Fique conectado

Vida de bicho

COMPORTAMENTO CANINO: guarda de recursos.

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Um comportamento canino muito estudados atualmente é a questão da disputa e/ou da proteção ou guarda de recursos.

Para demonstrar essa questão, em seguida, vamos estudar um exemplo que viralizou na internet nesse ano de 2020.

A história foi publicada no Instagram de uma cadelinha da raça rottweiler. Com seis anos de vida, possui o hábito curioso de proteção de recursos específicos da família.

Então, conheça a história da Jakey e o comportamento canino de proteção de recursos!!!

Muitos tutores, quando procuram um animal de estimação, avaliam algumas características que eles esperam em um amigo peludo. Entre essas poderíamos citar: o companheirismo, a beleza, bem como a guarda/proteção de seus lares.

Com a família da Jakey não foi diferente. Entretanto, todas as habilidades de proteção desenvolvidas pela cadelinha foram canalizadas para a defesa do estoque de alimentos da família quando estão ausentes.

Todos os dias que a família sai de casa é certo que os pães estarão em segurança, pois a cadelinha se encarrega da vigilância. Veja o vídeo abaixo postado no instagram da Jakey.

View this post on Instagram

😍 #dogsofinstagram

A post shared by Jakey Breaky Heart (@jakey_breakyheart) on

A tutora (Katrina Frank), em entrevista para o site www.thedodo.com, informou que o hábito se desenvolveu após a família ter se mudado para uma fazenda, há quatro anos. Jakey tem um excelente faro e consegue achar os pães mesmo que estejam bem guardados e enrolados em plásticos.

Assim que a família sai de casa ela abre a porta da dispensa vai direto na caixa dos pães para pegá-los. Aliás, outra habilidade da rottweiler é que nesses quatro anos sendo a “guardiã dos pães da casa” ela nunca comeu um pãozinho sequer.

A tutora, durante a entrevista para o site, disse que acredita que a cadela considere que os pães sejam muito valiosos para a família, visto que comem o alimento todos os dias.

Sempre que voltam para casa Jakey faz questão de mostrar onde guardou o pão para que o alimento seja devolvido para o seu local de origem.

Será porque Jakey tem esse comportamento?

De acordo com o médico veterinário comportamentalista Fabiano Borba Guimarães:

clube dos bichos

Fabiano Borba Guimarães

@dogatwork

A guarda de recursos foi um comportamento selecionado desde a associação dos cachorros as primeiras sociedades agrícolas. Esse comportamento foi estimulado pois os cães dissuadiam invasões e também protegiam os recursos presentes no território.

No entanto, a proteção de recursos pode eventualmente se tornar um transtorno, especialmente se o cãozinho não tem a boa vontade de Jakey para entregá-lo para nós tutores.


Mas, uma coisa é certa, a comida sempre estará segura enquanto ela estiver em casa.


VEJA TAMBÉM


ADESTRAMENTO: será que é isso que seu animal precisa?

COPROFAGIA: uma visão médico comportamental sobre a questão.

Adoção de Cachorro: o amor supera qualquer barreira?


Referências Bibliográficas:

Site: www.thedodo.com – Dog Finds And Guards Family’s Bread Whenever They Leave The House (acesso em 17/08/2020)

Instagram: @jakey_breakyheart

Miklosi, Adam. Dog Behaviour, Evolution, and Cognition. 2008

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: