Vida de bicho

Cachorro Bravo: Como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar?

placa branca com as seguintes escritas em vermelho e preto "cuidado! cachorro-bravo"

Cachorro bravo ou um cão agressivo é o desejo de muitos tutores que querem proteger o seu lar e família, mas, também é o transtorno de muitos daqueles que desejavam apenas um pet.

Nesse sentido, do ponto de vista da medicina veterinária comportamental, a agressividade não é por si um comportamento anormal ou inapropriado.

Mas, como posso ajudar o meu cachorro bravo?

O cachorro bravo pode se expressar de várias maneiras, como por exemplo, por rosnados.

Assim, quando o tutor reconhece os sinais emitidos pelo cachorro e os respeita, ele ajuda na diminuição da possibilidade de acontecerem acidentes.

Contudo, quando o tutor resolve ser o “líder da matilha”, ou seja, “dominar o seu cão”, a chance de ocorrerem imprevistos é sempre maior.

Por exemplo, a maior parte dos atendimentos em medicina veterinária comportamental nos EUA ocorre por agressões inapropriadas aos animais e por isso a família passa a ter uma má convivência com o seu bichinho.

No Brasil, a situação não é diferente, apesar de haver ainda poucos estudos sobre as causas de mordidas e outros acidentes entre os cães e os humanos.

cachorro-bravo

Em suma, de uma maneira geral, quando o cachorro bravo passa a ser tratado adequadamente, ele tende a melhorar. Entretanto, nos casos de agressões inapropriadas, a cura fica mais difícil.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a agressividade faz parte do elemento fogo e é categorizada como um distúrbio obsessivo-compulsivo ou uma alteração Kuang, do tipo Yang, que se associa com agressividade/violência em um quadro agudo.

Sendo assim, como o elemento fogo atua no cachorro bravo?

As causas dessas alterações se classificam em: i. Fogo em excesso por deficiência do controle da água; ii. Fogo e hiperatividade do yang do fígado; e iii. Fogo no coração.

i. Fogo em excesso:

Primeiramente, no cachorro bravo a causa mais comum de distúrbios comportamentais é o fogo em excesso por deficiência de controle da água.

A água controla o fogo, por isso, um desequilíbrio no movimento da água gera sinais de agressividade e agitação causando problemas de comportamento.

ii. Fogo e hiperatividade do yang do fígado:

Em suma, a agressividade por fogo ocorre tanto por uma deficiência de Yin, mais comum em cães mais idosos e submetidos a situações de stress, como por uma situação de excesso pela estagnação do Qi do coração (energia) por períodos prolongados, o que gera também a formação de calor.

iii. Fogo no coração:

Em primeiro lugar, em casos de fogo no coração, um fator diagnóstico usado é a alteração do sono, que estará interrompido e agitado. Além disso, em alguns casos os cães irão latir constantemente.

adestramento-comportamento-animal

Então, como tratar meu cachorro bravo?

Primeiramente, deve-se lembrar que o tratamento da agressividade pela medicina veterinária comportamental ocidental se baseia na modificação do manejo do animal e no treinamento por dessensibilização e contracondicionamento.

Além disso, esse tratamento pode ou não ser acompanhado de terapia medicamentosa, a critério do veterinário.

No entanto, a medicina integrativa pode oferecer uma abordagem complementar.

Acima de tudo, o tratamento para esses quadros objetiva acalmar a mente e fazer o Qi circular para se manter o equilíbrio entre fogo e água e liberar qualquer estagnação que possa estar presente, de modo a aliviar tanto fígado quanto coração.

Certamente, a seleção de pontos de acupuntura para o tratamento fica a cargo do acupunturista.

Ele irá escolher os pontos de acordo com a avaliação do animal visando retirar calor do sangue e acalmar a mente/coração, aumentar o yin e retirar/evitar estagnações no fígado e coração.

Normalmente, a acupuntura funciona de forma razoável para combater a agressividade.

cao-agressivo-bravo

Mas em casos mais complicados, podemos lançar mão de outros recursos, tais como as terapias dietéticas, moduladores de comportamento e fitoterapia chinesa.

Portanto, se o seu animalzinho apresentar um quadro de agressividade, leve-o para uma consulta com o (a) Médico (a) Veterinário (a) Comportamentalista de sua confiança e lembre-se de que a acupuntura pode ser uma aliada no tratamento e na busca de uma melhor qualidade de vida para ele.