Fique conectado

Silvestres

Quanto tempo vive um hamster?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

quanto-tempo-vive-um-hamster-sirio

Muitos tutores iniciam a sua caminhada por essa pequena e fofa espécie animal. Mas poucos saber quanto tempo vive um hamster e como se dedicar aos cuidados para que a expectativa de vida do hamster seja a maior possível.

Entre os roedores, o hamster é uma das espécies mais requisitadas para se ter como pet, já que ele não aparenta não ser difícil de cuidar, é um pet barato (cerca de R$ 20,00) e geralmente apresenta um comportamento dócil – além de trazer muitos momentos de fofura.

Então, se você procura por um bichinho desse para te fazer companhia, saiba que o tempo de vida de um hamster é curto, quando comparamos com um cão ou gato, mas com os cuidados corretos dá para prolongar a vida do seu amigo dentuço.

Mas você sabe qual o tempo de vida do hamster em relação à vida humana?

Cientistas realizaram um levantamento em bases de dados da Biblioteca Regional de Medicina para descobrir quantos anos vive um hamster, bem como quando a espécie atinge a idade idosa e determinar a relação entre as idades dos seres humanos e dos roedores.

Os hamsters, assim como outros membros da família dos camundongos, tem um crescimento muito veloz e possuem um curto tempo de infância. Portanto, eles atingem a maturidade sexual já com 6 semanas de idade, já nós só alcançamos a puberdade a partir dos 12/13 anos.

Você pode também gostar deste post: Hamster sírio e hamster chinês hibernam?

A tabela abaixo compara as correspondências de idade entre dos roedores e as dos seres humanos, a saber:

Tempo de vida do hamster
(em meses)
Tempo de vida humana
(em anos)
6 meses18 anos
12 meses30 anos
18 meses45 anos
24 meses60 anos
30 meses75 anos
36 meses90 anos
42 meses105 anos
45 meses113 anos
48 meses120 anos

Assim, alguns especialistas dizem que a cada 30 dias vividos pelo homem, o rato vive 1 dia, sendo esse um parâmetro importante para estimar quanto tempo vive um hamster anão russo, sírio, chinês ou outras variações da espécie.

Mas, sempre temos discordâncias. Portanto, tomando como direcionamento o conceito de que nas fases iniciais os hamster envelhecem com maior rapidez do que em sua vida adulta ou idosa, os pesquisadores conseguiram também estimar, de modo bem preciso, quanto tempo de vida de um hamster equivaleria a 1 ano de vida humana, como vemos na tabela a seguir:

 Tempo de vida do hamster:Tempo de vida humana
Adolescência10 dias= 1 ano
Fase adulta11 dias= 1 ano  
Fase idosa17 dias= 1 ano  
Média14 dias= 1 ano  

Mas afinal, qual a expectativa de vida do hamster?

No geral, um hamster domesticado vive dos 2 aos 3 anos, ou seja, mesmo período, em média, que os animais quando estão em laboratórios.

Acima de tudo, devemos sempre lembrar que grande parte dessa longevidade depende de fatores como: alimentação adequada, espaços/gaiolas limpas e com enriquecimento ambiental (rodas e labirintos, por exemplo) e temperatura ambiente.

quanto tempo vive um hamster

Aliás, esse são elementos essenciais para que o tempo de vida do hamster seja não só prolongado, mas também vivido com qualidade. Assim, podendo esses lindos animais levarem todo o carinho e fofura aos seus tutores.

Por fim, esperamos que agora você consiga estimar em seu hamster a expectativa de vida. Aproveite todos os dias desse seu melhor amigo e saiba que apesar de parecer pouco tempo de “vida de hamster”, é certo que os eles sabem viver esse período intensamente!!!


VEJA TAMBÉM:


Hamster sírio e hamster chinês hibernam?

Furão do Ártico, Furão Branco ou Furão Albino.

Como cuidar de gato: alimentação, higiene e ambiente.


Referência Bibliográfica:

Nelson Adami ANDREOLLO e colaboradores. Idade dos roedores versus idade humana: Qual é a relação? Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo). 2012.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: