Fique conectado

Alimentação

Alimentos que o cachorro e o gato não podem comer!!! [11 Alimentos Tóxicos]

Livia Dias

Publicado

em

comida-toxica-cachorro

Muitos tutores tem o hábito de dividir comidas gostosas com seus animais. Entretanto, eles nem imaginam que, muitas vezes, mesmo aquelas comidas que sabidamente fazem bem à nossa saúde, na verdade, podem prejudicar gravemente seus animais, pois são alimentos que cachorro e gato não podem comer.

É preciso ter muito cuidado na escolha do que oferecemos aos nossos animais, pois somente assim teremos certeza de fornecer os alimentos adequados para o cachorro ou o gato.

É importante consultar sempre o médico veterinário de sua confiança antes de dividir petiscos com o seu melhor amigo.

Então, quais os alimentos que meu cachorro e meu gato não podem comer?

1. Uva e uva passa: Porque meu cachorro não pode comer esses alimentos?

alimentos cachorro e gato não podem comer

A uva e a uva passa são alimentos tóxicos para cães. A causa da toxicidade da uva para cachorro ainda é desconhecida, no entanto, essa fruta deliciosa e doce é capaz de provocar insuficiência renal aguda e severa nos cães.

E ela é considerada um alimento tóxico para gatos também?

Acredita-se que a uva também seja prejudicial aos gatos, todavia, ainda não há estudos que definam com total clareza os efeitos adversos nessa espécie.

2. Carambola: É um alimento tóxico para o meu gato ou o meu cão?

alimentos que o cachorro e o gato não podem comer

A carambola, por sua vez, é uma fruta rica em oxalato de cálcio. Essa substância, quando ingerida pelos animais, pode se depositar nos rins e provocar insuficiência renal aguda.

Portanto, é outro alimento que os cães e os gatos não podem comer.

A carambola também possui uma neurotoxina poderosa, a caramboxina. Essa substância, no momento em que chega ao sistema nervoso central, causa hiperexcitabilidade, convulsões graves ou até mesmo a morte do animal.

3. Cebola e acebolados:

A cebola possui um substância chamada n-propil dissulfito, que altera a hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigênio para todo o corpo) presente nos glóbulos vermelhos.

Alimentos que o cachorro e o gato não podem comer
Foto Original: Piqsels.

Essa alteração acarreta a destruição das células sanguíneas, provocando, assim, uma anemia grave.

A intoxicação causada por esse alimento tóxico para cachorros e gatos, se não tratada a tempo, pode ser fatal.

Os gatos são ainda mais sensíveis. Portanto, esse é um alimento que gatos não podem comer jamais. Os problemas hematológicos para essa espécie evoluem negativamente de forma ainda mais rápida.

# DICA DE OURO:

Tenha cuidado com produtos industrializados que contenham cebola, como, por exemplo, molhos de tomate, temperos, papinhas de bebês e salgadinhos. Frequentemente atendemos casos em que cães e gatos ingeriram esses alimentos tóxicos.

4. Macadâmia:

alimentos que o cachorro e o gato não podem comer

Seu princípio tóxico ainda é desconhecido, contudo, a ingestão de macadâmia pode causar vômitos, prostração, tremores, manqueira e até mesmo paralisia muscular temporária.

5.Chocolate e achocolatados: Esse é um clássico dentro do grupo de alimentos que cachorro e gato não podem comer.

Os componentes tóxicos presentes no chocolate são os alcaloides da família das metilxantinas: a cafeína e, principalmente, a teobromina.

Chocolates amargos e meio-amargos são os mais perigosos e tóxicos para os cachorros e os gatos, pois contêm uma quantidade maior dessas substâncias.

Contudo, apesar de os chocolates brancos apresentarem baixíssimas taxas de metilxantinas, eles também tem potencial tóxico.

alimentos que o cachorro e o gato não podem comer
Foto Original: freepik.

A teobromina e a cafeína estimulam o sistema nervoso central e o coração. Portanto, os quadros de intoxicação por chocolate podem causar vômito, diarreia, tremores, convulsões e arritmias, podendo levar até à morte.

