Fique conectado

Alimentação

Cachorro pode comer batata doce?

Entenda as propriedades e os benefícios do tubérculo na dieta do seu cão.

Publicado

em

cachorro-pode-comer-batat-doce

Seja no adestramento, como parte da dieta ou até nos momentos de lazer, não há dúvidas: os pets amam snacks bem gostosos. E, quando eles são feitos a partir de alimentos naturais, é melhor ainda. Mas será que cachorro pode comer batata doce?

Muitos tutores ainda têm dúvidas a respeito dos alimentos que podem ser oferecidos aos cães. Por isso hoje, você confere tudo sobre a oferta de batata doce para cachorro, os benefícios do alimento e muito mais.

Esse texto faz parte de uma série de conteúdos que o Clube dos Bichos preparou sobre itens de alimentação que geram dúvidas nos donos de cães. Vem com a gente!

Propriedades da batata doce.

A batata doce é um tubérculo que está no grupo dos carboidratos. Ela é conhecida por ser um ingrediente altamente nutritivo, sendo um dos carboidratos mais saudáveis. Além disso, é rica em vitamina A, vitamina C, fibras, vitaminas do complexo B, manganês e até ferro. 

O tubérculo é famoso entre os humanos especialmente em dietas que visam emagrecimento ou aumento de massa muscular. Isso porque ela tem baixo índice calórico, valor glicêmico médio e muitas fibras. Por isso, muitas vezes ela é vista como uma alternativa saudável em relação à batata inglesa.

Vale lembrar que temos uma gama de tipos de batatas doce. Ela pode ser laranja, branca, marrom ou roxa, dependendo de sua variedade.

cachorro-comendo-batata-doce

Benefícios em dar batata doce para cachorro.

Sendo tão saudável assim, já podemos imaginar que sua ingestão oferece vários benefícios aos nossos cães. Por ser rica em antioxidantes, o cachorro pode comer a batata doce para ajudar no retardamento do envelhecimento. 

Também possui potencial anti-inflamatório, bem como melhora os níveis de açúcar no sangue e auxilia na saúde do coração. 

Conhecida como aliada dos humanos na perda de peso e nos benefícios para a massa muscular, o carboidrato da batata doce também é uma ótima pedida se o seu cãozinho, pois ajuda a nutrir e regular o metabolismo deles também. 

Por fim, a batata doce auxilia no fortalecimento do sistema imune e pode ajudar em relação aos níveis de estresse do seu melhor amigo.

Você pode também gostar deste post: Cachorro pode comer pipoca?

Cuidados para oferecer batata doce para seu cachorro.

Por ser um carboidrato, a batata doce é rica em açúcar que, em excesso, pode fazer mal à saúde de seu cão. Quando não aliada à uma vida ativa, o consumo exagerado pode contribuir com casos de diabetes canina e de obesidade canina

Caso o seu animal já seja diabético evite fornecer batata doce para ele, certamente o ideal para o seu caso será a orientação do médico veterinário do seu animal.

Outro problema que a batata doce pode gerar quando ofertada em excesso são males digestivos pontuais, como diarréia, vômito e desconforto abdominal em seu cãozinho.

cachorro-pode-comer-batata-doce

Veredito final: Então, cachorro pode comer batata doce? 

A resposta é sim! Certamente muito nutritivas e bem aceita pelos cães, esse é um ingrediente que pode ser inserido sem medo na rotina alimentar de seu melhor amigo. 

Mas é sempre bom ficar atento a alguns pontos: 

  • A dieta de seu animal jamais deve se basear apenas em um ingrediente e, portanto, no caso da batata doce, o consumo em porções exageradas pode trazer malefícios, como causar o desbalanceamento nutricional em seu cachorro.
  • Não force seu cachorro a comer nada que ele não goste. Apesar de ser um vegetal ótimo para a saúde e geralmente fazer a alegria dos pets, pode ser que o seu animal não goste, seja pelo gosto doce ou muito forte. Não se incomode e procure outro ingrediente saudável que seja agradável ao paladar dele. 
  • Mas antes de incorporar a batata doce ou qualquer outro alimento na dieta de seu cão, não esqueça de avisar o médico veterinário nutrólogo responsável por ele. Aliás, o acompanhamento profissional é fundamental para a manutenção da saúde de seus animais.

Aliás, como oferecer a batata doce ao seu cão.

Formas de apresentação.

O primeiro ponto que deve ser observado na hora de oferecer esse tubérculo ao seu pet é que ele jamais deve ser dado cru. Nessa apresentação, os cães têm dificuldades para absorver todos os seus nutrientes, o que pode causar problemas digestivos e até mesmo intoxicações alimentares.

Por isso, crua jamais, ok? 

Sendo assim, uma das possibilidades é cozinhar a batata doce na água ou no vapor, esperar esfriar e oferecê-la em fatias ao seu cão. Mas lembre-se de não adicionar nenhum tempero, até mesmo o sal está proibido na hora do preparo.

Você também pode optar por levá-la ao forno ou na airfyer, o resultado fica excelente e saudável. 

Mas, se sua intenção é oferecer snacks apetitosos para seu melhor amigo, a gama de possibilidades são extensas! Você pode preparar um purê ou até mesmo um escondidinho para seu cão. 

O Clube dos Bichos, em parceria com a veterinária especializada em nutrição animal Lívia Dias preparou um e-book com diversas receitas de snacks para seu pet. A batata doce aparece em duas dessas receitas, super simples e fáceis de preparar. Adquira seu e-book aqui

batata-doce-para-caes

Mas com que frequência o cachorro pode comer batata doce?

Se você, enquanto tutor, optou por oferecer apenas uma dieta natural para o seu cão, a batata doce certamente irá entrar como parte das receitas oferecidas a ele durante o dia a dia, conforme orientação da dieta específica do médico veterinário nutricionista do seu cão.

Agora se seu cachorro vai comer ração, portanto não tem um veterinário nutricionista específico para elaborar a dieta do seu cão, saiba que em média você pode dar entre 2 a 3 porções de snacks por dia para cães de pequeno porte, enquanto cães de grande porte já podem receber de 3 a 5 porções.

Para a oferta da batata doce para o seu cachorro como forma de snacks, você pode utilizar a estratégia descrita abaixo:  

Procure espaçar as porções de batata doce durante a semana, evitando oferecer apenas esse tubérculo para o seu pet, principalmente muito perto das refeições maiores (ração). Assim, fazendo esse manejo alimentar e dos tipos de petiscos, você consegue diversificar ao máximo a variedade dos snacks saudáveis que seu cãozinho irá comer.

Você pode também gostar deste post: Cachorro pode comer ovo? Mesmo que seja ovo cru?

Quando devo dar batata doce para cachorro?

Além das porções e da rotina de alimentação já programada, a batata doce pode ser uma grande aliada em alguns casos. 

Um deles é se seu cão estiver com algum problema intestinal, como prisão de ventre, ou até mesmo diarreias. Por ser rica em fibras, o alimento pode ajudar na recuperação de seu melhor amigo. 

Além disso, por ser rico em água e nutrientes, o tubérculo pode ser oferecido em maior frequência em casos de desidratação.

Só não exagere nas porções e não hesite em procurar um veterinário para saber a causa desses males. 

Por fim, vale lembrar que os snacks também podem ser oferecidos como forma de bonificação ou auxiliar nos processos de adestramento. Se seu animal gostar do tubérculo, você pode apostar nele também nesses momentos!

Quando evitar a batata doce para seu cão.

A batata doce deve ser evitada em casos de obesidade canina, alta de glicose, diabetes, entre outros problemas de saúde. Isso porque, por ter alta concentração de carboidratos e glicose, pode agravar esses casos. 

E aí, gostou desse conteúdo? Agora você pode oferecer batata doce com tranquilidade ao seu cão! 

Aqui, falamos também sobre os benefícios e cuidados da inserção de cenoura na dieta de seu melhor amigo. Vem conferir!

Siga o CLUBE DOS BICHOS no InstagramFacebook YouTube. Um abraço e até a próxima!


guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).


Cofundador da plataforma Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cofundador da Plataforma Clube dos Bichos.


Referências bibliográficas:

Couto, H. P. e Corte Real, G. S. C. P.. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Aprenda Fácil Editora. 2019.

Takahashi, A. V.. Batata doce (ipomoea batatas) como fonte de amido em alimentos extrusados para cães. Dissertação – FCAV. 2020.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: