Fique conectado

Saúde

PICADA DE PULGA causa dermatite alérgica em cachorros e gatos?

Entenda todos os problemas que uma simples picada de pulga pode causar em seu cãozinho ou gato.

Publicado

em

picada-de-pulga

Muitos tutores não sabem que cães e gatos podem apresentar alergia após uma picada de pulga. Mas como essa picada de pulga pode agredir tanto a pele dos meus animais?

Quando as pulgas picam o animal, sua saliva é injetada na pele.

Na saliva da pulga encontramos vários componentes que estimulam a resposta alérgica, iniciando uma reação na pele. Chamamos esse quadro de Dermatite Alérgica à picada de pulga (DAPP).

Mas o que é a DAPP?

A DAPP (Dermatite alérgica à picada de pulga) nada mais é do que a doença que aparece quando o animal infestado por pulga não consegue mais tolerar os componentes que causam alergias e estão presentes na saliva da pulga.

Ou seja, nem todos os cachorros e gatos picados por pulgas irão apresentar essa doença. E sim, se você não sabia gato tem pulga também!!! Por isso, é importante verificar essa doença da pulga em gatos.

Por fim, saiba que quanto maior e mais demorada for essa infestação, mais fácil será o seu melhor amigo apresentar esse tipo de alergia à pulgas na pele.

Então, quais os sintomas da Dermatite causada pelas picadas de pulga?

O sintoma mais observado é a coceira com intensidade variada, podendo ser de moderada a intensa. Então, para aliviar a coceira no cachorro, ele se esfrega em superfícies ou costuma lamber e morder a pele.

pomada-para-dermatite-canina

Ao se coçar, o animal desenvolve lesões como arranhões ou feridas que apresentam secreções e crostas. Com frequência aparecem falhas no pelo do cachorro e do gato.

Mas, quando a doença se mantém por muito tempo, as lesões de pele evoluem para problemas mais graves como perda de pelo, infecções por bactérias, deixando a pele mais grossa, escura e fosca.

Os locais que apresentam a dermatite em cachorro causada pelas picadas de pulga com maior frequência são: cauda, ânus, costas, coxas, abdômen e pescoço.

O gato também apresenta estes sintomas, mas ao contrário do cão, raramente apresenta infecções bacterianas secundárias. Como os gatos limpam-se constantemente, através da lambedura, dificilmente encontraremos as pulgas.

Mas como é feito o diagnóstico da DAPP?

O diagnóstico da DAPP se baseia na história clínica do animal, associado aos achados clínicos da doença, bem como a presença de adultos e/ou ovos de pulgas.

Nem sempre vemos esse parasita no animal, mas muitas vezes observamos fezes das pulgas na pelagem o que já é uma forte evidência da origem do problema.

E qual é o remédio para dermatite canina e felina causada pela picada de pulga?

O primeiro e principal remédio para dermatite canina e felina consiste em eliminar as pulgas do animal e do ambiente. Já que a presença do ectoparasita impede que os tratamentos nos animais funcionem e tendem a deixar as lesões crônicas bem mais difíceis de serem resolvidas.

Por isso, é importante fazer um correto e efetivo controle da infestação das pulgas no pet e no ambiente, associado ao tratamento em seus animais e o uso de medicamentos para diminuir a coceira no cachorro e no gato.

Assim, caso haja lesões, como infecções secundárias, devemos também fazer o tratamento com o uso de antibióticos adequados prescritos por um médico veterinário.

mordida-de-pulga-caes
Foto: Arquivo pessoal – Drª. Perla Babiski.

Para exterminar as pulgas dos pets e do ambiente, precisa-se conhecer o ciclo de vida destes ectoparasitas, assim ajudando a manter nossos melhores amigos mais protegidos das futuras infestações.

Assim, como parte do ciclo de vida das pulgas acontece no ambiente, devemos tratá-lo para combater estes ectoparasitas indesejáveis.

Você pode também gostar deste post: Ciclo de vida das pulgas de cães e gatos.

Posso usar remédio caseiro para dermatite em cachorro ou gato causada pela picada de pulga?

Cuidado com os ditos remédios caseiros milagrosos que vemos por aí.  Receitas caseiras para controle de pulgas em cachorro, como vinagre com bicarbonato, óleo queimado ou mesmo o uso de produtos como creolina, não são adequadas.

Todos esses métodos irão colocar seu animal em risco de intoxicação, além disso não são produtos efetivos nem para controlar as pulgas ou mesmo para tratar a dermatite de seus cães e gatos.

pomada-para-dermatite-canina
Foto: Arquivo pessoal – Drª. Perla Babiski.

Então, qual a prevenção da picada de pulga em cachorros e gatos?

Para prevenção de pulga em cachorro e gato, existem diversos medicamentos, desde tópicos a orais, com diferentes tempos de duração, que se usa em cães e gatos com segurança e eficácia comprovados.

Aqui também podemos falar que certamente as receitas caseiras da vovó não irão funcionar e ainda deixará seu peludinho desprotegido. 

picada-de-pulga-prevencao

Assim, é importante seguir a recomendação do médico veterinário e utilizar o medicamento preventivo eficiente de forma segura e na frequência correta.

Sem pulgas certamente não teremos resposta alérgica na pele e seu peludinho estará livre da coceira.

Siga o CLUBE DOS BICHOS no InstagramFacebook YouTube. Um abraço e até a próxima!


Perla Faria Lembi Babiski

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG) em 2009.
Especialização em Dermatologia de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas de Ensino em 2012.
Aperfeiçoamento em Psicodermatologia Veterinária pelo Dermatovet Cursos em 2020.


Instagram: @perladermatomypet
Whatsapp: (31) 97555-0728
Email: dermatomypet@gmail.com


Referências Bibliográficas:

LARSON, C. E.; LUCAS, R.. Tratado de Medicina Externa Dermatologia Veterinária. Editora Interbook, 2020.

MEDLEAU, L; HNILICA, K.A. Dermatologia de pequeno animais. Editora Roca, p. 78- 80/113-115, 2003.

2 Comments

2 Comments

  1. Érika

    24 de abril de 2021 at 18:37

    Minha cadelinha Lulu pegou pulga no pet shop, dei o comprimido e acabou em uma semana. Porém ela continua se coçando e mordendo o rabo. Oq recomenda?

    • Fabiano Carregaro

      27 de abril de 2021 at 14:20

      Olá Erika, nem sempre a coceira acaba no mesmo momento que as pulgas vão embora, pois a causa da coceira pode ter várias vertentes. O ideal é aguardar uns 3 a 4 dias e caso sua cadelinha ainda estiver apresentando o sintoma leve ela ao veterinário de sua confiança para que ele possa avaliar e definir a causa do problema. Obrigado pela pergunta e bem vinda ao CLUBE DOS BICHOS!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: