Quanto tempo dura o cio da gatinha?

gata preta e amarela passando as costas na perna de uma pessoa. Um dos sinais do cio da gatinha.

Sua gatinha está em cio e você não tem a menor ideia de quanto tempo dura o cio da gatinha?

Comportamentos complexos como miados altos, carência e muito estresse fazem parte desse ciclo tão característico. Quem tem uma gatinha em casa e já passou por tudo isso sabe a importância de estar preparado.

Se você é um tutor cuidadoso e sua gatinha está muita estressa ou tirando o sono de toda a família, venha compreender melhor como funciona o cio da sua gatinha e quanto tempo durará esse comportamento. Ah!!!! Talvez o mais importante, saiba também o que fazer para acalmar sua gata no cio.

Como saber se a gata está no cio?

Para saber se a gata está no cio ou não é preciso analisar principalmente as mudanças comportamentais que ocorrem neste período. Afinal, diferente de outros animais, os sinais físicos que as felinas apresentam, por vezes, passam despercebidos pelos tutores.

O ciclo estral das gatinhas inclui 5 fases bem definidas (proestro, estro, interestro, diestro e anestro). Mas, as duas primeiras fases são quanto se apresentam as principais mudanças comportamentais, conforme listadas abaixo:

• A gatinha começa a se esfregar com mais frequência nos objetos da casa;
  • Os miados se intensificam e costumam ser mais altos;
  • A gata fica mais sensível ao toque e se curva quando acariciada;
  • Pode acabar urinando em lugares diferentes da caixa de areia;
  • Quando disposta a cruzar, adota a posição de cópula (agacha e desvia a cauda) para expor a vulva;

Conforme os dias vão passando, essas atitudes se repetem mais e mais vezes no dia. Portanto, fique atento às sutís mudanças de comportamento de sua gatinha no cio, para que você possa definir com maior precisão quanto tempo dura o cio do gato especificamente.

Você quer saber todos os detalhes do cio da sua gatinha? Certamente você vai gostar deste post: Gato no Cio: O que é? Quais são as fases do ciclo estral da gata?

Mas, quanto tempo dura o cio da gatinha?

A gatinha sofre variações hormonais durante todas as 5 fase dos ciclo estral. Porém para “contarmos” a duração do cio será importante direcionarmos o foco aos 2 primeiros momentos, ou seja, o proestro (fase em que a gatinha já começa a mostrar os sinais do cio) e o estro/cio (período em que ela aceita a aproximação do gatinho macho).

O proestro possui uma duração de 1 a 2 dias, mas em algumas gatinhas esse período pode ser quase inexistente e a gatinha pode entrar na fase de estro/cio “diretamente”.

duracao-do-cio-da-gatinha

Já o segundo período de importância para nós aqui, o estro, é um pouco mais longo. Em média, este período dura 7 dias, porém as gatinhas podem apresentar estro bem curtos, de apenas 2 dias, ou mais longos ficando até 19 dias em período estral.

Mas, enfim, quantos dias dura o cio de uma gata? Sabendo disso podemos dizer que uma gatinha, normalmente ficará em cio de 8 a 9 dias, podendo esse período chegar até a 21 dias nos casos mais prolongados.

Gato no cio o que fazer para acalmar e parar de miar no cio?

Certamente você pode imaginar que o período do cio deve ser algo muito estressante para as gatinhas. Além disso, o cio também se torna difícil para qualquer tutor que perde o foco com os miados tão altos. Por isso, manter a paciência pode se tornar um desafio, mas você deve tentar melhorar a situação.

Uma primeira e ótima ferramenta é esse nosso vídeo no Youtube, que já ajudou milhares de famílias com gatinhos em cio!!! Confere aqui e veja se já resolve.

Outra excelente opção é você dar muita atenção à sua gatinha no cio. Procure brincar bastante com ela e não esqueça de oferecer todo o carinho que ela solicitar, pois essa estará mais carente neste período.

Por fim, mantenha atenção redobrada aos cuidados diários. Fazer a limpeza frequente da caixa de areia pode evitar que a gatinha urine pela casa.

Com quantos meses a gata entra no cio? (Puberdade das gatinhas)

Mas afinal, quanto tempo dura o cio do gato e com quantos meses isso começa? O fator tempo no cio das gatas deve ser a sua característica mais marcante. Isso porque elas possuem um ciclo estacional, ou seja, ocorrem em estações específicas.

Contudo, essas estações estão ligadas principalmente à quantidade de luz que um dia possui. Dessa forma, as gatinhas necessitam de 12 a 14 horas de luz diária para estarem no cio e férteis.

Ademais, as gatinhas só entram no cio quando atingem sua maturidade sexual. A qual apesar de acontecer de forma diferente para cada raça, surge em média entre os 6 e 9 meses de idade.

Mas quantos dias dura o cio de uma gata? Então, a partir do primeiro cio, esses costumam durar entre 7 a 21 dias. Sendo que o cio propriamente dito acontece na fase Estro, logo o ciclo inteiro pode durar bem mais.

Minha gatinha engravidou…. depois de parir em quanto tempo o gato entra no cio novamente?

Se a sua gatinha estava no cio e cruzou com um gatinho, saiba que o período entre o parto e um novo cio pode não ser muito longo.

O mais comum é que o período entre o parto e um novo ciclo estral aconteça entre 7 a 8 semanas, tempo suficiente para que a mamãe gatinha consiga amamentar os filhotes e esses começem a ficar um pouco mais independentes.

Acha que sua gatinha pode estar grávida? Saiba agora Como saber se a gatinha cruzou.

Gostou de saber quanto tempo dura o cio de uma gata? Compartilhe com os seus amigos que também possuem gatinhas em casa! Sempre é importante conhecer mais sobre os amiguinhos de quatro patas.

Referências

BARNI, Brunna de Souza. Hiperplasia Endometrial Cística em Cadelas e Gatas. Porto Alegre, p. 10-12, 2012.

Correia, Crispim Anderson Rodrigues. Efeitos do tratamento com progestágenos sobre o útero de gatas domésticas. Araguaína, 2019.

MONTENEGRO, Luís. Controle de natalidade na gata. Newsletter, Porto, [s.d.]. Edição 11. Disponível em: http://www.veterinaria.com.pt/media//DIR_88123/Newsletter_11.pdf