Fique conectado

Alimentação

Cenoura para cachorro: uma boa escolha?

Saiba mais sobre o tubérculo e as vantagens que ele oferece para a saúde de seu cão.

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

cenoura-para-cachorro

Saber se cenoura para cachorro é bom está incluída em um dos itens mais importantes quando falamos sobre saúde canina, a alimentação e a rotina de refeições dos animais.

A correta alimentação determina o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio necessário de nutrientes fundamentais para a saúde de seu animal. Por ser extremamente importante, muitos tutores têm dúvidas sobre o que pode ser oferecido e o que não pode. Uma dessas dúvidas é: cachorro pode comer cenoura crua ou cozida? E se existem benefícios em dar cenoura para nossos cães.

Hoje o Clube dos Bichos vai te mostrar um pouquinho mais sobre esse legume que muitos cães adoram, os benefícios da cenoura, bem como os cuidados na hora de ofertá-la.

Aliás, esse conteúdo faz parte de uma série sobre alimentação e ingredientes benéficos à saúde de seu animal. Então vamos lá!

Mas, para quê serve a cenoura?

A maioria dos brasileiros é acostumada a usar cenoura na dieta por conta de seus benefícios à nossa saúde. E não é para menos: uma xícara de cenoura picada, por exemplo, fornece a um humano adulto a dose diária recomendada de vitamina A! Muito potente, não é mesmo? 

A cenoura é um tubérculo que, além da vitamina A, é rica em vitaminas do complexo B, C, E, K, além de fibras, potássio e manganês. Muitas pessoas conhecem apenas a cenoura laranja, mas ela também pode ser amarela, branca, vermelha e até mesmo roxa!

Na raíz também encontramos ferro, cálcio e sais minerais. Ela também possui uma alta concentração de betacaroteno, um antioxidante que combate o envelhecimento celular. Por isso, a sabedoria popular está certa em considerá-lo um ingrediente tão poderoso e indispensável!

Aliás, quais são os benefícios da cenoura para cachorro? 

A alta concentração de betacaroteno, que quando ingerido se transforma em vitamina A, traz diversos benefícios para os animais. Mas a cenoura é bom para quê?

Esse nutriente contribui na melhora da visão dos cães, na viscosidade da pele e até mesmo no fortalecimento dos ossos de nossos amigos. Por fim, ele também auxilia em relação ao aumento da imunidade dos pets. 

caes-podem-comer-cenoura

A cenoura também é uma aliada na regulação dos sistemas digestivo, nervoso e na coagulação sanguínea de seu animal, pois, por conter antioxidantes, ela contribui para o retardamento do envelhecimento precoce das células. 

Por fim, o tubérculo é muito interessante para o metabolismo de seu animal, além de ter um baixo valor calórico.

Você pode também gostar deste post: Cachorro pode comer batata doce?

Mas a cenoura traz algum mal para a saúde dos cães? 

No geral, não. Mas alguns casos clínicos merecem atenção, pois a cenoura pode trazer malefício. Portanto, o recomendado é não oferecer a cenoura quando seu animal apresentá-los. São eles: 

  • Excesso de peso: Por ser lipossolúvel, a vitamina A é facilmente dissolvida na gordura. Cães mais gordinhos tendem a não conseguir absorver essa vitamina presentes na cenoura e por isso podem ter uma hipovitaminose.
  • Diabetes canina: apesar de não ter alto valor calórico, a cenoura possui alto teor glicêmico, isso é, tem alta concentração de açúcares. Se seu cãozinho for diabético, evite esse ingrediente. 

Por fim, um quadro que merece ser comentado é o de cegueira canina ou outros problemas de visão já diagnosticados.

O fato é que sim, a cenoura é uma grande aliada na prevenção de doenças e males oculares mas, infelizmente, ela não funciona como um remédio quando esses casos já foram constatados.

Você não precisa parar de oferecer a cenoura para o seu amigo peludo, só não espere que eles melhorem apenas com a ingestão do tubérculo, ok?

