Fique conectado

Alimentação

O que hamster pode comer?

Publicado

em

o que hamster pode comer

Os hamsters são animaizinhos que possuem um organismo pequeno e sensível. Por mais que se demonstrem comilões natos quando estão com as bochechas cheias de comida, eles precisam de uma dieta balanceada. Como um tutor cuidadoso, é seu papel proporcionar uma alimentação saudável para o seu pequeno amigo e saber bem o que hamster pode comer e o que ele não deve comer.

Muitas dúvidas podem surgir quando falamos desse assunto. Por isso, preparamos este material que vai esclarecer tudo para você. O que realmente será que o hamster come?

Será que o hamster pode comer banana? Será que o hamster pode comer pão? Ou mesmo, hamster pode comer alface? Descubra as respostas para essas e outras perguntas frequentes!

Primeiro, saiba qual dever ser a base da comida de hamster! O que hamster come de verdade?

Esses roedores são animais onívoros, logo você pode imaginar uma dieta bem variada. Mas, isso não significa que seu hamster pode comer qualquer coisa. Aliás, o importante é pensar que seu amiguinho precisa de alimentos para hamster com nutrientes específicos para crescer.

Falando em nutrientes, o alimento mais comum que deve ser a base da dieta do hamster são as rações. Afinal, elas são elaboradas de acordo com o que o hamster precisa. De modo geral, as rações para hamster são compostas por sementes, grãos, nozes e alguns vegetais.

Uma semente frequentemente encontrada nas rações é a de girassol. Por mais apetitosas que sejam, recomenda-se administrá-las em pequenas quantidades. Por exemplo, alguns tutores relatam que seus hamsters selecionam apenas as sementes de girassol para comer. Entretanto a semente de girassol é muito calórica, tome cuidado!!!

comidas para hamster

Hamsters adoram petiscos em sua dieta. Então, que petiscos o hamster pode comer?

Além da base alimentar, o hamster precisa de mais alimentos que complementem sua nutrição. Justamente no momento de acrescentar mais comidas na dieta do hamster, as dúvidas surgem. Entretanto, não se preocupe, a variedade de alimentos que pode se inserir na dieta é bem grande.

Não apenas isso, boa parte da alimentação diária deve ser composta por alimento para hamster na forma seca. Assim, a maioria dos petiscos devem ser administrados com moderação.

Complementos como frutas, vegetais e proteínas são bem vindos. Salvo se oferecidos de uma maneira específica. No caso de frutas e vegetais, precisam ser lavados e servidos frescos ou crus. Não obstante, sempre forneça esses petiscos em pequenas quantidades.

A maioria das frutas podem ser vistas como perfeitas guloseimas. Afinal, contêm grandes quantidades de açúcar que podem afetar o metabolismo do seu hamster. Por isso, devem aparecer menos vezes no prato do seu roedor.

Você pode também gostar deste post: Quer comprar um furão? Quanto custa e como cuidar?

Confira agora o que hamster pode comer como petiscos:

  • Vegetais: cenoura, brócolis, espinafre, ervilhas, feijão, soja, lentilha, couve flor, nabo, batata e alface;
  • Frutas: maçã, banana, amora, uva, morango, tomate, pera, cereja, ameixa e mirtilo;
  • Sementes: girassol, cártamo, cânhamo, canola, amendoim sem casca, linhaça e milheto;
  • Outros: feno, peixe cozido, ovo cozido, carne de peru ou frango cozido;

Lembre-se: quando for oferecer algum diferente alimento para hamster, analise se ele realmente gostou do que comeu. Afinal, cada bichinho tem suas preferências e acima estão listadas várias frutas que hamster pode comer e outros alimentos que fazem a diversão para nossos amigos ratinhos.

Então, respondendo as perguntas iniciais: Sim, hamster pode comer alfaces e bananas. Mas, muito cuidado com os pães, já que eles não fazem parte da dieta convencional de nossos pequenos amigos. Assim, já entendemos em parte o que o hamster come. Agora vamos ao que ele não deve comer.

Mas o que o hamster não pode comer?

