jéssica Trassato:

Jéssica Trassato

É necessário fornecer para todos os animais que hibernam muita fonte de fibra antes do período de hibernação, para que limpem o trato gastrointestinal e diminua a carga de bactérias.

Assim, quando hibernarem, não existirá muitas bactérias no trato gastro-intestinal e isso dificultará a proliferação bacteriana e possíveis septicemias.

hamsters-compra

Mas como fazer o meu hamster não hibernar ou mesmo acordar da hibernação?

Primeiramente, é importante não retirar ele da hibernação imediatamente, sacudindo o animal, por exemplo.

Mas, é imprescindível atuar com máxima agilidade na adequação do ambiente para que o hamster “entenda” que o ambiente está favorável e possa novamente despertar.

Nos casos de hibernação sem a devida reserva de energia, os hamsters podem ficar debilitados e/ou desidratados rapidamente.

Então, como tirar o meu hamster da hibernação?

As maiores causas de hibernação, quando os roedores estão em nossas casas, são a exposição a baixas temperaturas, a restrição alimentar ou a baixa exposição do hamster à luz.

Portanto, deve-se atuar na melhoria desses aspectos para prevenir a hibernação de seu animal ou mesmo fazer com que eles saiam da hibernação.

Aplique esses simples passos e você terá certamente um bichinho mais feliz em sua casa.

  1. Verificar se na gaiola do hamster não tem alguma corrente de ar (externa ou ar condicionado) que faça com que a temperatura varie com frequência.
  2. Ninho extra: no inverno coloque panos, serragens extras para que o seu hamster possa se aquecer melhor.
  3. Deixe a gaiola em um ambiente em que o hamster seja exposto à luz durante o dia, assim a fisiologia do hamster irá manter o animal sempre ativo.
  4. Mantenha sempre seus animais bem alimentados e com acesso a água.

Nos casos em que o seu hamster já hibernou revise os pontos acima e faça também o seguinte:

  1. Coloque uma almofada térmica ou bolsa de água morna ao lado do animal.

O reaquecimento do hamster e a exposição à luz diariamente deverão ser suficientes para que ele desperte do seu soninho profundo!!!


VEJA TAMBÉM:


Furão do Ártico, Furão Branco ou Furão Albino.

Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador do site Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador do site Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Medina, M. P. Efeitos do enriquecimento ambiental no comportamento e bem-estar de animais de laboratório convencionais. LUME – Repositório Digital da UFRGS. 2012.

WHITTAKER, D. The laboratory hamster. In: POOLE, T. (Ed.). The UFAW Handbook on the Care and Management of Laboratory Animals. Blackwell Science Publications, Oxford: 1999. v. 1. p. 356-366.

SIROIS, M. Medicina de Animais de Laboratório: Princípios e Procedimentos. São Paulo: Roca, 2008. 332 p

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: