Fique conectado

Alimentação

CHOCOLATE FAZ MAL para cachorro e gato?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

cachorro e gato chocolate

Quem não gosta de um bom chocolate, não é verdade? Seja ele amargo, ao leite, branco ou com castanhas, um chocolate sempre vai bem. E quando seu cachorro ou gato também gosta… O que fazer?

Então…. quando você está comendo aquele delicioso chocolate e seu bichinho te olha com aquela cara de pidão, tenho certeza que você pensa: “Ah, só um pedacinho não tem problema!”.

Mas será que não tem problema mesmo dar só esse pedacinho?

Porque não pode dar chocolate para cachorro e gato?

O chocolate é um alimento produzido com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. É certamente muito palatável e atrai bastante o apetite dos animais, principalmente dos cães.

De fácil acesso durante todo o ano, mas de modo especial durante a Páscoa, é comum os nossos animais receberem ou pegarem pedaços de chocolate de alguém da família mais distraído.

Esse alimento possui em sua composição substâncias que são digeridas e metabolizadas de forma diferente no organismo de humanos e dos animais.

Assim, quantidade de chocolate eu posso dar pro meu bichinho pidão?

Vários alimentos que fazem parte da nossa dieta não devem ser fornecidos para os nossos animais, entre eles estão: o café, o chá, a cebola e o CHOCOLATE.

clube dos bichos
Foto Original: Pixabay.

Por que comer chocolate faz mal para cachorro e gato?

O chocolate possui diversos componentes em sua formulação, entre eles a cafeína e a teobromina. E saiba que quanto mais escuro, puro e concentrado for o chocolate, mais teobromina ele possuirá.

Os humanos conseguem digerir essas substâncias de forma segura. Entretanto, os cães apresentam dificuldade para metabolizar alguns componentes.

As substâncias citadas estão presentes não só no chocolate, mas também no café e no chá. Elas podem ser perigosas para os animais pois possuem efeitos tóxicos para os bichinhos, podendo em casos extremos levar o animal a óbito.

Em síntese, a cafeína e a teobromina são facilmente absorvidas pelo estômago e intestino dos bichinhos e são distribuídas rapidamente por todo o corpo, podendo causar efeitos nocivos ao sistema nervoso central e ao coração.

Então nada de achar que seu cachorro ou gato pode comer chocolate, nem um pouquinho, ein?!

Intoxicação por chocolate em cães e gatos – quais os sintomas?

Animais que ingerem chocolate podem apresentar diarreia, hemorragia intestinal, vômito, tremores, entre outros sintomas.

Os sinais clínicos podem aparecer todos juntos ou aos poucos, normalmente entre 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate, podendo continuar por até 3 dias.

E se o meu cachorro ou gato comer chocolate! O que devo fazer?

Então, caso seu animal coma chocolate, você deve levá-lo o mais rápido possível para o seu médico veterinário de confiança.

Informe a ele a quantidade e o tipo de chocolate que o animal ingeriu, para que o veterinário possa conduzir melhor o atendimento.

Não há um tratamento específico para a intoxicação por chocolate. Por isso, o que pode ser feito é apenas atuar nos tratamento dos sintomas, buscando estabilizar o quadro clínico e reduzir o risco de complicações.

O que pode dar para cão e gato no lugar do chocolate?

Atualmente existem no mercado produtos específicos para cães e gatos que são semelhantes ao chocolate, mas sem a presença da teobromina na sua composição, sendo feitos com extrato proteico vegetal, gordura vegetal, soro de leite e outros componentes não tóxicos aos animais.

chocolate cachorro e gato

Igualmente saudável é a opção de oferecer frutas. Elas são doces e com certeza vão agradar o paladar do seu peludo, sem causar qualquer risco.

 Dentre essas frutas mais apetitosas temos a banana, o kiwi e a maçã. Lembrando que sempre devemos oferecer frutas aos animais com moderação para evitar a obesidade.


LEIA TAMBÉM:


Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

Porque cachorro come fezes? Coprofagia: O que é? Quais as causas? Como tratar?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referência Bibliográfica:

ALBRETSEN, J. A. Methylxanthines. In: PLUMBLEE, K. H. Clinical Veterinary Toxicology. Missouri: Mosby, 2004.

STIDWORTHY, M. F. et al. Chocolate poisoning in dogs. Veterinary Record, v.141, n.1, p.28, 1997.

NOGUEIRA, R.M.B; ANDRADE, S.F. Manual de Toxicologia Veterinária. São Paulo: Editora Roca, 2011.

RAMAKRISHNAN, V. et al. Study on Chocolate Poisoning in a Dog – A Case Report. Aayvagam an International Journal of Multidisciplinary Research, v.1, n. 12, fev. 2014.

Foto de capa: piqsels.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Alimentos que o cachorro e o gato não podem comer!!! [11 Alimentos Tóxicos] – Clube dos Bichos

  2. Pingback: CACHORRO PODE COMER RAÇÃO DE GATO? Será que faz mal? – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: