Fique conectado

Adulto

Vacina nacional para cachorro é boa ?

dois frascos de vacina e uma seringa apoiados em uma mesa de inox. Os frascos são da cor azul e amarela, indicando que uma vacina é importada e a outra nacional.

O cão é o melhor amigo do homem e disso nós todos já sabemos, mas se você tem prosseguido corretamente com os cuidados que seu cãozinho precisa, é muito provável que tenha se deparado com a seguinte questão: A vacina nacional para cachorro é boa?

Esta é uma excelente pergunta que tentaremos responder de forma que você tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Antes de mais nada é importante que você pesquise por informações de qualidade para que não seja alvo de informações maldosas e mentirosas. Então seja muito bem-vindo por aqui, fique à vontade para compartilhar o conteúdo.

Sobre vacinas para cães

Muito se fala em vacinação para cães, mas poucos sabem o que de fato ela faz na saúde do seu pet. Antes de mais nada é muito importante considerar que a boa saúde do seu animal de estimação está intimamente ligada à vacinação periódica e correta dele.

Através de um profissional qualificado, você poderá levá-lo para consultar acerca de suas necessidades, além de tirar as suas dúvidas sobre os assuntos que envolvam a saúde dele.

Feita estas considerações, vamos levantar a questão sobre as vacinas nacionais. O mercado brasileiro tem produzido cada vez mais e com mais qualidade as vacinas para cachorros. Isso é um grande bônus para a medicina veterinária que poderá diminuir os custos para “pais de pet”, para que não fiquem presos apenas às vacinas internacionais.

A grande questão que tem se levantado é se de fato elas são eficientes ou tão eficientes quanto as internacionais. E a resposta é que DEPENDE.

Mesmo sendo produzidas com tecnologia de ponta às custas de muito estudo sobre as várias doenças que podem atingir o seu cão, as vacinas internacionais continuam sendo as mais indicadas para o seu cão.

Isso porque as vacinas nacionais possuem um grau de anticorpos mais fracos que as outras, tornando-se assim, menos eficaz.

Você também pode gostar deste post: Vacina para cachorro dá reação?

Quanto a eficácia das vacinas para cães

Eu sei que muitas vezes nos deparamos com sites ou comentários do tipo: “as vacinas internacionais são as melhores do mercado” ou “vacinas brasileiras para cães não imunizam direito”.

As vacinas internacionais ou “vacinas éticas”, tem uma eficiência maior e por este motivo há maior recomendação para a utilização.

Sabemos que nenhuma vacina é produzida “do nada” para “finalidade nenhuma”. Cada uma delas requer anos de estudos e testes, mas o grau de exigência de armazenamento e manuseio das vacinas éticas é muito maior do que as nacionais.

 A saúde dos cães é um compromisso sério dos profissionais da área veterinária e o trabalho desenvolvido por estes especialistas garante a saúde do seu animal. Portanto, não deixe de buscar informação de qualidade e sobretudo peneirar muito bem o que se escuta por aí.

Então a vacina internacional é realmente melhor?

O que precisa ser mencionado é que a eficácia das vacinas está diretamente ligada ao seu armazenamento, a forma como é conservada e transportada. Percebe que aqui não estamos falando do local de fabricação delas?

Por obviedade que mesmo as vacinas que são produzidas em solo brasileiro, quanto as internacionais precisam ser rigorosamente armazenadas, transportadas e administradas. Do contrário, perderão sua eficácia.

Mas qual vacina escolher nacional ou importada?

O tópico anterior nos faz levantar uma outra grande questão: os custos destas vacinas e o porquê de tantas dúvidas sobre a eficácia delas.

A resposta aqui é bastante simples: os gastos com a saúde do cachorro. É importante ressaltar a questão da administração correta dos imunizantes e isso leva em conta a venda deles.

Muitos donos de pet, para diminuir os custos com os cuidados do cãozinho, optam por uma venda livre de vacinas e isso pode comprometer a eficácia do produto.

Você também pode gostar deste post: Vacina para cachorro dá reação?

A partir daí fica fácil compreender a recomendação das vacinas internacionais. A questão então é rever os procedimentos que estão submetendo os cães em nome de uma suposta “economia” de gastos. Será que as vacinas estão de acordo com o estipulado pela ANVISA? Fica a pergunta à você tutora.

Então qual vacina escolher? Será que a vacina nacional para cachorro é boa mesmo?

Na dúvida, escolha sempre a que o profissional indicar. Que seja transportada e administrada da forma correta, garantindo o sucesso da imunização do seu cachorro. Lembre-se sempre de assegurar o procedimento correto.

Certamente, as vacinas vendidas diretamente com o médico veterinário, mesmo possuindo um custo mais elevado, serão mais seguras que as vendidas livremente no mercado.

Estamos afirmando isso para que você não fique à mercê de informações ruins e nem reclame depois que “a vacina nacional não imuniza direito”.

Aliás, como faço para identificar quando a vacina é nacional ou importada ?

Mais uma vez, importa que você leve em consideração a opinião de um profissional. Sendo necessário observar se todo o procedimento está dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Não há como saber, apenas observando, se a vacina para o seu cão é produzida aqui ou em qualquer outro lugar. Se você deseja saber este tipo de informação, para se certificar de estar aplicando o imunizante correto, pergunte ao médico veterinário as origens e o local de fabricação.

A vacinação protege o seu cãozinho de inúmeras doenças e protege você também. Ela prolonga a saúde dele para que possa viver mais dignamente e sem sofrimento. E as vacinas nacionais para cães imunizam menos que as vacinas éticas.

Se ele tomar as vacinas nacionais poderá viajar livremente, sem maiores complicações? Estará 100% imunizado? Pense nisso!

Conclusão se vacina nacional para cachorro é boa

Contudo, podemos concluir as seguintes questões: é muito mais importante você estar atento ao modo de aplicação, de armazenamento e de transporte dos imunizantes e que é um fato que as vacinas internacionais, além de serem mais indicadas, imunizam muito mais.

Também, os pais de pet deverão estar atentos às vendas livres de vacinas no mercado, justamente pelo rol de exigência da Anvisa.

E por fim, mais vale a saúde do seu animal que economizar nos gastos, pois os procedimentos corretos podem salvar a vida do seu cãozinho. Lembre-se de buscar por informações de qualidade e nunca terceirizar a saúde do seu melhor amigo.

Se gostou do nosso conteúdo, sobre se vacina nacional para cachorro é boa? Nos deixe saber aqui nos comentários. Aliás, compartilhe com seus amigos e familiares!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

MÉDICO VETERINÁRIO

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos

Fabiano Carregaro

MÉDICO VETERINÁRIO

Graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos


Referência Bibliográfica:

Day, M.J. e outros. DIRETRIZES PARA A VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS. 2016.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *