Vida de bicho

Quer comprar um furão? Quanto custa e como cuidar?

Entenda também quais as 5 principais coisas que você deve saber para aprender como criar o seu bichinho.

furão nome cientifico

Quanto custa e como comprar um Furão?

No Brasil, o Ferret/Furão é considerado um animal exótico e para comprar um o tutor gasta entre R$ 800,00 e R$2500,00.

De acordo com as regras de importação determinadas pelo Ministério da Agricultura, os animais devem ser obrigatoriamente castrados e “microchipados”. A razão para castrá-los é a de garantir que não haja reprodução da espécie no Brasil, com um possível cenário de desequilíbrio na natureza.

Qual o nome científico do Furão? O do Ferret é o mesmo?

O ferret é um mamífero carnívoro, nome científico – Mustela putorius furo, que tem parentesco com a lontra marinha, a doninha; com a nossa ariranha e o furão brasileiro, entre outros animais silvestres.

No Brasil, o ferret é popularmente conhecido como furão. Apesar de fazermos essa pequena confusão entre os bichos, eles representam espécies diferentes. O ferret é um animal de estimação exótico importado dos EUA, já o furão (Galictis cuja) é recorrente na fauna brasileira.

cachorro-pode-comer

Características gerais do Ferret.

O ferret é um animal de corpo comprido, flexível e com pelagem densa, seus membros são curtos e sua cauda longa e peluda.

São considerados excelentes animais de companhia por serem muito companheiros, brincalhões e por gostarem de atenção. Possuem uma ótima adaptação à rotina familiar, não costumam apresentar agressividade e, assim como com cães e gatos, as mordidinhas fazem parte das brincadeiras.

Ademais, são muito curiosos e por gostarem de entrar em buracos pequenos, gavetas e caixas, não se admire ao encontrar vários objetos “desaparecidos” nesses locais.

Devemos ter cuidado com as bolsas e sacolas de visitantes, pois eles não se intimidam com pertences alheios e podem promover momentos constrangedores. O furão adora um furto.

Segue abaixo os 3 principais dados fisiológicos dos furões:

Peso médioMachos: de 1,0 a 3,0 kg
Fêmeas: de 500g a 1,0 kg
Tempo médio de vidade 5 a 8 anos
Temperatura corporal37,8 a 40ºC

Mas posso criar o Furão em gaiola?

Geralmente são criados em gaiolas de um ou dois andares com uma rede pendurada e ninhos de toalhas e tecidos. Certamente, os comedouros e os bebedouros devem ficar fixados à gaiola, para evitar que eles virem esses objetos. Por fim, o “banheiro” pode ser feito com papel picado ou com uma caixa de areia, semelhante à de gato.

gaiola furão
rede furão
Imagem original Pixabay

Porém, deve-se lembrar que manter o bichinho sempre em uma gaiola pode levar ao estado depressivo, já que são animais de personalidade muito ativa. Assim sendo, a falta de exercícios físicos não combina com esta espécie de animal de companhia. Portanto, para ajudar a gastar energia, recomenda-se passear ao ar livre com os furões em coleiras.

Caso o tutor não se sinta seguro em sair com o animal ao ar livre, esse deve garantir que o ambiente de casa seja muito rico e diversificado, certamente capaz de gerar um excelente bem-estar aos animais.

Não é recomendado que os animais fiquem expostos à muita luz artificial, pois necessitam de momentos com completa escuridão (quarto escuro). O ideal é oferecer um ambiente adaptado para a segurança desses animais, sem buracos, fios ou tomadas expostas, sempre sob supervisão dos tutores.

cachorro-pode-comer

O que o Furão come? Como o Furão se alimenta?

Assim como os gatos, são animais carnívoros que precisam de muita proteína e gordura na dieta.

Entretanto, as necessidades nutricionais deste animal de companhia possuem algumas peculiaridades, fazendo com que as rações de gatos e cães, apesar de muito utilizadas, não sejam as ideais para suprir as exigências deles. Os furões devem se alimentar com dietas desenvolvidas especificamente para a espécie.

Os ferrets precisam beber cerca de 60 a 300 ml de água por dia.

Os furões também tomam vacina?

Sim!!!! Como a maioria dos animais domésticos os ferrets também possuem um protocolo vacinal. Portanto, as seguintes imunizações devem ser aplicadas nos animais: vacinas contra a raiva e contra a cinomose.

Além disso, o acompanhamento com o seu veterinário de confiança, a cada seis meses de vida do seu furão, deve ser realizado.

nome cientifico do furão

Como todo bichinho, o furão tem suas peculiaridades, seus aspectos positivos e negativos. Assim, o futuro tutor deve sempre analisar se esse ou qualquer outra espécie de animal de companhia é a melhor opção para o seu caso. Afinal, a relação tutor-animal deve ser benéfica e prazerosa para ambos.

Por fim, acreditamos que um furão pode ser um excelente animal de companhia.

Você está pronto para ser um excelente tutor para ele?

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou relato sobre a matéria? Deixe seus comentários aqui pra gente!

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.

Referência Bibliográfica:

SAAD, F. M. O. B. Nutrição de musterlídeos domésticos (Mustela putorius furo). NENAC/DZO/UFLA. 2012. (Coordenação de Seminário). Acesso em 10/03/2020.

Instrução Normativa n°. 5/2013. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Acesso em 13/03/2020.

Furão doméstico. Disponível em: <https://www.petz.com.br/blog/pets/safari/furao/>. Acesso em 13/03/2020.

Portal consular (Itamaraty) – Entrada de animais no Brasil. Acesso em 13/03/2020.

Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Entrar no Brasil. Acesso em 13/03/2020.

1. Mariane Rodrigues

16 de julho de 2021 at 12:31

Oi vc pode me falar onde posso comprar um

• Fabiano Carregaro

20 de julho de 2021 at 17:24

Olá Mariane, tente verificar em grupos do facebook em sua região. Normalmente consegue achar algumas opções aí perto.

2. Adilson alves da silva santos

25 de junho de 2021 at 09:28

Oi onde posso compra aqui em goiania ?