Fique conectado

Alimentação

Cachorro pode comer banana?

Entenda em quais momentos oferecer ou evitar a inclusão dessa fruta na dieta de seu cão.

Publicado

em

cachorro-pode-comer-banana

Será que cachorro pode comer banana? Imagine essa cena: você, a qualquer hora do dia, descasca uma deliciosa banana e está pronto para saboreá-la.

Mas, de repente, olha um pouco abaixo e vê seu cão com aqueles olhos pidões, querendo logo seu pedacinho.

Vamos gente… tem certeza que isso já aconteceu com você! Os bichinhos costumam amar o cheiro da fruta, mas aí fica a dúvida dos tutores: cachorro pode comer banana? 

Hoje, o Clube dos Bichos vai trazer essa resposta! Vamos te mostrar algumas características da banana, seus benefícios e malefícios para o organismo dos nossos cães e os cuidados que é preciso ter ao oferecer a fruta para seu cachorro. 

Ah, vale lembrar: esse conteúdo faz parte de uma série sobre as principais dúvidas sobre os alimentos que cachorro pode comer, ou não, em que te mostramos quais alimentos naturais são permitidos ou proibidos para a dieta de nossos caninos. Vem com a gente descobrir tudo sobre a banana! Vamos lá!

Você pode também gostar deste post: Cenoura para cachorro: uma boa escolha?

Conheça mais sobre a banana

A banana é uma fruta tão incorporada no dia a dia dos brasileiros que muitos acreditam que ela é uma fruta originária de nosso país. Apesar disso não ser verdade – ela é uma fruta asiática – a banana é cultivada em todo o território brasileiro e também é comum nas mesas de muitas famílias. 

Por ser tão popular, muitos já conhecem as vitaminas da banana, mas vamos lembrar seus principais nutrientes:

  • Vitamina B
  • Potássio
  • Cálcio
  • Vitamina C
  • Vitamina A
  • Fibras
  • Betacaroteno

Algo interessante é que a banana possui três tipos de açúcares: sacarose, frutose e glicose. E é por isso que o sabor dela é tão docinho e gostoso

Aliás, temos muitas variações dessa fruta, como: banana da terra, prata, caturra, etc. A principal diferença dessas variações está no índice calórico e na composição dos nutrientes presentes em cada uma delas. Mas, em geral, as informações que daremos a seguir se adequam a todas essas categorias da fruta. 

Aliás, quais são os benefícios da banana para os cachorros? 

Se você já ouviu que são inúmeros os benefícios da banana para nós humanos e isso é também verdade para nossos melhores amigos caninos.

O primeiro deles é o fortalecimento ósseo que ocorre pela grande presença de potássio e cálcio na fruta.

Em segundo lugar, o sistema sanguíneo dos animais agradece. Isso porque a presença de Vitamina B6 e magnésio na fruta são grandes aliadas para o equilíbrio do sistema imunológico e do sistema nervoso dos cachorros.

Outro benefício da banana para os cães é a energia que ele oferece, já que é uma fonte saudável de carboidratos para os animais. 

Por fim, a banana é uma ótima reguladora do intestino do seu animal, especialmente quando ele está com problemas de diarreia pontuais ou crônicos.

Mas, o que você precisa saber ao decidir oferecer a banana para o seu cachorro?

Entre as poucas contraindicações que a banana possui, estão os casos de obesidade canina e diabetes. Isso porque, por possuir sacarose, frutose e glicose, o índice glicêmico da banana é elevado, prejudicando casos de glicose alta ou até mesmo diabetes. 

Por consequência, é preciso ter atenção aos animais com obesidade quando você oferecer a fruta: não precisa cortar da dieta, mas fique atento às quantidades. 

A hora da verdade: então, cachorro pode comer banana?

É fácil entender porque a resposta dessa pergunta é sim! A banana alia os benefícios naturais com o sabor muito aceito pelos animais. Essa combinação é muito benéfica à saúde dos peludos. 

Entretanto, se o seu cão não gostar da banana, não force para que ele coma, ok? Isso é natural, afinal cada animal tem um paladar diferente. Isso não quer dizer que ele terá deficiência de nenhum nutriente, já que você pode oferecer outras frutas, legumes ou verduras.

O ideal é apresentarmos esses alimentos para o cachorro quando ele ainda é filhote. Isso mesmo, quanto antes introduzir a banana na alimentação do seu cãozinho melhor. O cachorro filhote pode comer banana, porém é importante fazer essa introdução de modo lento, para que o seu cachorro não tenha nenhum problema seja com a aceitação, ou mesmo com a adaptação intestinal.

Só não se esqueça de avisar o veterinário responsável por seu animal que você vai incluir a fruta na dieta de seu animal. Certamente, é importante que ele tenha uma visão completa da saúde dele e apenas ele irá direcionar seu cão de forma personalizada. 

Guia prático: Saiba algumas informações práticas para incluir a banana na dieta de seu animal. 

Você pode também gostar deste post: Cachorro pode comer ovo? Mesmo que seja ovo cru?

1- Formas de apresentação 

É preferencial que você ofereça a banana natural, com ou sem casca, de preferência picada, para evitar que seu cão engasgue. 

E você sabia que a banana é um ótimo ingrediente para as receitas indicadas para os cães? O Clube dos Bichos produziu um ebook em parceria com a veterinária Lívia Dias com receitas naturais para petiscos e a banana está presente biscoitos doces e até mesmo gelatos! Aqui você adquire seu exemplar e aprende novas formas de apresentação da fruta para o seu cão. 

Mas cachorro pode comer banana da terra também?

Claro, a banana da terra não possui nenhuma contra indicação adicional para a inclusão na dieta de nossos melhores amigos, certamente seu cachorro pode comer banana da terra e vai ficar muito feliz quando receber esse agrado!!!

Cachorro pode comer casca de banana?

A casca dos alimentos normalmente possuem muitas fibras e certamente outros nutrientes interessantes para os nossos animais. Com a banana não poderia ser diferente!!!

cachorro-pode-comer-casca-de-banana

O cachorro pode comer a casca da banana, ela é uma excelente fonte de fibra para os nossos amigos peludos. Mas, tome cuidado!!! Inicialmente, forneça em pequenas quantidades pois para cães não adaptados uma grande quantidade de casca de banana faz com que o cãozinho tenha diarreia.

Banana com canela pode?

Uma dúvida interessante com relação à apresentação das frutas, verduras e legumes é a possibilidade de utilização de condimentos e especiarias. Em geral, é melhor evitar esses itens, mas o caso da canela com a banana é um pouco diferente. 

Aliás, a canela harmoniza muito bem com a banana e realça seu sabor e, para a felicidade de nossos bichinhos, ela não é tóxica para os animais e ainda possui diversos benefícios! Ela é boa para a circulação e para o sistema imunológico dos peludos.

Mas atenção à quantidade: em excesso ela pode fazer mal aos animais, então prefira apenas dar “uma pitadinha” do condimento na banana quando for oferecê-la.

Posso dar banana com aveia para o meu cachorro?

A banana com aveia é uma combinação super saudável, seja para nós humanos ou mesmo para nossos cachorros. Assim, os cães se beneficiam de todas as excelentes propriedades que a junção desses dois alimentos naturais super saudáveis trazem para a nutrição de nossos melhores amigos.

Aliás, o ebook de petiscos naturais do CLUBE DOS BICHOS, inclusive, traz algumas excelentes receitas utilizando banana com aveia. Quer conhecer mais e colocar a mão na massa pela saúde de seu filhotinho? Clique aqui e adquira o seu exemplar.

2- Frequência 

É difícil precisar a frequência ideal para oferecer a banana aos animais, pois isso vai depender das características alimentares do seu cãozinho hoje. 

Mas, de modo geral, animais de grande porte podem receber de 3 a 5 porções por dia, enquanto animais de pequeno porte podem ingerir de 1 a 3 porções. 

Ademais, confirme com o veterinário responsável por seu pet a porção ideal para seu animal. 

3- Mas quando oferecer banana para o seu cachorro?

Uma dica bacana é você usar a banana em momentos de treinamento e de brincadeiras de seu cachorro, assim ela funcionará como uma deliciosa recompensa. 

Apenas evite dar a fruta ao seu animal perto das refeições maiores do dia dele, para não dificultar seu apetite. 

4- Quando evitar o uso da banana para o seu cão?

Assim como você pode utilizá-la como aliada em problemas como a diarreia, evite oferecer a banana quando seu bichinho estiver sofrendo com prisão de ventre, já que a tendência é a fruta obstruir ainda mais as fezes. 

E você, já resolveu incluir a banana na dieta de seu animal? Esperamos que você tenha esclarecido todas as dúvidas com nosso conteúdo de hoje! Caso ainda tenha dúvida sobre os alimentos que cachorro pode comer, é só nos enviar pelo instagram ou aqui nos comentários! 

Aproveite e confira aqui se seu animal pode também comer maçã, outra fruta amada pelos animais. Esperamos você na próxima postagem. Até lá!

Siga o CLUBE DOS BICHOS no InstagramFacebook YouTube. Um abraço e até a próxima!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Couto, H. P. e Corte Real, G. S. C. P.. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Aprenda Fácil Editora. 2019

França, J.. Alimentos convencionais versus naturais para cães adultos. Tese de Doutorado. 2009.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: