Fique conectado

Alimentação

Cachorro pode comer ovo? Mesmo que seja ovo cru?

Livia Dias

Publicado

em

“Doutora, meu cachorro pode comer ovo?”

A resposta fácil seria SIM, ovo faz bem para cachorro. Mas cuidado, nem todas as formas de fornecimento são benéficas aos cães.

O ovo sempre esteve na mídia gerando diversas controvérsias na alimentação humana. Então, é normal que os tutores que desejam oferecer Alimentação Natural (AN) para seus animais também tenham essas dúvidas.

Assim, sempre surgem perguntas sobre o fornecimento de ovos crus ou cozidos, com ou sem cascas, se os cães podem comer a gema do ovo ou só a clara.

Ou seja, questões muito parecidas com as da alimentação para humanos também são frequentes em nossos consultórios.

Portanto, vamos saber tudo neste post de hoje. Boa leitura!!!

caes-comem-ovo

Os ovos são uma fonte proteica de altíssima qualidade e digestibilidade. É a proteína mais biodisponível que há, ou seja, a mais bem absorvida e aproveitada pelo organismo dos nossos amigos caninos.

Proteínas do ovo:

A clara possui grande quantidade de albumina, proteína essencial para a regulação da viscosidade do sangue.

Ela contribui para a manutenção do pH, transporte hormonal e transporte de nutrientes, como cálcio, gorduras e magnésio.

Essa proteína é também importante para o processo de ganho e reconstrução da musculatura.

Minerais:

O ovo é também fonte de selênio, um mineral com alto poder antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Além disso, o selênio fortalece e melhora o funcionamento do sistema imunológico e atua na prevenção e combate às infecções virais.

Ademais, esse mineral participa das atividades endócrinas tireoidianas, ajudando a converter o hormônio T4 em sua forma ativa, o hormônio T3.

O ovo contém ainda enxofre, que também age como antioxidante e é importante para a saúde da pele, unhas e pelos, pois ajuda na produção de colágeno e queratina.

Vitaminas presentes no ovo:

A gema do ovo é um importante reservatório de colina e luteína. A colina é uma vitamina essencial para o bom funcionamento do cérebro, coração, músculos e membranas celulares.

Ela também protege o fígado, dificultando o acúmulo de gordura e colesterol sobre os tecidos desse órgão tão importante.

A luteína é conhecida por proteger os olhos e a visão. É o principal antioxidante presente nas membranas oculares (retina e mácula) e, além disso, previne a degeneração macular e outras doenças que prejudicam a visão, como a catarata e até mesmo o câncer.

Quer saber mais sobre as vitaminas essenciais para o seu melhor amigo? Clique aqui e veja quais as 12 vitaminas essenciais para os cães.

Então, cachorro pode comer ovo de codorna também?

Os ovos de qualquer espécie de ave são comestíveis e podem ser oferecidos ao cão.

caes-podem-comer-ovo

Sendo assim, fique à vontade para escolher e até mesmo variar entre ovos de galinha, pata, codorna, perua… todos são excelentes escolhas para seus animais.

Assim como a pipoca, o ovo de codorna é uma comida muito apreciada pelos seres humanos e por nossos cães.

E a casca do ovo, cachorro pode comer também?

A casca do ovo é riquíssima em cálcio e pode ser oferecida aos animais. O ideal é incluir na forma de farinha (quanto mais fina, melhor é absorvida e aproveitada).

pode-dar-ovo-p-cachorro

O cálcio é um mineral imprescindível para a produção e a manutenção dos ossos e dos dentes, além de ter papel essencial na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos.

E a membrana da casca do ovo, os cães podem comer?

Do ovo, a gente pode aproveitar tudo!

A membrana da casca o ovo, aquela fina película que envolve internamente a casca, possui substâncias que beneficiam a saúde das articulações, como, por exemplo: colágeno, glucosamina, condroitina e ácido hialurônico.

O colágeno é a proteína mais encontrada no corpo. Está presente na pele, ossos, músculos e tendões. Ele é responsável por dar elasticidade e força para essas partes do corpo.

clara-de-ovo-cao-doente

Por sua vez, a glucosamina é responsável pela redução da inflamação e, consequentemente, da dor das articulações.

Da mesma forma, atua na reparação das cartilagens do corpo do cachorro.

A condroitina, de forma similar, inibe o desgaste das cartilagens e estimula a produção do líquido sinovial, responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso.

Por fim, o ácido hialurônico é um componente importante do líquido sinovial e oferece às cartilagens os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde, ajudando na recuperação de processos inflamatórios.

Então, SIM!!! A casca de ovo para cachorro e a sua membrana interna também são benéficas.

E o colesterol presente na gema? É prejudicial à saúde dos cães?

Quando pensamos em colesterol, quase imediatamente fazemos a sua associação a algo prejudicial à saúde.

Mas saibam que o colesterol é uma gordura necessária para o organismo e desempenha muitas funções importantes, como a produção de hormônios, digestão de gorduras, produção da bile e estruturação da membrana das células.

Os cães metabolizam a gordura diferentemente de nós e, por isso, não acumulam as placas gordurosas nas artérias. Assim, não desenvolvem doenças como a aterosclerose.

Além disso, níveis elevados de colesterol nos animais são incomuns e, quando aparecem, geralmente são consequência de algum problema de saúde e não da alimentação.

Pois bem, como você pode dar ovo para cachorro (tipos de preparo)?

Cachorro pode comer ovo cozido?

Os ovos podem ser cozidos em panela com água até que a clara fique firme. Se possível, deixe a gema mais mole, pois quanto menor o tempo de cozimento, menor a perda dos nutrientes do ovo.

Assim, fique tranquilo!!! Você pode dar ovo cozido para cachorro.

ovo-cru-para-cao

Cães podem comer ovos mexidos?

O ovo também pode ser preparado mexido (em uma boa panela antiaderente), mas atenção, nada de acrescentar óleo, manteiga ou qualquer outro tipo de gordura.

Isso porque, quando aquecidos, óleos e gorduras podem liberar substâncias nocivas para o organismo.

Da mesma forma, nunca acrescente sal ou tempero ao ovo preparado.

Cachorro pode comer ovo frito?

Cuidado!!! Esse é o único tipo de fornecimento proibido para os cachorros. Pois para fazer fritura é necessário aquecer o óleo ou a gordura e estes alimentos liberam substâncias tóxicas para o organismo quando em altas temperaturas.

cachorro-pode-comer-ovo-cozido

Assim, o ovo faz mal para cachorro quando frito. Utilize as outras forma de preparo.

Cachorro pode comer ovo cru?

Essa é uma pergunta comum e, em geral, os tutores relatam medo quanto à contaminação do ovo pela salmonella, bactéria muito comum nas intoxicações alimentares humanas.

Todavia, a salmonella é um habitante comum do trato gastrointestinal dos cachorros.

Cães tem contato frequente com chão, lixo, grama e fezes de outros animais e, certamente, acabam se expondo à salmonella.

Assim, esse contato habitual faz com que os animais saudáveis (imunologicamente competentes) desenvolvam resistência a essa bactéria.

É importante lembrar que as claras cruas contêm um antinutriente chamado avidina, uma proteína que impede a absorção da biotina, uma vitamina do complexo B.

Entretanto, isso se torna um problema apenas se o animal tiver o costume de consumir rotineiramente a clara crua, sem a gema.

A gema de ovo para cachorro contém grande quantidade de biotina, e, por isso, contrabalanceia a presença da avidina da clara, evitando a deficiência vitamínica.

Dica!!! Atenção: O cozimento da clara destrói completamente o antinutriente avidina.

Assim, o “ovo cru faz mal para cachorro” é um dos grandes mitos sobre o tema.

Ovo cru cura cinomose e parvovirose?

Vamos abrir um parêntese aqui nessa parte do post para informar que é um mito, ou seja, uma informação absolutamente incorreta de que o ovo, seja ele em qualquer tipo de preparo, possa atuar na cura de cinomose ou de parvovirose canina.

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que essas duas doenças são comuns em animais não vacinados.

Em segundo lugar, referidas doenças são causadas por vírus e o tratamento é realizado após minuciosa avaliação clínica realizada pelo médico veterinário e requer tratamento medicamentoso rigoroso.

Portanto, estejam certos, tutores e amantes dos animais, o ovo não irá curar o seu cão, pois essas são doenças muito graves e o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário de sua confiança para avaliação. (fechando o parêntese)

Quantos ovos oferecer para o meu cachorro comer?

Na alimentação natural (AN), o uso do ovo é muito comum e eu costumo acrescentar ovos cozidos na dieta dos meus pacientes pelo menos 2 dias por semana. Mas, ovos crus eu recomendo até, no máximo, dois dias por semana.

Em suma, a quantidade de ovo a ser oferecida depende do peso, estilo de vida e saúde do animal.

Por ser uma excelente fonte de proteína, ele substitui uma fração da carne oferecida nas refeições e, assim, a quantidade de ovo a ser oferecida dependerá também da quantidade de carne presente na dieta do animal.

Além disso, o ovo pode ser dado ao seu cachorro como petisco.

Eu sugiro oferecer ¼ do ovo de galinha ou 1 ovinho de codorna para cães pequenos, ½ ovo de galinha ou 2 ovos de codorna para cachorros médios e um ovo de galinha ou 5 ovos de codorna para cães grandes, duas vezes por semana.

Aqui neste E-book de minha autoria em parceria com o Clube dos Bichos, você poderá contar com 30 saborosas receitas de Petiscos Saudáveis desenvolvidas especialmente para seu melhor amigo.

Ovos orgânicos x ovos convencionais

Primeiramente, é preciso lembrar que as aves criadas em granjas produtoras de ovos passam por intenso e contínuo estresse devido ao confinamento.

Ademais, elas se alimentam com rações produzidas com produtos transgênicos e recebem altas doses de antibióticos e medicamentos que estimulam o seu crescimento.

cachorro-pode-comer-ovo

Em contrapartida, o ovo orgânico é produzido de forma natural, por aves que vivem livres e sem estresse.

Elas se alimentam de ingredientes cultivados sem agrotóxicos, fertilizantes e transgênicos, assim como não recebem antibióticos e/ou medicamentos indutores de crescimento.

Por essa razão, se possível, compre ovos orgânicos, pois eles são mais saudáveis e nutritivos e ainda contêm menos substâncias químicas e toxinas.

E lembre-se sempre!!! Ovo é bom para cachorro!!!

Obrigado pela leitura e aproveite para ler outros artigos de minha autoria sobre alimentação natural (abaixo).

dar-ovo-cru-para-caes

VEJA TAMBÉM


Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Alimentos que o cachorro e o gato não podem comer!!! [11 Alimentos Tóxicos]

Cachorro gordo: quais os riscos e como resolver o problema da obesidade canina.


clube dos bichos

Drª. Lívia Dias


Médica veterinária graduada pela UFMG, em 2007, atuando desde então com clínica médica de cães e gatos. Especialização em clínica cirúrgica em 2015.
Trabalha com nutrição de cães e gatos, com enfoque na alimentação natural, desde 2016.

Site: liviavet.com.br
Instagram:
@livia-diasliviadias_alimentacaonatural
E-mail:
liviavet@gmail.com


Referências bibliográficas:

Medeiros, F. M.; Alves, M. G. M.. QUALIDADE DE OVOS COMERCIAIS. REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME, 2014. (acesso em 25/08/2020)

Mazzuco, H.. OVO: ALIMENTO FUNCIONAL, PERFEITO À SAÚDE. Embrapa Suínos e Aves. (acesso em 24/08/2020)

Maciel, B. M., et al. Ocorrência de sorotipos exóticos de Salmonella encontrados em cães assintomáticos nos distritos do município de Ilhéus / BA – Brasil. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 2004 (acesso em 24/08/2020)

Milbrandt, B. G., et al. Casca de ovo como fonte de cálcio para humanos: composição mineral e análise microbiológica. Ciência Rural. 2015 (acesso em 23/08/2020)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: