Fique conectado

Saúde

PICADA DE PULGA: Como tirar esse parasita do cachorro e do gato?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

ovo picada de pulga

A picada de pulga é um problema comum nos cães e nos gatos. Certamente, é uma situação que traz muita preocupação para os tutores. As pulgas são ectoparasitas, ou seja, parasitas que ficam do lado de fora dos nossos animais, sobre a pele. Elas se alimentam do sangue dos mamíferos, por meio de picadas na pele.

Nossos cães e gatos adquirem esses parasitas desagradáveis ao entrar em contato com outros animais que possuam pulgas ou passando por um ambiente infestado.

Devemos tomar muito cuidado com os locais onde levamos nossos animais, principalmente para passear. E também estar atentos aos animais com os quais eles entram em contato.

Quais os problemas que a picada de pulgas pode causar em cachorro e gato?

O problema mais comum ocasionado pela picada da pulga é a dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP). A picada gera uma lesão na pele do animal que provoca uma reação inflamatória local, o que gera irritação e muito estresse no animal.

O segundo problema frequentemente observado nos animais com infestação do parasita é a verminose. Como assim….. verminose?

As pulgas são hospedeiras intermediárias de um verme intestinal, o Dipylidium caninum. Portanto, o animal  infestado adquire a verminose ingerindo acidentalmente as pulgas infectadas quando se coça ou lambe as patas.

Por fim, o terceiro e último dos principais problemas que podem ocorrer com o seu bichinho é que uma infestação por pulgas suga uma quantidade significativa de sangue do animal!!!

Então, se não eliminarmos as pulgas, o animal pode apresentar um quadro de baixo volume de sangue, conhecido como anemia ou tristeza.

ovo e picada de pulga - anemia
Foto original: Pixabay.

Como ver o OVO DE PULGA em cachorro e gato e, além disso, avaliar outros sinais da infestação?

Se você notar o seu cachorro ou o seu gato incomodado, coçando-se ou mordendo-se, existe a possibilidade de ele ter pulgas no corpo.

Você deve fazer uma inspeção na pele do seu cão ou do seu gato, afastando no sentido contrário do pelo, para visualizar a pele. Você deve buscar ver a pulga andando sobre a pele (o que não é muito comum) ou buscar ver alguns prontinhos pretos, como se fosse uma areinha, que é o cocô da pulga e um importante indicativo da infestação presente.

ovo picada pulga gato
Foto original: Pixabay.

Agora, quer saber qual o remédio mais adequado para tirar ou matar as pulgas do seu bichinho de estimação? Veja mais sobre picada de pulgas e seu tratamento.


LEIA TAMBÉM:


Remédio caseiro para pulgas ou remédio comercial?

Coronavírus em felinos e em cães.

Luto pela morte de seu animal de estimação: Como lidar?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.



Referências Bibliográficas:

Freitas, K.; Barros, J.; de Carvalho, A. V. CONTROLE E PREVENÇÃO DE PULGAS EM CÃES E GATOS: Análise das ações dos tutores. Agriculturae, 2019.

LEITÃO, J.L.S; MAIRELES, J.A.F.S. DOENÇAS PARASITÁRIAS DO CÃO E DO GATO. Editora Litexa Portugal, p. 98-100, 1983.

MEDLEAU, L; HNILICA, K.A. DERMATOLOGIA DE PEQUENOS ANIMAIS. Editora Roca, p. 78- 80/113-115, 2003.

SLOSS, M.W; ZAJAC, A.M; KEMP, R.L. PARASITOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA. Editora Manole. 6°edição. p. 134-135, 1999.

3 Comments

3 Comments

  1. Pingback: Ciclo de vida das pulgas de cães e gatos. – Clube dos Bichos

  2. Pingback: Porque gatos arranham coisas? Como fazer o gato não arranhar o sofá? – Clube dos Bichos

  3. Pingback: Como eliminar pulgas do ambiente externo e interno. [7 DICAS INFALÍVEIS] – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: