Fique conectado

Alimentação

Como alimentar um gato recém-nascido com papinha?

Publicado

em

gato recém-nascido

Você acabou de encontrar um gatinho abandonado na rua? Sua gatinha acabou de parir lindos gatinhos e não está conseguindo cuidar de todos ou rejeitou alguns? É a primeira vez que vai cuidar de filhotes?

Então, muitos de nós já passamos por esse momento. Felizmente, excelentes histórias e aprendizados se repetem dia após dia.

Assim, neste post vamos falar um pouco sobre os desafios desse momento e como superar cada dificuldade alimentar com mais tranquilidade.

Portanto, se dedique a esse gatinho que está com você no dia de hoje, ele será eternamente grato!!!

O filhote pode não se alimentar bem por diversos motivos, por exemplo: rejeição materna, má nutrição da gata, filhotes menores podem ser excluídos pelos irmãos mais forte, ausência da mãe, entre outros.

Seja qual for a causa, certamente as duas principais maneiras de alimentar o gato é o uso de formulações prontas específicas para animais ou a utilização de receita/papinha caseiras.

Receita de papinha caseira para alimentar gato recém-nascido.

Entre as principais receitas caseiras conhecidas, certamente selecionamos a que, no nosso entendimento, possui melhores resultados e a maior segurança para seus gatinhos.

Ademais, a receita escolhida foi desenvolvida por pesquisadores e publicada em veículo acadêmico em 2005. Ou seja, ela foi testada e validada para ser utilizada em casos em que os tutores não possuam acesso imediato às fórmulas prontas para os gatinhos recém-nascidos.

Portanto, apesar de reconhecermos que a papinha caseira para filhotes de gato é uma opção de alimentação que possui mais riscos para os animais, em alguns casos de urgência ela pode ser utilizada.

Você quer aprender como fazer esse leite caseiro para gatos filhotes com todos os nutrientes que ele precisa? Ou saber qual leite dar para gatinhos recém-nascidos sem ter problemas?

Tenha gatinhos saudáveis desde a amamentação até a transição para a ração seca. Faça o MINI-CURSO do CLUBE DOS BICHOS – Amamentação sem medo e aprenda tudo que seu filhote de gato recém-nascido precisa, em apenas 1 dia.

Então, qual o principal problema de oferecer receita caseira de leite para os gatinhos recém-nascidos?

Os animais apresentarem diarreia é o problema mais comum observados nos filhotes que são alimentados com receitas caseiras.

Aliás, para reduzir a chance de problemas devemos utilizar o leite de modo cuidoso e respeitando a fisiologia e idade dos gatinhos filhotes. Então, gradativamente se deve aumentar a quantidade de leite até que o cuidador consiga seguir a receita integralmente sem que cause nenhum desconforto aos animais.

Veja também: Como cuidar de gato: alimentação, higiene e ambiente.

gatinho papinha
Foto Original: Unsplash.

E aí, gostou do conteúdo? Mas, se tiver alguma dúvida ou relato sobre a matéria deixe seus comentários aqui pra gente!

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referência Bibliográfica:

LITTLE, S. E. O Gato: Medicina Interna. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca. 2016, p. 1764-1773.

Domingos, T.C.S.; Rocha, A. A.; Cunha, I. C. N; Cuidados básicos com a gestante e o neonato canino e felino: revisão de literatura. JBCA – Jornal Brasileiro de Ciência Animal 2008 v.1, n.2 , p. 94-120

Clique para comentar

Deixe uma resposta