Fique conectado

Alimentação

Quanto tempo dura a amamentação dos gatos?

Saiba quanto tempo dura a amamentação dos gatos, como deve ser feito o desmame e o qual o substituto ideal do leite materno para os gatinhos filhotes recém-nascidos.

Publicado

em

quanto tempo dura a amamentação dos gatos

Poucas coisas trazem tanta alegria para uma casa quanto um gatinho filhote! Mas os tutores desses pequenos felinos sabem o quanto eles são pequenos e frágeis durante o período de amamentação, o que inspira muitos cuidados e uma preocupação extra. Mas quanto tempo dura a amamentação dos gatos?

Por isso, hoje o Clube dos Bichos vai falar um pouco mais sobre a amamentação dos gatos filhotes recém-nascidos. Vamos responder algumas das principais dúvidas, como o tempo de amamentação, se pode dar leite para gato e quais as melhores opções.

A amamentação dos gatinhos filhotes.

O período de amamentação é um dos mais importantes da vida dos gatos. Afinal, enquanto animais mamíferos, eles precisam do leite materno para se desenvolverem de forma saudável. 

Em cerca de 36 horas após o parto a mamãe gato já estará produzindo leite de forma desejável e estará apta a amamentar sua ninhada. 

A primeira amamentação dos gatinhos recém-nascidos, o colostro, é uma das mamadas mais importantes da fase inicial de vida desses animais. Afinal, o colostro é responsável por quase 95% da imunidade que os gatinhos filhotes recém-nascidos precisam nos primeiros dias de vida.

Quer aprender a fazer leite caseiro para gatos filhotes? Ou ter as MELHORES RECOMENDAÇÕES de substituto do leite materno para filhotinhos de gatos recém-nascidos?

Clique aqui e confira!!!

Tenha gatinhos saudáveis desde a amamentação até a transição para a ração seca. Faça o MINI-CURSO do CLUBE DOS BICHOS – Amamentação sem medo e aprenda tudo que seu filhote de gato recém-nascido precisa, em apenas 1 dia.

Mas, quanto tempo dura a amamentação dos gatos?

A amamentação dos filhotes de gatos deve ocorrer, no mínimo, os dois primeiros meses de vida desses animais, ou seja 60 dias. Este é o período em que os gatos podem tomar leite.

Aliás, o recomendado é alimentá-los exclusivamente com leite para gatinhos filhotes, seja ele o leite materno, o leite industrial ou mesmo o leite caseiro para gato recém-nascidos.

O desmame dos gatinhos filhotes: como fazer?

Após a quinta ou sexta semana de vida dos filhotinhos de gato recém-nascidos, você verá uma mudança no comportamento alimentar.

Isso porque com um mês os gatinhos filhotes começam a desenvolver os dentes. Isso faz com que ele se interesse pelos alimentos mais sólidos

Dessa forma, geralmente por volta de oito semanas de vida o gato filhote estará em processo de desmame.

Por isso enfatizamos que o filhote com 20 dias, 30 dias ou 40 dias não pode comer ração.

Filhotes de gatinhos separados da mãe: dúvidas comuns.

Por mais que a permanência da mãe junto com suas crias seja o ideal, sabemos que essa não é a realidade para muitos tutores.

Aliás, as vezes é preciso encontrar outras saídas para deixar os bichanos bem alimentados e nutridos durante esse período, seja porque os gatinhos foram adotados ou porque as mães podem estar incapacitadas de amamentar.

É neste momento que os tutores se atentam para as diversas possibilidades e dúvidas sobre a amamentação dos filhotinhos de gatos. Vamos destacar algumas a seguir:

1. Gatos recém-nascidos podem tomar leite de vaca?

Por mais que essa seja a opção mais simples oferecer o leite de caixinha ou leite de vaca para gatinhos filhotes, não é o mais indicado seja ele puro ou diluído.

Isso porque o intestino dos gatos filhotes recém-nascidos ainda está em desenvolvimento. É comum que eles demonstrem irritação ou até mesmo intolerância ao leite de vaca puro ou mesmo diluído.

2. Posso dar leite em pó para o gato recém-nascido? 

Seguindo a mesma lógica do leite de vaca, o leite em pó é um produto baixa qualidade para a nutrição de nossos gatinhos filhotes.

Por isso, quando oferecido pode provocar diarréias, desnutrição e desenvolver um gato filhote fraco, ou mesmo levar os gatinhos recém-nascidos à morte.

3. Posso dar leite zero lactose para o gato recém-nascido?

O leite zero lactose, seja leite de vaca, de cabra ou de qualquer outro animal, não pode ser fornecido aos gatos recém-nascidos.

A demanda nutricional de cada espécie animal é única e completamente diferente. Portanto o gatinho filhote não conseguirá absorver os nutrientes necessários vindo do leite de outra espécie animal, mesmo o leite sendo zero lactose.

Então, você que quer ter certeza de como dar a maior qualidade de vida para seu gatinho filhote recém-nascido? Da primeira mamada até a transição para a alimentação sólida? Certamente, o mini-curso Amamentação sem Medo – Filhotes de Gatos é pra você!!!

É só clicar aqui e conferir! 

Então, qual o substituto ideal do leite para os filhotes de gato?

Se o leite de vaca e o leite em pó ou o leite zero lactose não são indicados para os filhotes. Já temos no mercado varias soluções para a amamentação de filhotes de gatos recém-nascidos.

O Substituto do Leite possui todos os nutrientes do leite das gatinhas filhotes.

As formulações são variadas e os Médicos Veterinários do Clube dos Bichos possuem as PRINCIPAIS INDICAÇÕES de leite para filhote de gatos, baseadas em nossas experiências clínicas.

Independente da preferência do tutor pelo leite para gatos filhotes recém-nascidos industrializados, ou mesmo a fórmula de leite caseiro para filhote de gato, serão aliados essencias para que você tenha filhotes fortes, saudáveis e felizes.

Por isso, nós do Clube dos Bichos preparamos um conteúdo completo que te explica sobre a amamentação dos filhotes de gatos! O curso Amamentação sem Medo – Filhotes de Gatos traz explicações teóricas e demonstrações práticas de como ajudar seu gatinho nesse período tão importante. Basta clicar aqui e adquirir esse material completo!

E você, ainda possui alguma dúvida sobre o tema: quanto tempo dura a amamentação dos gatos? Então, é só assistir às nossas aulas ou deixar seu questionamento aqui embaixo que vamos te ajudar! Esperamos você no próximo conteúdo com ainda mais informações. Até lá!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Clique para comentar

Deixe uma resposta