Outro problema comum é o nosso amigo peludo apresentar inflamação no pâncreas devido ao alto teor de gordura dos chocolates. Assim, esses alimentos também estão fora dos que os cães e gatos podem comer.

6. Açaí: Muito saudável para humanos, mas é um alimento tóxico que cachorro e gato não podem comer.

alimento toxico açai

Assim como o chocolate, o açaí contém a substância tóxica teobromina.

Portanto, seu consumo pode causar sérios problemas gastrointestinais e prejudicar o coração e o sistema nervoso central dos cães e gatos.

7. Cafeína (café, chá, energéticos, entre outros):

Todos os produtos que apresentam em sua composição a cafeína devem ser abolidos da alimentação de cães e gatos.

Os efeitos da intoxicação domiciliar de cães e gatos por esse composto foi explicado no item “4. Chocolate e achocolatado“, sendo seus impactos observados principalmente no sistema nervoso central e no coração.

Portanto, nos animais que ingerem cafeína, são verificados os seguintes sintomas: aumento dos batimentos cardíacos, excitação e euforia, podendo evoluir para graves convulsões e morte.

alimento toxico
Foto Original: freepik.

8. Xilitol:

É um adoçante natural extraído das fibras de muitos vegetais, de alguns tipos de cogumelos, da casca de diversas árvores e de outros recursos de origem vegetal.

bolo

Ele é ingrediente de muitos alimentos industrializados (bolos, biscoitos, gomas e balas), produtos para higiene bucal (pastas de dente, enxaguantes bucais) e produtos da indústria farmacêutica (vitaminas, xaropes).

Ao consumir qualquer quantidade de xilitol, o pâncreas do animal libera insulina, um hormônio responsável por reduzir rapidamente os níveis de açúcar do sangue.

Uma vez que o animal ingere o xilitol, ele pode desenvolver os seguintes sintomas: vômito, cansaço, fraqueza, dificuldade em ficar em pé, tremores, convulsão e morte.

9. Semente de maçã e pera:

As sementes da maçã e da pera contêm ácido cianídrico, que no estômago se transforma em uma neurotoxina denominada cianeto.

O cianeto afeta o sistema nervoso central inicialmente estimulando-o e, depois, deprimindo-o.

Assim, nos animais que comem as sementes desses alimentos podemos observar os seguintes sintomas: náusea, vômito, diarreia, excitação, dificuldade respiratória, movimentos descoordenados, convulsão, coma e morte.

10. Abacate:

A folha, o caule, a casca e o caroço são partes do abacate que concentram grandes quantidades de persina, substância tóxica para os animais.

Os sintomas relatados são: vômito, diarreia e dificuldade respiratória.

abacate
Foto Original: Pixlr.

11. Bebida alcoólica:

Essa substância, que cães e gatos não podem consumir, possui uma rápida absorção no intestino dos animais.

Portanto, o álcool presente nas bebidas chega rapidamente à corrente sanguínea, gerando incoordenação motora, taquicardia e até morte.

cerveja

Os animais podem apresentar quadros de gastrite, úlcera e também insuficiência renal.

Por fim, é importante alertar toda a família com relação à forma correta de alimentar os gatos e os cães, para que possam viver com o máximo de qualidade durante toda a vida.

Para isso, é essencial que saibamos quais alimentos o cachorro e o gato podem comer e quais são tóxicos para eles.


LEIA TAMBÉM:


Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referência Bibliográfica:

Fighera, R. A.; Souza, T. M.; Langohr, I.; Barros, C. S. L. Intoxicação experimental por cebola, Allium cepa (Liliaceae), em gatos. 2002

Peluso, E. M.; Tudury, E. A. Alimentos cotidianos tóxicos para cães e gatos. 2010.

Lira, R. N.; Lempek, M. R.; Sawada, S. E.; Marinho, P. V. T. Intoxicação por chocolate amargo em um cão – relato de caso. 2014.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Alimentos naturais na dieta dos gatos: como introduzir? – Clube dos Bichos

  2. Pingback: GATO PODE COMER MELANCIA? – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: