Fique conectado

Alimentação

Meu cachorro pode comer manga?

Saiba mais sobre a fruta e os benefícios no organismo de seu cão.

Publicado

em

manga-para-cachorro

Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental não só para a saúde de seu cãozinho, mas também para o bem-estar dele. Afinal, quando bem nutrido, seu melhor amigo tem mais energia, disposição e vontade de brincar.

Muitos tutores desejam oferecer, além das rações, frutas, verduras e legumes aos cães para potencializar a saúde deles. Isso é ótimo! Mas você sabe quais alimentos são liberados para eles? A manga, por exemplo, é uma fruta que pode ser oferecida? Será que meu cachorro pode comer manga? 

Para te ajudar com essas dúvidas, nós do Clube dos Bichos preparamos uma série de conteúdos sobre diversos alimentos, inclusive frutas, para esclarecer essas questões. E hoje você vai entender tudo sobre a manga, suas propriedades, benefícios e o impacto da ingestão dela na saúde de seu animal. Imperdível, né? Então vem com a gente aprender mais!

A manga: conheça as propriedades da fruta.

A manga é uma fruta bastante difundida no Brasil. Você sabia que nós fomos o primeiro país das Américas a cultivá-la? E a fruta não é apenas muito conhecida, como também muito apreciada pelos brasileiros. 

O gosto docinho da manga aponta para a alta presença de frutose. Além do açúcar, a fruta é rica em vitaminas A, E e C, além da presença de algumas vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3 e B6. 

A presença de minerais também é alta. Em uma unidade de manga você encontra cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. E além de uma alta concentração de fibras, a cor amarelada da fruta é uma consequência da alta presença de carotenóides

Temos alguns tipos de manga Alphonso, Bourbon, Carlota, Espada, Coração de Boi entre outros. Mas todos esses tipos têm em comum a presença dos elementos citados.

Benefícios da manga no organismo de seu cão.

A ingestão da manga promove diversos benefícios no organismo dos animais. Um dos mais interessantes é a melhora no trato intestinal, por conta da alta presença de fibras. Além do intestino, o sistema digestivo também é beneficiado com a ingestão da manga, já que a presença da benzofenona na fruta tem ação antioxidante e ajuda em casos de gastrite. 

Além de antioxidante, a manga tem também ação antiinflamatória, bem como ajuda a fortalecer a imunidade de nossos animais. Podemos adicionar à lista a proteção do sistema cardiovascular e até mesmo o combate ao câncer, reduzindo a proliferação das células cancerígenas. 

Por fim, os olhos e dentes de seu peludinho tendem a ficar mais fortes e saudáveis com a ingestão da fruta.

cachorro pode comer manga

Cuidados ao oferecer manga para cachorro.

Você deve estar se perguntando: há malefícios na ingestão da fruta? De modo geral, não. Mas é preciso ter alguns cuidados ao oferecê-la. 

O primeiro deles se refere ao caroço da fruta: ele jamais deve ser oferecido ao seu animal. Além de ser grande e aumentar a chance de engasgos, ele contém cianeto, uma substância extremamente tóxica para os animais. 

Já a casca não é tão prejudicial, mas também deve ser evitada, por conta da dificuldade de digestão que oferece ao pet. 

Outro cuidado que você precisa ter é em relação à maturidade da fruta. Evite oferecer mangas verdes, já que elas têm alta acidez e podem fazer mal para o estômago de seu animal e provocar diarréias. 

Por fim, atente-se às porções por conta da alta presença de frutose, a glicose das frutas.

Cachorro pode comer manga? O veredito final:

Depois de todas essas informações já deve dar para saber que sim, seu cão pode comer manga! Muito recomendada e benéfica para a saúde deles, você pode oferecê-la. Mas antes, atente-se a algumas questões: 

  1. As porções devem ser observadas na hora de dar qualquer alimento para nossos cães. Mas, por conta da presença da frutose, você deve redobrar esse cuidado quando o assunto é manga. A dieta de seu animal não deve se basear na fruta, e sim ser complementada por ela. 
  2. Docinha e refrescante, a manga costuma fazer sucesso entre os cães. Mas, não se preocupe se você inseri-la na alimentação do seu e ele não gostar. Cada cão é único e tem gostos diferentes. Não force a ingestão e procure outros alimentos saudáveis para ofertar. 
  3. Ele gostou e você vai incluir como parte da dieta de seu animal? Ótimo! Só não se esqueça de avisar o médico veterinário responsável por seu animal a inserção da fruta. Dessa forma, ele poderá te auxiliar com possíveis efeitos colaterais ou mudanças que possam vir a acontecer. 

Agora vamos mostrar dicas de ouro para oferecer e incluir a manga na alimentação de seu animal.

Formas de apresentação

Uma das formas mais utilizadas para oferecer manga aos cães é ela cortada em pequenos cubinhos. Após realizar a higiene da fruta, você pode ofertá-la in natura, congelada ou bem geladinha. 

Além disso, você pode utilizá-la como um ingrediente de receita de snacks. Só evite misturá-la com leite de vaca ou demais leites, já que eles não são recomendáveis para os peludos, combinado?

Frequência de oferta de manga para os cães

Na hora de definir a frequência de oferta, muitos aspectos são considerados e o principal deles é o porte de seu animal. Isso porque cães de porte maior podem receber mais porções em relação àqueles de pequeno porte.  

Não há um direcionamento exato sobre as porções mas, de modo geral, você pode seguir um valor de referência que é: 3 a 5 porções por dia para animais de grande porte e  1 a 3 porções para aqueles de pequeno porte.

Como não há uma regra geral para todos os animais, o ideal é que você consulte o médico veterinário responsável por seu cão para que ele defina a porção correta levando em conta as necessidades nutricionais de seu animal.

Quando oferecer manga para seu cachorro

De forma geral, você pode oferecer a manga sempre, respeitando as porções estipuladas pelo médico veterinário. Mas em dois casos em especial você pode investir mais na fruta. 

O primeiro deles é quando seu animal estiver sofrendo com prisão de ventre. Por conta da alta presença de fibras, ele terá mais facilidade para formar o bolo fecal e evacuar. Só não esqueça de oferecer mais água para ajudar no processo. 

E, por falar em água, ela está relacionada ao segundo quadro. A manga tem alta concentração de água e por isso é muito indicada para casos de desidratação. Além disso, no verão, quando o calor está mais intenso, aposte na manga para refrescar seu cãozinho de forma saudável!

E aí, curtiu saber mais sobre a manga? Depois disso você irá incluí-la na alimentação de seu cão? Nós esperamos que sim! 

Você sabia que muitos alimentos naturais têm propriedades benéficas para os cães assim como a manga? Além dos conteúdos sobre eles aqui no nosso site, você pode conferir algumas receitas de snacks com tomate, maçã, batata doce e muito mais no e-book Receitas caseiras de petiscos saudáveis para cães e gatos produzido pelo Clube dos Bichos em parceria com a médica veterinária Lívia Dias. Seu animal vai amar! Você pode adquiri-lo clicando aqui. 

Quer saber mais sobre algum outro alimento natural? Comente aqui embaixo que iremos te ajudar! 

Até a próxima!



guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Couto, H. P. e Corte Real, G. S. C. P.. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Aprenda Fácil Editora. 2019.

França, J.. Alimentos convencionais versus naturais para cães adultos. Tese de Doutorado. 2009.

Clique para comentar

Deixe uma resposta