Fique conectado

Alimentação

Leite caseiro para filhote de gatos: ERROS COMUNS.

Entenda como preparar o leite materno caseiro de forma correta para seu gatinho.

Publicado

em

leite caseiro para filhote de gatos

Os tutores de gatinhos filhotes já sabem: cuidar dos pequenos bichanos é uma tarefa que demanda dedicação e atenção. No entanto, quando a assunto passa pelo leite para gatinhos as dúvidas se intensificam: Como substituir o leite materno? Posso dar leite caseiro para filhote de gatos? 

Por isso, hoje o Clube dos Bichos trouxe os 4 principais erros de preparo do leite caseiro, além de algumas informações sobre o leite materno e a forma correta de preparar o substituto ideal.

Imperdível, né? E olha que ainda tem uma surpresa especial ao fim do conteúdo, Vem com a gente!

Importância do leite para os gatos recém-nascidos.

Como mamífero que é, o gato precisa do leite materno para crescer forte e saudável. Aliás, é no leite que os gatinhos encontram os nutrientes necessários para o desenvolvimento, especialmente durante os dois primeiros meses de vida. 

O colostro, o primeiro leite da vida do animal, é fundamental não só para as necessidades nutricionais dos filhotes, mas também para a saúde deles, pois é responsável por fornecer as defesas do organismo do gatinho filhote

O leite deve ser o alimento exclusivo até por volta da 4ª a 6ª semanas de vida dos gatinhos filhotes. Portanto, só após este período é que podemos iniciar a transição entre o leite materno, ou seus substitutos, para a ração seca.

Mas quais os erros comuns de preparo de leite caseiro para filhotes de gato recém-nascidos?

O ideal é que os gatinhos filhotes sempre mamem nas mães, mas sabemos que essa privação do leite é muito comum, sobretudo para gatinhos adotados ou gatinhos recém-nascidos órfãos.

Nesses casos, é importante que os tutores se preocupem em como alimentar gato recémnascido, pois só com a alimentação dos filhotes correta desde o início da vida é que os filhotinhos de gato irão se desenvolver fortes e saudáveis.

Aliás, quando o gato recém-nascido não mama ele estará mais vulnerável nutricionalmente e pode se tornar um gatinho recém-nascido fraco ou mesmo ter mais casos de doenças caso o leite para gatos recém-nascidos não for adequado.

Aliás, veja agora os 4 erros mais comuns no preparo do leite caseiro para filhotes de gato e não cometa você essas falhas: 

1. Receitas de leite caseiro para filhote de gatos com falta de nutrientes:

O item mais importante das receitas de leite gatos recém-nascidos é o valor nutricional, já que ele deve se aproximar ao máximo do leite materno. 

Por isso, se a sua receita apresentar baixo valor nutricional, ela não estará cumprindo seu principal papel, que é garantir os nutrientes necessários para os filhotes. Dessa forma, o gatinho poderá apresentar fraqueza, desnutrição e baixo desenvolvimento.

2. Receitas de leite caseiros para filhote de gatos com ingredientes que causam alergias:

Os gatinhos filhotes recém-nascidos são muito sensíveis a diversos alimentos. Portanto, a escolha errada pode causar irritações no estômago e intestino dos bichanos, principalmente nesta fase da vida. 

Dessa forma, se você oferecer leite de vaca puro ou diluido, leite de caixinha ou mesmo leite em pó para gato, é certo que ele apresentará diarreias e até mesmo intoxicações alimentares.

Assim, é comum os tutores fazerem a seguinte pergunta: Faz mal dar leite para gato? A resposta será sempre sim!!! Pois este não é um alimento adequado para oferecermos para nossos gatinhos filhotes recém-nascidos ou já adultos.

Você quer aprender como fazer leite caseiro para gatos filhotes com todos os nutrientes que ele precisa? Ou saber qual leite dar para gatinhos recém-nascidos sem ter problemas?

Tenha gatinhos saudáveis desde a amamentação até a transição para a ração seca. Faça o MINI-CURSO do CLUBE DOS BICHOS – Amamentação sem medo e aprenda tudo que seu filhote de gato recém-nascido precisa, em apenas 1 dia.

3. Receitas de leite caseiro para filhote de gatos com balanceamento errado de nutrientes:

Você já sabe que a presença dos nutrientes deve ser o principal fator a ser analisado quando se pensa em como alimentar gato recém-nascido.

Mas, além de garantir que a solução tenha o valor nutricional necessário, é fundamental que o substituto esteja com as proporções nutricionais balanceadas. 

Quando falamos isso, queremos dizer que os valores de proteínas, gorduras, minerais e as calorias devem chegar o mais perto possível dos valores originais do leite materno. 

Isso porque, quando um dos valores está desproporcional – tanto em excesso quanto em falta -, seu gatinho pode apresentar diarréias pontuais ou até mesmo casos mais graves de intoxicação.

4. Receitas de leite caseiro para filhote de gatos com ingredientes de baixa qualidade.

Por fim, o último erro mais comum dos tutores é não se atentar para a qualidade dos ingredientes utilizados nas soluções dos substitutos. 

Assim como em qualquer dieta alimentar, a qualidade dos alimentos é fundamental para evitar intoxicações e irritações, mas não só isso. Bons ingredientes tendem a ter maior valor nutricional e deixar seu filhote mais forte e desenvolvido, pronto para crescer com saúde!

Bônus: O que dar para gato recém-nascido comer?

Na hora de alimentar seu gatinho filhote é importante adequar o tipo de alimento à fase de desenvolvimento/idade do seu filhote de gato.

Você precisa saber como alimentar gato recém-nascido e também o que ainda está fazendo a transição pra a ração seca. Portanto, é importante você tutor entender quando fazer e dar leite para gatinhos filhotes recém-nascidos até mesmo iniciar a transição com papinha para gatos filhotes ou o mingau para gatinhos.

Assim, você garante que o desenvolvimento de seu melhor amigo será completo e sem atropelos.

As dicas dos principais erros cometidos por tutores é o passo inicial e fundamental para você alimentar você não falhar com o que dar para filhote de gato recém-nascido.

Sabia que nós do Clube dos Bichos preparamos um material completo para te ajudar nesse momento de vida dos seus filhotinhos?

Certamente, o mini-curso Amamentação sem Medo – Filhotes de Gatos é para você que quer ter certeza de como dar a maior qualidade de vida para seu gatinho filhote recém-nascido.

Imperdível, né? Ah, além de aprender como fazer leite caseiro para gatos filhotes, você ao mesmo tempo saberá ao final do curso:

  • Como fazer mingau ou papinha para gatos filhotes (transição para ração);
  • Qual leite dar para gato filhote;
  • Como usar mamadeira para gato recém-nascido;
  • Como improvisar um bico de mamadeira para gatinhos filhotes;
  • e muito mais!!!

É só clicar aqui e conferir! 

Então, conseguiu identificar os erros cometidos na hora de preparar o substituto do leite para os recém-nascidos? A gente espera que sim! Por fim, também esperamos você aqui em nosso próximo conteúdo com mais informações sobre os pets. Até lá!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Clique para comentar

Deixe uma resposta