Fique conectado

Vida de bicho

Quer comprar um furão? Quanto custa e como cuidar?

Entenda também quais as 5 principais coisas que você deve saber para aprender como criar o seu bichinho.

Patrícia Aguiar

Publicado

em

furão nome cientifico

Quanto custa e como comprar um Furão?

No Brasil, o Ferret/Furão é considerado um animal exótico e para comprar um o tutor gasta entre R$ 800,00 e R$2500,00.

De acordo com as regras de importação determinadas pelo Ministério da Agricultura, os animais devem ser obrigatoriamente castrados e “microchipados”. A razão para castrá-los é a de garantir que não haja reprodução da espécie no Brasil, com um possível cenário de desequilíbrio na natureza.

Qual o nome científico do Furão? O do Ferret é o mesmo?

O ferret é um mamífero carnívoro, nome científico – Mustela putorius furo, que tem parentesco com a lontra marinha, a doninha; com a nossa ariranha e o furão brasileiro, entre outros animais silvestres.

No Brasil, o ferret é popularmente conhecido como furão. Apesar de fazermos essa pequena confusão entre os bichos, eles representam espécies diferentes. O ferret é um animal de estimação exótico importado dos EUA, já o furão (Galictis cuja) é recorrente na fauna brasileira.

Características gerais do Ferret.

O ferret é um animal de corpo comprido, flexível e com pelagem densa, seus membros são curtos e sua cauda longa e peluda.

São considerados excelentes animais de companhia por serem muito companheiros, brincalhões e por gostarem de atenção. Possuem uma ótima adaptação à rotina familiar, não costumam apresentar agressividade e, assim como com cães e gatos, as mordidinhas fazem parte das brincadeiras.

Ademais, são muito curiosos e por gostarem de entrar em buracos pequenos, gavetas e caixas, não se admire ao encontrar vários objetos “desaparecidos” nesses locais.

Devemos ter cuidado com as bolsas e sacolas de visitantes, pois eles não se intimidam com pertences alheios e podem promover momentos constrangedores. O furão adora um furto.

Segue abaixo os 3 principais dados fisiológicos dos furões:

Peso médioMachos: de 1,0 a 3,0 kg
Fêmeas: de 500g a 1,0 kg
Tempo médio de vidade 5 a 8 anos
Temperatura corporal37,8 a 40ºC

Posso criar o Furão em gaiola?

Geralmente são criados em gaiolas de um ou dois andares com uma rede pendurada e ninhos de toalhas e tecidos. Comedouros e bebedouros devem ficar fixados à gaiola, para evitar que eles virem esses objetos. Por fim, o “banheiro” pode ser feito com papel picado ou com uma caixa de areia, semelhante à de gato.

gaiola furão
rede furão
Imagem original Pixabay

Porém, deve-se lembrar que manter o bichinho sempre em uma gaiola pode levar ao estado depressivo, já que são animais de personalidade muito ativa. Assim sendo, a falta de exercícios físicos não combina com esta espécie de animal de companhia. Portanto, para ajudar a gastar energia, recomenda-se passear ao ar livre com os furões em coleiras.

Caso o tutor não se sinta seguro em sair com o animal ao ar livre, esse deve garantir que o ambiente de casa seja muito rico e diversificado, certamente capaz de gerar um excelente bem-estar aos animais.

Não é recomendado que os animais fiquem expostos à muita luz artificial, pois necessitam de momentos com completa escuridão (quarto escuro). O ideal é oferecer um ambiente adaptado para a segurança desses animais, sem buracos, fios ou tomadas expostas, sempre sob supervisão dos tutores.

O que o Furão come? Como o Furão se alimenta?

Assim como os gatos, são animais carnívoros que precisam de muita proteína e gordura na dieta.

Entretanto, as necessidades nutricionais deste animal de companhia possuem algumas peculiaridades, fazendo com que as rações de gatos e cães, apesar de muito utilizadas, não sejam as ideais para suprir as exigências deles. Os furões devem se alimentar com dietas desenvolvidas especificamente para a espécie.

Os ferrets precisam beber cerca de 60 a 300 ml de água por dia.

Os furões também tomam vacina?

Sim!!!! Como a maioria dos animais domésticos os ferrets também possuem um protocolo vacinal. Portanto, as seguintes imunizações devem ser aplicadas nos animais: vacinas contra a raiva e contra a cinomose.

Além disso, o acompanhamento com o seu veterinário de confiança, a cada seis meses de vida do seu furão, deve ser realizado.

nome cientifico do furão

Como todo bichinho, o furão tem suas peculiaridades, seus aspectos positivos e negativos. Assim, o futuro tutor deve sempre analisar se esse ou qualquer outra espécie de animal de companhia é a melhor opção para o seu caso. Afinal, a relação tutor-animal deve ser benéfica e prazerosa para ambos.

Por fim, acreditamos que um furão pode ser um excelente animal de companhia.

Você está pronto para ser um excelente tutor para ele?


E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou relato sobre a matéria? Deixe seus comentários aqui pra gente!

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referência Bibliográfica:

SAAD, F. M. O. B. Nutrição de musterlídeos domésticos (Mustela putorius furo). NENAC/DZO/UFLA. 2012. (Coordenação de Seminário). Acesso em 10/03/2020.

Instrução Normativa n°. 5/2013. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Acesso em 13/03/2020.

Furão doméstico. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/pets/safari/furao/>. Acesso em 13/03/2020.

Portal consular (Itamaraty) – Entrada de animais no Brasil. Acesso em 13/03/2020.

Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Entrar no Brasil. Acesso em 13/03/2020.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: