Fique conectado

Saúde

Como proteger seu cachorro e seu gato do barulho dos fogos de artifício?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Como proteger seu cachorro e seu gato do barulho dos fogos de artifício? Você tutor já se fez essa pergunta alguma vez? Veja aqui 12 dicas do Clube dos Bichos para você saber como acalmar cachorro e gato nesses momentos tão estressantes.

Os fogos de artifício são uma marca registrada em várias comemorações durante o ano. Entretanto, trazem também muitas estresse e desconforto para os nossos animais.

As tradicionais queimas de fogos nas festas de Ano Novo, Natal, São João e mais recentemente em comemorações como Shows, Casamentos e outros eventos particulares, funcionam como um verdadeiro martírio para os nossos melhores amigos.

Afinal, por que os cachorros e gatos são tão suscetíveis e têm medo dos fogos de artifício?

Os nossos animais possuem a audição mais apurada que a dos humanos e, portanto, mais sensível. A audição dos cães e gatos chega a ser duas vezes mais eficiente que a nossa.

A evolução dos caninos e a sua adaptação anatômica sobre o posicionamento de olhos e ouvidos faz com que eles tenham grande precisão auditiva. Como resultado, fez com que os cães fossem capazes de ouvir sons 4 vezes mais distantes que o ser humano.

Também, enquanto somos capazes de perceber sons na faixa de 20 Hz a 20.000 Hz, os bichos conseguem ouvir até de 10 Hz a 40.000 Hz.

Ou seja, todos esses fatores fazem com que os nossos melhores amigos, principalmente os cães, sejam ainda mais afetados com os estrondos dos fogos de artifícios.

Quando os animais ficam assustados muitas vezes eles ficam desnorteados. Isso aumenta o risco dos animais se escondem por vários dias (no caso de gatos), fugirem do barulho sem rumo ou mesmo pularem de locais perigoso como varandas de apartamentos ou muros com lanças.

Quais são os sinais de estresse e problemas causados pelos fogos de artifício?

São vários os sinais de estresse que observamos em nossos animais assim que os fogos começam a estourar, quais sejam:

  1. Ansiedade e/ou agressividade
  2. Vocalização excessiva (latido, choro)
  3. Tremores / Medo
  4. Pânico
  5. Vômitos
  6. Arritmias Cardíacas
  7. Convulsões

Esses momentos são extremamente perigosos, pois muitas vezes causam inclusive danos físicos ao tímpano comprometendo a audição dos animais.

como-acalmar-caes

Outro ponto de relevância é quando os tutores possuem animais com alguma doença prévia, como problemas cardíacos e/ou insuficiências respiratórias. Nesse sentido, cães, gatos e outros bichos com essas enfermidades prévias podem inclusive, em casos extremos, virem a óbito durante esses períodos de alto nível de estresse.

Então, como fazer para acalmar e proteger o cachorro e o gato com medo de fogos de artifício?

Devemos sempre preparar um ambiente tranquilo e seguro. A ideia será sempre preparar um local onde o animal possa se manter distraído do barulho dos fogos.

Veja agora as dicas do Clube dos Bichos para manter o seu animal em um ambiente seguro e que atuarão como verdadeiro calmante para o cachorro e o gato.

12 dicas calmantes para o seu animal:

  1. IDENTIFIQUE SEU ANIMAL sempre: nestes momentos de risco de fuga é mais uma segurança de que seu melhor amigo voltará para casa.
  2. PASSEI COM O SEU ANIMAL: em datas comemorativas, como natal e ano novo, durante a tarde, ande e brinque bastante com o seu animal para ele cansar e relaxar de noite.
  3. ESTEJA PRESENTE: Nos momentos festivos, certamente, a sua companhia trará maior conforto e segurança para o seu bichinho.
  4. AMBIENTE SEGURO: identifique o melhor local para seu animal estar nesse momento.
  5. FECHE TODAS AS PORTAS E JANELAS: isso é importante para abafar ao máximo o barulho dos fogos de artifício e diminuir as chances de fuga.
  6. ESPALHE BRINQUEDOS E PETISCOS: coloque vários estímulos positivos neste ambiente seguro. Dê sempre preferência para petiscos saudáveis.
  7. FAÇA UMA TOCA: seu animal certamente gostará de estar em um ambiente com o menor estímulo possível, faça uma toca feita com a caixa de transporte ou com uma caixa de papelão.
  8. USE TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: abuse de carinhos, músicas e vídeos para distrair seus animais. Utilize um desses vídeos aqui do Clube do Bichos para relaxar o seu melhor amigo (vídeo para relaxamento de cães / vídeo para relaxamento de gatos).
  9. TREINE O SEU CACHORRO OU GATO: ensine as técnicas de dessensibilização para o seu animal.
  10. UTILIZE MEDICAÇÃO: em casos extremos, consulte o médico veterinário para que ele indique uma medicação que faça seu animal ficar mais tranquilo durante a queima de fogos.
  11. ATITUDE POSITIVA: lembre-se sempre que a sua atitude neste momento de estresse é de extrema importância para o seu melhor amigo. Mantenha-se clamo para que seu bichinho se sinta seguro e acolhido.
  12. TAMPE OS OUVIDOS DOS ANIMAIS: coloque um chumaço de algodão nos ouvidos do seu animal. Certamente, você diminuirá o quanto os seus animais conseguirão ouvir dos sons externos.
caes-com-medo-de-fogos

O que podemos esperar para o futuro?

O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) defende a substituição de fogos de artifícios desde 2018, veja aqui nesse post como está essa situação atualmente.

Por fim, esperamos que tenham gostados das dicas para proteger seu cachorro dos fogos de artifício. Caso tenha alguma outra que você faça com sucesso com os seus animais, deixe aqui embaixo nos comentários.

Boas festas para todos nós, especialmente para os nossos animais!!! 😉


VEJA TAMBÉM:


Adoção de Cachorro: o amor supera qualquer barreira?

ADESTRAMENTO: será que é isso que seu animal precisa?


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador do site Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador do site Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Conselho Federal de Medicina Veterinária. CFMV defende substituição de fogos de artifícios com estampidos por artefatos visuais e sem ruídos. Comissão de Bem-Estar Animal do CFMV. Dezembro/2018. (acesso em 01/10/2020)

Nancy A. Dreschel. The effects of fear and anxiety on health and lifespan in pet dogs. Applied Animal Behaviour Science 125(3):157 – 162, 2010.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: