Fique conectado

Alimentação

CACHORRO PODE COMER RAÇÃO DE GATO? Será que faz mal?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Ter em sua casa ou apartamento um cachorro ou um gato é motivo de muita felicidade! Esses peludinhos trazem junto consigo muitos sorrisos e carinho. Contudo, se você tem a sorte de ter em sua casa cães E gatos, é certeza de diversão em dobro! Porém, algumas questões a serem resolvidas, como, por exemplo, o cachorro poder comer a ração do gato.

chiuaua-ração-de-gato

Se você é um desses felizardos que divide os dias com cãezinhos e bichanos, muito provavelmente já deve ter encontrado um deles surrupiando a comidinha do outro. Devido ao seu apetite guloso, certamente é mais comum que os cães sejam os “meliantes” desse tipo de “crime”. Mas será que comer ração de gato faz mal para o cachorro?

Quais as diferenças entre o cachorro, o gato e a comida que eles podem comer?

Devemos entender que, apesar de muito parecidos, biologicamente eles são bem diferentes. Estamos tratando de espécies distintas, que têm metabolismos e necessidades nutricionais próprias. Portanto, é necessário recordar a origem evolutiva dessas duas espécies.

Os cães são carnívoros oportunistas, ou seja, sua alimentação é baseada principalmente no consumo de carne, mas eles também apresentam capacidade de digerir e demonstram interesse em alimentos de origem vegetal.

Já os gatos são carnívoros estritos. Portanto, sua alimentação é baseada exclusivamente em carne, ingerindo uma quantidade muito pequena de gramíneas, com o objetivo de auxiliar o trânsito gastrointestinal.

cachorro-pode-comer-racao-de-gato

Assim, por conta dessa diferença metabólica, quando analisamos a composição das rações comerciais destinadas a cães e a gatos constatamos que elas são bem diferentes e por isso o ideal é não deixar o cachorro comer a ração de gato e vice-versa.

Mas se meu cachorro comer ração de gato, o que devo fazer? Será que faz mal?

É comum que o cão apresente interesse pela ração do gato quando eles compartilham o mesmo ambiente, pois a ração dos gatos apresentam sabores e aromas mais fortes e atrativos quando comparadas com a dos cachorros.

Assim, caso o cachorro coma a ração do gato de vez em quando não há grandes problemas. no entanto, quando isso se torna um hábito, o cachorro pode começar a apresentar problemas de saúde.

gato-racao

A ração dos gatos apresenta uma quantidade de gordura maior do que a recomendada para os cães. Se este passa a ingerir a ração do gato com frequência, há uma sobrecarga em seu sistema digestivo (principalmente no fígado) e, a longo prazo, esse animal pode engordar, apresentar problemas cardíacos, hepáticos, pancreáticos e renais, além de risco aumentado para desenvolver diabetes.

Então, como não deixar o cachorro comer a ração do gato?

Para evitar que seu cachorro coma a comida do gato, você pode:

  1. Colocar a ração do gato num lugar mais alto, assim o cachorro não consegue alcançar e evita o acesso do cão à ração. Além disso, será um novo estímulo também para seu gato;
  2. Estabeleça horários diferentes de alimentação para seus animais;
  3. Busque fazer uma “educação positiva”: ensine seu cachorro a responder ao seu comando e, desse modo, retribua com um petisco saudável e feito em casa.

NÃO TEM IDEIA DE COMO FAZER UM PETISCO!!! Então, deixamos aqui uma degustação do e-book do Clube dos bichos, que será lançado dia 18/05/2020, para você testar!!! Quer saber mais, acesse aqui.

RECEITA PRÁTICA – PET DANONINHO:

Ingredientes:Modo de Preparo:
1 inhame médio.
4 morangos maduros.
1 colher de sopa de iogurte natural e integral.
a. Cozinhe o inhame até que ele fique bem macio e reserve;
b. Lave os morangos e retire as folhas;
c. Em um liquidificador, junte todos os ingredientes e bata na velocidade alta até obter uma mistura homogênea;
d. Então, coloque em forminha de gelo, leve ao congelador por seis horas e ofereça ao seu cachorro ou gato.

Por fim, devemos ter paciência e muito carinho com nossos animais durante esse processo de educação e treinamento. Cuidar da alimentação deles é zelar pelo seu bem estar e sua saúde.

Você que tem cão e gato em casa, conta pra gente aqui do CLUBE como é a rotina de alimentação dos seu peludinhos!


LEIA TAMBÉM:


Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

CHOCOLATE FAZ MAL para cachorro e gato?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.



Referência Bibliográfica:

BORGES, F. M. O., NUNES, I. J. Nutrição e Manejo Alimentar de Cães na Saúde e na Doença. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG, EV-UFMG, Belo Horizonte N.1 1998, 103p

SILVA JÚNIOR, J. W.; LIMA, L. M. S.; SAAD, F. M. O. B. Fatores fisiológicos que interferem na digestão e aproveitamento do carboidrato em carnívoros domésticos. Revista Eletrônica Nutritime, v.3, n° 3, p.331-338, 2006.

RUIZ, D. C. A importância da nutrição do cão e do gato na senilidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2013.

SÁ, P. G. S. Criação e manejo de cães. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002.

MAIORKA, A. e OLIVEIRA, S. G. Alimentos em rações para cães e gatos. Anais Zootec 2007.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Cachorro pode comer pipoca? – Clube dos Bichos

  2. Pingback: Gato pode comer ração de cachorro ou faz mal? – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: