Fique conectado

Saúde

Toxoplasmose: o que é e como se pega?

Saiba tudo sobre a Toxoplasmose aqui. A toxoplasmose é uma das doenças parasitárias mais comuns em seres humanos. Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, na maioria dos casos não apresenta sintomas e passa desapercebida, sendo possível seu contágio de três maneiras.

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

TOXOPLASMOSE GATO

Toxoplasmose: O que é?

A toxoplasmose é uma das doenças parasitárias mais comuns em seres humanos. Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, sem dúvida, na maioria dos casos não apresenta sintomas e passa desapercebida, sendo possível seu contágio de três maneiras, basicamente.

Entretanto, é uma enfermidade perigosa quando acomete mulheres grávidas, pois tem o potencial de causar graves complicações – nascimento prematuro, bebês com deficiência visual, entre outras – caso seja transmitida ao feto.

Esse parasita pode também infectar uma grande variedades de espécies animais, como bovinos, suínos, caprinos, pássaros, animais silvestres, entre outros. Contudo, todas essas espécies são hospedeiras intermediárias do parasita.

GRAVIDA GATO

Por outro lado, os felídeos (leão, onça-pintada e os gatos) funcionam como hospedeiros definitivos para o parasita, sendo esse é o principal motivos para se tornarem um dos focos para o combate da doença.

Mas será que o gato é o principal vilão da história?

Toxoplasmose: Como se pega?

A transmissão da toxoplasmose para humanos pode ocorrer de três formas:

Na primeira forma, a transmissão ao homem ocorre pela ingestão de carnes mal cozidas (boi, galinha, porco, carneiro, entre outros) ou então pelo contato direto com fezes de animais contaminados, em alimentos mal lavados.

A segunda possibilidade de contágio é por meio dos felídeos, na qual os animais adquirem o protozoário ao comerem carne crua contaminada. Esses animais eliminam o Toxoplasma gondii pelas fezes que podem ser posteriormente ingeridos pelos humanos, quando não há uma correta higienização principalmente das mãos.

Por fim, o terceiro modo de contaminação, esse mais raro, ocorre pela transmissão direta pela corrente sanguínea. Os principais casos são via transfusão de sangue, transplante de órgãos e infecção gestacional.

TOXOPLASMOSE CICLO DE CONTAMINAÇÃO

É evidente que a infecção durante a gravidez é uma das principais preocupações da população em geral. Essa aflição permeia o imaginário dos amantes dos animais de companhia, principalmente dos gatos, sempre que há um membro da família em estado gestacional.

No entanto, pesquisas destacam que a forma com a maior taxa de transmissão ocorre pela ingestão de carne crua/mal passada e também via alimentos com fezes de animais infectados. Ou seja, a primeira forma das listadas acima.

Portanto, podemos concluir que os gatos não são a principal via de infecção para a toxoplasmose.

Agora que você já sabe mais sobre a Toxoplasmose: o que é e como se pega, quer saber mais sobre os sintomas, mitos, verdades e cuidados extras que você deve tomar se estiver grávida em convívio com gatos? clique aqui.



Referências bibliográficas:

BIRCHARD, S. J.; SHERDING, R. G. Manual Saunders de clínica de pequenos animais. 3. ed. São Paulo, Roca, 2008. xxiii, 2048 p.

ELMOREL, S. A. et al. Toxoplasma gondii: epidemiology, feline clinical aspects, and prevention. Trends in Parasitology, v.26, n.4, 2010.

Toxoplasmose: sintomas, tratamento e como prevenir Disponível em https://saude.gov.br/saude-de-a-z/toxoplasmose

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Nina - sempre em sintonia... – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: