Fique conectado

Alimentação

O que dar para gato recém-nascido?

Publicado

em

Assim como qualquer outro animalzinho, os gatinhos recém-nascidos precisam de cuidados
específicos nas primeiras semanas de vida. Para quem acabou de adotar e não sabe por onde começar, aqui é o lugar certo para você saber o que dar para gato recém-nascido.

Hoje o Clube dos Bichos vai mostrar como a alimentação e o ambiente do gatinho devem ser. Além disso, indicar os cuidados com brinquedos: e o que faz bem e o que faz mal para os seus gatinhos bebês.

Como cuidar de gatinho recém-nascido?

Certamente todos concordam que gatinhos filhotes são super fofos. Então, é comum que
alguns tutores se apeguem apenas ao carinho e adoração.

Sem dúvidas, isso não está errado, mas lembre-se que todo cuidado é pouco. Ou seja, esse animalzinho frágil precisa de você e, certamente, vai demandar coisas objetivas, como: alimentação adequada, ambiente confortável e enriquecimento com diversão; além de muito carinho, Claro!!!

Então, vamos lá ver o que é necessário em cada um desses itens para que seus gatinhos recém-nascidos se desenvolvam com saúde e alegria.

Alimentação adequada: O que dar para gato recém-nascido?

Os gatinhos filhotes irão aos poucos fazer a transição entre o leite exclusivo até chegar à alimentação sólida, seja por ração ou mesmo com comida natural (popularmente conhecido como comida caseira).

Então, vamos falar sobre essas fases agora. Primeiramente passando pelas opções de leite exclusivo para gatinhos bebês, depois a transição com papinha para os gatinhos filhotes e, por fim, para às duas opções de alimentação sólida que temos disponíveis e que são adequadas aos nossos gatos recém-nascidos.

Leite materno: O que dar para gato filhote comer?

Primeiramente, deixe de lado a sua vontade de oferecer qualquer leite para o gatinho, seja o leite NAN, leite desnatado, leite zero lactose ou mesmo leite de outras espécies animais.

O leite só será aceito quando for materno ou de fórmula específica para os gatinhos. Portanto, leite de vaca ou de outros animais está fora de cogitação.

Além do mais, existem opções caseiras, mais econômicas, que funcionam tão bem quanto as fórmulas industriais.

1. Leite industrial para gatinhos filhotes:

Existem diversas marcas de leite para gatinhos filhotes que podem ser utilizadas em casos onde a amamentação exclusiva feito pela mamãe, como nos exemplos do nosso canal do You Tube, abaixo.

o que dar para gato recém-nascido
o que dar para gato recém-nascido
o que dar para filhote recém-nascido
o que dar para filhote recém-nascido

É importante os tutores saberem que a saúde de nossos gatinhos filhotes, nesta fase, é muito fraca e sensível. Assim, devemos atuar de modo certeiro e dar o leite para filhotes que fará os filhotes crescerem saudáveis e felizes.

2. Leite caseiro para gatinhos filhotes:

Agora, se a opção for feita pelo leite caseiro para gatinhos filhotes, tome cuidado com qual receita irá seguir.

Existe muita infomação na internet sobre fórmulas caseiras, porém sem validação e embasamento técnico de um(a) médico(a) veterinário(a).

Por isso, não há como saber quais as reações que seus gatinhos bebês irão apresentar: diarréia, baixo desenvolvimento, fraqueza, entre outras reações indesejadas.

Veja aqui agora UM GUIA desenvolvido pelo CLUBE DOS BICHOS para orientar você desde a primeira mamada até a transição do seu gatinho filhotinho para a alimentação sólida.

Papinha para gato recém-nascido: O que dar para gato filhote comer?

A papinha, apesar de ser uma excelente estratégia em várias situação, infelizmente não é indicada para os gatinhos recém-nascidos.

Nesta fase da vida, os gatinhos filhotes não possuem capacidade de absorver os nutrientes de alimentos sólidos. Portanto, essa é uma opção que podemos descartar para dar comida para gatinho filhote até perto dos 60 dias.

Comida para gatinho filhote: O que dar para gato filhote comer?

A “comida para gato” ou alimentação natural para gatos é uma opção nutricional muito rica e a cada dia mais implementada pelos tutores em suas casas.

Entretando, da mesma forma que a ração industrializada, os gatinhos também não conseguirão absorver os nutrientes dos alimentos. Portanto, não é uma opção a ser considerada para alimentar gatinho recém-nascido.

Aquecimento para gato recém-nascido.

Outro cuidado indispensável é o fator aquecimento. Isso porque os filhotes precisam estar sempre bem aquecidos, pois não possuem regulação térmica desenvolvida e costumam sentir muito frio. Dessa maneira, você mesmo pode fazer um ninho aconchegante para seu felino.

Para isso, é bem simples. Utilize uma caixinha de papelão com pedaças de jornal cortados, isso já será suficiente para aquecer os seus gatinhos filhotes bebês.

Brinquedos adequados para recém-nascidos

Por fim, espera-se que seu gatinho esteja se alimentando corretamente e bem aquecido. Com isso, é hora de enriquecer o ambiente para não ocasionar estresse e comportamentos indesejados.

Portanto, pense em adquirir ratinhos de brinquedo, arranhadores, bolinhas e varinhas divertidas.

Quer saber TODAS AS INDICAÇÕES de brinquedos seguros e que seu gatinho vai adora!!! Clique aqui.

Sempre converse com um veterinário de sua confiança para saber se o brinquedo é adequaldo a ideade do seu gatinho filhote e se a saúde dele será preservada.

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e deixe qualquer dúvida abaixo. Até a próxima!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Designation

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Clique para comentar

Deixe uma resposta