Fique conectado

Alimentação

Fortalecendo seu gatinho recém-nascido fraco.

Entenda sobre a privação e como ajudar seu filhotinho fraco, conheça o substituto do leite materno.

Publicado

em

GATINHO RECEM NASCIDO FRACO

A chegada de novos gatinhos é sempre uma felicidade! Sejam eles adotados ou não, qualquer casa se enche de alegria com esses novos moradores. Mas, por diversas vezes o gatinho recém-nascido fraco está muito quietinhos, uma cena que é bem difícil de assistir. 

Se você está enfrentando essa situação e pensando: “Adotei um gatinho filhote e agora?“, fique tranquilo! Isso é bem comum e nós do Clube dos Bichos preparamos este conteúdo para te ajudar a fortalecer seu gatinho recém-nascido fraco.

Além disso, temos um material rico e super completo com dicas práticas sobre amamentação com substituto do leite materno para você. Imperdível, né? Então, fique com a gente! 

Então, quais as causas para o seu gatinho recém-nascido estar fraco e que não mama?

Veja abaixo as 4 principais causas do enfraquecimento do seu gatinho:

1. Ausência da mãe.

A mais comum do enfraquecimento do gatinho filhote é a falta da mãe. Isso pode acontecer quando falamos de gatos adotados, ninhadas em que os filhotes são separados muito novinhos ou até mesmo o falecimento da fêmea.

A falta dela cessa a principal fonte de alimento do gato recém-nascido fraco, que é o leite materno.

2. Mãe desnutrida.

Outras vezes, a mãe ainda está presente, mas está muito desnutrida e não consegue produzir um leite de qualidade adequada para as crias. 

Estes são casos em que o tutor talvez demore um pouco para perceber que os gatinhos estão fracos.

Assim, fique atento no principal sinal de que o leite não está suficiente para a linhada é quando você observa que um ou mais gatinho ficar miando sem parar.

Saiba como fazer o gatinho o gatinho filhote parar de miar, aprendendo a fornecer a quantidade ideal de comida para gatinho filhote recém-nascido aqui no Amamentação Sem Medo.

3. Mastites.

Um outro problema que envolve a fêmea é o surgimento da mastite na mãe. Esse é um caso raro que consiste na infecção das glândulas mamárias da gatinha. Dessa forma, ela sente muita dor e fica impossibilitada de amamentar os filhotes. 

4. Concorrência pelo leite.

Por fim, temos uma baixo consumo do leite materno quando o número de filhotes da ninhada é maior do que o número de tetas com leite disponível para amamentação ou quando os filhotes possuem tamanhos muito diferentes.

Então, nestes casos, exite uma concorrência pelo leite e alguns dos filhotes recém-nascidos podem enfrentar problemas de desenvolvimento pela falta do alimento. 

Aliás, quais as consequências do enfraquecimento dos filhotes?

A falta do leite materno faz com que o gatinho filhote recém-nascido fique fraco, porém não só perda de peso momentânea é importante, mas também a falta do leite no momento adequado irá retardar o desenvolvimento físico e mental dos felinos. 

E lembre-se: os animais são muito frágeis nesse estágio da vida. Por isso, é fundamental agir rápido, para que esse enfraquecimento não seja fatal ou prejudique o filhote de gato recém-nascido definitivamente.

Mas, quando você sabe como cuidar de gato filhote, em cerca de 15 dias seu animal já poderá estar fortalecido novamente e brincando feliz e contente. 

Enfim, uma solução simples e vital: o substituto do leite materno para gatinho recém-nascido fraco.

Como você pôde perceber, todas as causas de enfraquecimento dos filhotes estão ligadas à falta ou à redução do leite materno na gatinha. Afinal, o leite, que é o alimento mais completo para os pequenos gatinhos, muitas vezes pode não ser ofertado nos primeiros dias ou até mesmo meses de vida dos animais. E aí, o que fazer quando o leite não pode ser ofertado. Pode dar leite para gato filhote? 

Pode ficar tranquilo! Apesar de ser um alimento completo, nem tudo está perdido nesses casos, pois o leite materno felino tem sim substituto que pode ser ofertado aos gatinhos fracos, o leite para gatinhos filhotes caseiro ou industrializado.

Então, o que é o substituto do leite materno para filhotinhos de gatos recém-nascidos.

Esse produto vem sempre em pó e pode ser encontrado em lojas de petshop ou pela internet mesmo

Certamente, o substituto do leite materno para filhotes de gatinhos é ofertado em diversos tipos de recipientes, porém em diversos casos a maneira como você fornece o leite para gatinhos recém-nascidos pode ser um risco para a saúde deles.

Aliás, é importante que você se certifique de que a solução esteja sempre em uma temperatura adequada: nem muito quente, nem muito fria.

Marcas e receita de leite para gatinhos filhotes.

Existem várias marcas disponíveis no mercado e o produto já vem com a quantidade ideal de nutrientes e vitaminas que o seu filhote de gato necessita desde o nascimento até os 60 dias. 

Mas você sabia que também há uma receita caseira desse substituto? Aliás, a gente te ensina a receita segura e com todos os nutrientes necessário para o correto desenvolvimento de seu gatinho bebê em um curso especial para você tutor de gatos filhotes com menos de 60 dias de vida. Isso mesmo!

Nós do Clube dos Bichos preparamos o curso Amamentação sem Medo – Filhotes de Gatos para você que garantir a melhor da qualidade de vida e desenvolvimento físico e mental para seu bichano.

Assim, é só clicar aqui e conferir um conteúdo completo sobre amamentação, indicações de leite para gatinhos recém-nascidos e um bônus sobre os melhores brinquedos para seus filhotes de gatinhos. Vem ver! Sim, venha conosco aprender como fazer leite caseiro para filhote de gato e também o industrializado leite para filhote de gato.

E então, conseguiu entender um pouco mais sobre o enfraquecimento do seu gatinho e como ajudá-lo nessa fase? A gente espera que você tenha aprendido o que dar para gato filhote comer!

Contudo, se você tiver alguma dúvida ou sugestão é só conferir todas as indicações do Clube dos Bichos lá no curso de Amamentação sem Medo

Até a próxima!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Clique para comentar

Deixe uma resposta