Veredito: Cachorro pode comer cenoura?

Não tenha dúvidas, a resposta é sim!

Então, você pode incluir na dieta do seu cão sem medo! Mas vamos te lembrar sobre alguns cuidados.

cenoura-para-cachorro

O primeiro é que você não deve basear toda a dieta de seu cão na cenoura. Como já dito, a cenoura tem açúcares que, em demasia, aumentam a concentração de glicose no sangue do seu cachorro, o que não é desejável.

A cenoura é considerada um verdadeiro coringa dos alimentos naturais, já que os cães adoram todas as suas formas de apresentação. Porém, se você já tiver tentando dar algum snack de cenoura para o seu animal e ele não gostou, não force.

Ele pode não ter se adaptado ao gosto, ao cheiro ou pode apenas não ser do agrado dele. Mesmo com tantos benefícios, ela não é indispensável. Procure ofertar outros alimentos liberados e agrade seu melhor amigo dessa maneira. 

Por fim, o acompanhamento médico é sempre indispensável. Não hesite em contar ao médico veterinário responsável por seu amigo que você adicionou este alimento em sua dieta. Essa conversa é fundamental para que ele te oriente em relação à saúde de seu cão. 

Como oferecer cenoura para cachorro?

Uma das grandes vantagens da cenoura é a variedade de formas de apresentação que ela nos dá. 

A primeira é in natura, cenoura crua, e sim o cachorro pode comer cenoura crua!

Certamente essa é uma excelente forma de oferta se o seu cão apresentar mau hálito, na medida em que ele rói o tubérculo, acaba por fazer uma limpeza natural dos dentes.

A cenoura também pode ser cenoura cozida, na água ou no vapor, e ser ofertada picada. Dessa forma, você evita que ele se engasgue. 

E os snacks de cenoura também fazem sucesso com os amigos de quatro patas. Conte com todos os benefícios da cenoura crua e cozida no ebook produzido pelo Clube Dos Bichos em parceria com a médica veterinária Lívia Dias, nós te ensinamos três receitas – entre biscoitinhos e um palitinho de carne – que levam o tubérculo. Acesse o link e adquira o seu!

cenoura-beneficios-para-cao

Com que frequência posso dar cenoura para cães?

Não há uma frequência ideal de oferta, mas, se o seu objetivo é oferecer snacks que complementem a dieta com ração, ofereça no máximo 3 vezes ao dia

Vale lembrar que cães de pequeno porte podem receber entre 2 a 3 porções de snacks por dia, enquanto cães de grande porte já podem receber de 3 a 5 porções. 

Por fim, você pode também utilizá-la como bonificação no adestramento ou em momentos de divertimento com seu cão. Só evite oferecer perto das refeições maiores.

Você pode também gostar deste post: Cachorro pode comer ovo? Mesmo que seja ovo cru?

Então, em quais momentos é ideal você oferecer cenoura para seu cachorro? 

Além de todos os benefícios que já citamos, se sua cadela estiver grávida, pode apostar na cenoura como um grande aliado. Ela aumenta o volume sanguíneo e ajuda na produção de leite, questões importantes para a gravides. 

Agora se seu pet for um filhote, é a saúde bucal dele que pode ser auxiliada com a cenoura. Isso porque o nascimento dos dentes de leite gera coceira e desconforto para os pequenos, o que é aliviado quando ele fica roendo a cenoura. 

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite também para saber mais sobre a ingestão de batata doce para seu cachorro e aprenda a como melhorar a qualidade de vida do seu pet através da alimentação!

Siga o CLUBE DOS BICHOS no InstagramFacebook YouTube. Um abraço e até a próxima!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).


Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências Bibliográficas:

Couto, H. P. e Corte Real, G. S. C. P.. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Aprenda Fácil Editora. 2019

França, J.. Alimentos convencionais versus naturais para cães adultos. Tese de Doutorado. 2009.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: