Fases da Vida

Quanto tempo dura o cio da cadela?

cadela pitbull com a pelagem marrom e branco com um laço na cintura em pé no meio fio da uma praça arborizada.

Todo mundo que tem uma cadela em casa sabe que o cio pode se tornar um período estressante. E quanto tempo dura o cio da cadela, você sabe?

Para evitar todo o desconforto desta época, o primeiro passo é entender mais sobre o cio das cadelas.

Por isso, reunimos aqui as principais informações que todo tutor de cadela precisa saber. Você vai aprender como como identificá-lo, além de estar atento a outros aspectos de importância neste período do ciclo dos cachorros. Vamos lá!!!

Para começar: o que é o cio de uma cadela e a primeira vez que aparece?

Como dito anteriormente, o cio se trata do período em que as cadelas estão férteis. Tecnicamente falando, o cio é na verdade a segunda fase das quatro que compõem o ciclo estral. Justamente nessa fase, a cadela começa a ovular e está disposta a cruzar com algum cachorro.

A primeira fase do ciclo das cadelas tem como características sangramento e inchaço da vulva. Porém, não confunda com o cio, pois quando esse sangramento cessa, quer dizer que a cadela está ovulando. Ou em outras palavras, está realmente no cio.

Tendo isso em mente, saiba que o primeiro cio de uma cadela aparece quando esta atinge sua maturidade sexual. Entretanto, esse é um fator que varia de acordo com a raça da cadela. A média etária está entre os primeiros 9 e 10 meses de vida, podendo variar até 24 meses de idade.

Para saber mais sobre as fases do cio dos cachorros, não deixe de visitar: Cachorro no cio – O que é? Quais as fases do cio?

Mas afinal, quanto tempo dura o cio da cadela?

Certamente, saber a duração do cio da sua cadela é um passo fundamental para proporcioná-la dias mais tranquilos. Portanto, grave essa informação: o cio de uma cadela costuma durar, em média, de 7 a 18 dias, mas não se esqueça que pode variar de animal para animal.

Mesmo para as cachorras possuam ciclos estrais longos, as principais preocupações surgem durante o momento do cio. Afinal, nesse período acontecem mudanças de comportamento perceptíveis. Além de claro, estarem dispostas a ganhar uma ninhada de cachorrinhos. Confira mais sobre o assunto a seguir.

cio da cadela

Identificando o cio e como cuidar da cadela durante esse tempo.

Os dias de cio da cadela são marcados por algumas mudanças emocionais ou físicas. Mesmo que você tenha noção de quando sua cadela pode entrar no cio, você só saberá de fato através de observações. Porém, não se preocupe! Não é nada complicado.

Caso você identifique os sinais listados abaixo, em sua cachorrinha… Significa que ela provavelmente está no cio.

• Mudanças de humor como raiva ou tristeza;
  • Carência e maior interesse em afeto;
  • Agitação e intranquilidade;
  • Lambedura excessiva na genital;
  • Maior quantidade de secreção e sangue na vulva.

Dessa maneira, podemos imaginar que essas mudanças geram muito estresse para as cadelas. Por isso, ofereça petiscos diferentes, dê o dobro de carinho e brinque bastante com sua amiguinha.

Aliás, não se esqueça de impedir que sua cadela saia de casa. Ou que entre em contato com cachorros desconhecidos, pois uma prenhez indesejada pode aparecer. Não é novidade para ninguém que os cachorros têm um faro incrível. Durante o cio, eles conseguem farejar que alguma cadela está no cio há quilômetros.

Saiba quando o cio da cadela acabou e se ele deixa de ocorrer.

Saber ao certo se o cio da cadela acabou pode ser um pouco difícil. Basicamente, deve-se usar os mesmos recursos usados para saber se a cadela estava no cio. Portanto, você irá saber assim que sua cadela voltar com os comportamentos comuns.

O desinchaço da vulva da cadela acaba por ser o sinal mais visível de que o cio acabou. Além disso, os cachorros perdem o interesse e a cadela não se demonstra apta a cruzar.

Você tambem vai gostar deste post: Por que cachorros ficam grudados após a cruza?

Entretanto, tome cuidado ao tentar aproximá-la novamente de outros cachorros. Só faça isso se tiver certeza que o cio chegou ao fim.

Muitos tutores questionam se a cadela deixa de entrar no cio em algum momento da vida. Saiba que cadelas mais velhas tendem a ter cio menos frequentemente. Mesmo assim, elas passarão pelo cio durante a vida toda.

É possível impedir que minha cadela entre no cio?

Alguns donos não desejam que sua cadelinha tenha filhotes. Logo, acabam buscando meios fáceis de impedir isso. Existem medicamentos que prometem cortar o cio da cadela. Na teoria, funcionam como um anticoncepcional. Mas na prática, são perigosos e até letais.

Caso você não queira que sua cadela engravide, existe uma solução melhor. A castração oferece mais benefícios do que perigos para a cadela. Além de evitar a gravidez, afasta o estresse do cio e previne doenças.

Com isso, entenda que a castração é a solução. Sempre leve seus animais em veterinários de confiança. Para enfim evitar qualquer prejuízo com a sua amiguinha de quatro patas.

Agora que você está bem informado sobre quanto tempo dura o cio da cadela, não deixe de compartilhar com outros pais e mães de pet para que todos fiquem atentos!

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, L. D.; LIMA, D. B. Aspectos da fisiologia reprodutiva da cadela. v. 42, n 3-4, p 136-138, 2018.
BARNI, B. S. Hiperplasia Endometrial Cística em Cadelas e Gatas. p 1-2, 2012.
Principais dicas e cuidados com cadela no cio. Petz. 21 de abr. de 2020. Disponível em: https://www.petz.com.br/blog/cachorros/cadela-no-cio/