Apesar de conhecidos como comilões, existem algumas exceções que não podem aparecer no prato do seu hamster. O motivo para alguns alimentos não entrarem no cardápio é o risco de causar problemas sérios ao roedor. Vamos conferir então o que o hamster não pode comer!

Uma comida para hamster que é muito aceita são as frutas, hamsters adoram frutas!!! Mas quais as frutas que o hamster não podem comer?

Certamente, as frutas cítricas como limão, abacaxi, caju, acerola e entre outras não devem ser consumidas. Isso se dá pelo excesso de ácido cítrico que causa dores de barriga no hamster e pode deixá-lo doente.

Ainda falando de ácidos na alimentação de hamster, é importante deixar comidas que tenham vinagre longe da boquinha do seu hamster. Esse tipo de alimento para hamster pode ser fatal, e certamente trazem risco para a saúde do seu bichinho de estimação.

Embora apresentem o queijo como um seguro alimento para hamster, sugerimos que você não dê para o seu pet. Portanto, mesmo não sendo um veneno, esse alimento pode ocasionar diarréia e gases de odor forte e prejudicar a saúde de seu hamster.

Inegavelmente, comidas industrializadas também não devem fazer parte da alimentação do hamster, como por exemplo: frituras, salgados, comidas picantes, comidas pegajosas como geléias, e bebidas alcoólicas. Uma vez que nenhum desses apresenta benefício e estão fora do grupo de alimentos que o hamster pode comer.

Veja a relação entre o tempo de vida do hamster e a idade humana neste post: Quanto tempo vive um hamster?

Como alimentar o seu hamster.

Como dito anteriormente, o organismo de um hamster é sensível e seu corpo é pequeno. Dessa maneira, ele não necessita de uma grande quantidade de comida durante o dia. Você pode alimentá-lo 1 vez por dia, de preferência logo quando ele acordar.

Dar muita comida para hamster pode prejudicar a saúde dele, inclusive engordá-lo. Portanto, no caso da ração, 2 colheres de sopa já são suficientes. O recomendado é deixar a ração para hamster no comedouro por pelo menos 20 minutos enquanto ele come.

o que hamster pode comer

Caso você note que seu hamster come pouco a ração oferecida, talvez seja a hora de trocá-la, ela pode estar velha e sem gosto.

Lembre-se de sempre comprar a mesma ração para o seu hamster, caso você queira mudar o tipo de ração oferecida é importante inserir a nova ração junto com a atual aos poucos. Certamente, fazendo essa adaptação o seu hamster irá fazer uma excelente transição entre os diferentes tipos de comida de hamster.

Por último, e não menos importante, nunca esqueça de oferecer sempre água fresca e limpa para o seu hamster. Ele necessita que a água esteja sempre disponível em sua gaiola.

Você sabia que hamsters praticam Coprofagia?

A Coprofagia é uma prática comum de muitos animais como coelhos, porquinhos da índia, ratos, toupeiras, e claro, hamsters. A qual consiste no ato de comer as próprias fezes em busca de alguns nutrientes. Não se preocupe, isso é absolutamente normal.

Os hamsters produzem dois tipos de fezes, as que eles comem se formam no chamado ceco. Essas são mais escuras, menores e macias do que a outra. Tal prática não deixa de ser um hábito saudável, pois realmente oferece nutrientes e vitaminas.

Entretanto, isso não quer dizer que o tutor não precisa limpar as fezes da gaiola. Se o hamster quiser comê-las, ele irá fazer isso antes que você retiradas, portanto limpe diariamente a gaiola de seu hamster.

E agora, você já sabe como preparar o cardápio perfeito para o seu hamster? Certamente que a resposta vai ser sim, e que seu amiguinho cresça sempre saudável.

Se quiser saber mais sobre hamsters, temos vários conteúdos disponíveis. Não esqueça de seguir o Clube do Bicho nas redes sociais para ficar bem informado sobre o seu bichinho!



guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências:

Miguchi, R. Como cuidar de hamster – Manual Completo. 2004.

STEVENS, Scott. The Complete Hamster Care Guide: How to Have a Happy, Healthy
Hamster
. 8 de fev. de 2012.

SIINO, Betsy. Hamster: Your Happy Healthy Pet. 2. ed. Howell Books. 18 de
dez. de 2006.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: