Fique conectado

Fases da Vida

Quanto tempo dura o cio da gatinha?

Publicado

em

Sua gatinha está em cio e você não tem a menor ideia de quanto tempo dura o cio da gatinha?

Comportamentos complexos como miados altos, carência e muito estresse fazem parte desse ciclo tão característico. Quem tem uma gatinha em casa e já passou por tudo isso sabe a importância de estar preparado.

Se você é um tutor cuidadoso e sua gatinha está muita estressa ou tirando o sono de toda a família, venha compreender melhor como funciona o cio da sua gatinha e quanto tempo durará esse comportamento. Ah!!!! Talvez o mais importante, saiba também o que fazer para acalmar sua gata no cio.

Como saber se a gata está no cio?

Para saber se a gata está no cio ou não é preciso analisar principalmente as mudanças comportamentais que ocorrem neste período. Afinal, diferente de outros animais, os sinais físicos que as felinas apresentam, por vezes, passam despercebidos pelos tutores.

O ciclo estral das gatinhas inclui 5 fases bem definidas (proestro, estro, interestro, diestro e anestro). Mas, as duas primeiras fases são quanto se apresentam as principais mudanças comportamentais, conforme listadas abaixo:

  • A gatinha começa a se esfregar com mais frequência nos objetos da casa;
  • Os miados se intensificam e costumam ser mais altos;
  • A gata fica mais sensível ao toque e se curva quando acariciada;
  • Pode acabar urinando em lugares diferentes da caixa de areia;
  • Quando disposta a cruzar, adota a posição de cópula (agacha e desvia a cauda) para expor a vulva;

Conforme os dias vão passando, essas atitudes se repetem mais e mais vezes no dia. Portanto, fique atento às sutís mudanças de comportamento de sua gatinha no cio, para que você possa definir com maior precisão quanto tempo dura o cio da sua gatinha especificamente.

Você quer saber todos os detalhes do cio da sua gatinha? Certamente você vai gostar deste post: Gato no Cio: O que é? Quais são as fases do ciclo estral da gata?

Mas, quanto tempo dura o cio da gatinha?

A gatinha sofre variações hormonais durante todas as 5 fase dos ciclo estral. Porém para “contarmos” a duração do cio será importante direcionarmos o foco aos 2 primeiros momentos, ou seja, o proestro (fase em que a gatinha já começa a mostrar os sinais do cio) e o estro/cio (período em que ela aceita a aproximação do gatinho macho).

O proestro possui uma duração de 1 a 2 dias, mas em algumas gatinhas esse período pode ser quase inexistente e a gatinha pode entrar na fase de estro/cio “diretamente”.

duracao-do-cio-da-gatinha

Já o segundo período de importância para nós aqui, o estro, é um pouco mais longo. Em média, este período dura 7 dias, porém as gatinhas podem apresentar estro bem curtos, de apenas 2 dias, ou mais longos ficando até 19 dias em período estral.

Portanto, podemos dizer que uma gatinha, normalmente ficará em cio de 8 a 9 dias, podendo esse período chegar até a 21 dias nos casos mais prolongados.

Gato no cio o que fazer para acalmar e parar de miar no cio?

Certamente você pode imaginar que o período do cio deve ser algo muito estressante para as gatinhas. Além disso, o cio também se torna difícil para qualquer tutor que perde o foco com os miados tão altos. Por isso, manter a paciência pode se tornar um desafio, mas você deve tentar melhorar a situação.

Uma primeira e ótima ferramenta é esse nosso vídeo no Youtube, que já ajudou milhares de famílias com gatinhos em cio!!! Confere aqui e veja se já resolve.

Outra excelente opção é você dar muita atenção à sua gatinha no cio. Procure brincar bastante com ela e não esqueça de oferecer todo o carinho que ela solicitar, pois essa estará mais carente neste período.

Por fim, mantenha atenção redobrada aos cuidados diários. Fazer a limpeza frequente da caixa de areia pode evitar que a gatinha urine pela casa.

Com quantos meses a gata entra no cio? (Puberdade das gatinhas)

Mas afinal, quanto tempo dura o cio da gatinha e com quantos meses isso começa? O fator tempo no cio das gatas deve ser a sua característica mais marcante. Isso porque elas possuem um ciclo estacional, ou seja, ocorrem em estações específicas.

Contudo, essas estações estão ligadas principalmente à quantidade de luz que um dia possui. Dessa forma, as gatinhas necessitam de 12 a 14 horas de luz diária para estarem no cio e férteis.

Ademais, as gatinhas só entram no cio quando atingem sua maturidade sexual. A qual apesar de acontecer de forma diferente para cada raça, surge em média entre os 6 e 9 meses de idade.

Então, a partir do primeiro cio, esses costumam durar entre 7 a 21 dias. Sendo que o cio propriamente dito acontece na fase Estro, logo o ciclo inteiro pode durar bem mais.

Minha gatinha engravidou…. depois de parir em quanto tempo o gato entra no cio novamente?

Se a sua gatinha estava no cio e cruzou com um gatinho, saiba que o período entre o parto e um novo cio pode não ser muito longo.

O mais comum é que o período entre o parto e um novo ciclo estral aconteça entre 7 a 8 semanas, tempo suficiente para que a mamãe gatinha consiga amamentar os filhotes e esses começem a ficar um pouco mais independentes.

Acha que sua gatinha pode estar grávida? Saiba agora Como saber se a gatinha cruzou.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus amigos que também possuem gatinhas em casa! Sempre é importante conhecer mais sobre os amiguinhos de quatro patas.


Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências

BARNI, Brunna de Souza. Hiperplasia Endometrial Cística em Cadelas e Gatas. Porto Alegre, p. 10-12, 2012.

Correia, Crispim Anderson Rodrigues. Efeitos do tratamento com progestágenos sobre o útero de gatas domésticas. Araguaína, 2019.

MONTENEGRO, Luís. Controle de natalidade na gata. Newsletter, Porto, [s.d.]. Edição 11. Disponível em: http://www.veterinaria.com.pt/media//DIR_88123/Newsletter_11.pdf

Clique para comentar

Deixe uma resposta