Fique conectado

Fases da Vida

Porque gatos arranham coisas? Como fazer o gato não arranhar o sofá?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

gato-arranha-sofá

Quem nunca teve problema com gatos que arranham coisas em casa? Antes de ficarmos com raiva do nossos bichinhos, temos que entender os motivos que os levam a estragar os objetos da casa.

Então, qual o motivo por que os gatos arranham coisas?

O gato é um animal territorialista. Ele deve manter as suas garras e unhas funcionais, ele as utiliza para prender e capturar suas presas, além de escalar, pular e se defender em batalhas por território e/ou para se reproduzir.

Quando ele está na natureza, o bichano desgasta as suas unhas e garras em superfícies duras, como troncos de árvores. O objetivo desse ato é manter suas unhas e garras no tamanho adequado e afiadas, além de fazer marcação territorial.

Os gatos também arranham coisas para demarcar o seu território de duas outras formas: visual e olfativamente. Eles necessitam ver os arranhões nos seus domínios, pois essa é uma das formas de demonstrar que passaram por aquele local.

Durante o processo de arranhadura, ocorre a liberação de feromônios, presentes em glândulas situadas na região dos punhos desses animais. Essas glândulas são pressionadas e liberam o cheiro do animal no local que está sendo arranhado.

E por que logo o meu sofá?

Quando o animal fica restrito ao ambiente doméstico, ele tem dificuldade de encontrar superfícies para praticar esse ato tão instintivo da espécie.

Seu gato não fica arranhando a porta ou o sofá pelo prazer de destruí-lo, mas para conservar as suas unhas e garras em tamanhos adequados, liberar stress e demarcar seu território.

Repreender ou inibir esse instinto pode afetar a saúde física e mental do seu amigo!

Gatos arranham coisas, mas como fazer o gato não arranhar o meu sofá?

Para evitar que o gato arranhe os móveis, o sofá ou as portas da sua casa, você deve ter em casa objetos próprios para ele arranhar. Os arranhadores são itens de primeira necessidade para quem tem gatos em casa.

Você pode oferecer brinquedos, tapetes ou até postes para o gato arranhar, evitando que ele arranhe o sofá ou outros móveis da casa.

gatos-arranham-coisas
Foto original: Unsplash.

Assim, é importante sempre deixar à disposição pelo menos um arranhador por animal, caso você tenha mais de um gato em casa. Na hora da escolha do objeto para o gato arranhar, leve em consideração o tamanho, resistência e material.

Além de disponibilizar arranhadores e outros brinquedos para o gato se distrair, você pode tomar algumas medidas para proteger os sofás da sua casa. Assim, quando for comprar o móvel, dê preferência para tecidos que sejam pouco atrativos para o gato, tecidos que não apresentem muita trama e que não desfiem com facilidade, e que sejam impermeáveis.

Outro ponto a ser analisado é o local onde você irá colocar o poste ou o brinquedo para o gato arranhar. Procure colocar próximo ao local em que ele já marca o território em sua casa. É muito importante, também, retirar as marcações feitas anteriormente.

E se mesmo depois de tudo isso os gatos continuarem arranhando as coisas?

Neste caso, pode ser que você precise redirecionar a atenção do seu animal usando algum divertimento!

Assim que você notar o seu gato arranhando o sofá, a porta ou outro móvel, tente removê-lo dessa área, utilizando uma forma lúdica: brinque com ele ou lhe dê carinho, com objetivo de tirar o foco daquela ação.

Portanto, esse é um ótimo momento para “treiná-lo” com o novo brinquedo próprio para arranhar.

Também podemos usar de atrativos químicos para atraí-los. Existem produtos à base de feromônios sintéticos que estimulam e atraem os animais para que arranhem os locais desejados pelo tutor.

gato-arranha-sofa
Foto original: Pixabay.

Lembre-se que, além da marcação visual, o gato marca o local com feromônios. Então, é muito importante retirarmos o máximo possível essas “lembranças”, usando água e sabão neutro, para evitar que o gato volte a marcar esses locais.

Todavia, se o bichano não estiver conseguindo realizar corretamente a manutenção das suas unhas e garras, pode ser que seja necessário realizar o corte delas.

Porém, cuidado!!!! Isso deve ser feito exclusivamente pelo médico veterinário de sua confiança. Sobretudo, tente acostumar o seu gato à manipulação desde novinho, para evitar problemas durante esse tipo de procedimento.

Por fim, lembre-se sempre de praticar o reforço positivo com o seu animal. Ofereça petiscos saudáveis durante o corte das unhas e garras, já que os gatos não arranham coisas para se vingarem. Fazem isso por pura necessidade!!!


LEIA TAMBÉM:


PICADA DE PULGA: Como tirar esse parasita do cachorro e do gato?

REMÉDIO CASEIRO PARA PULGAS ou remédio comercial? O que é melhor para eliminar pulga?

Olho de cereja em cachorro! O que fazer?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referência Bibliográfica:

Calixto R. & Justen H. Avaliação do efeito da castração e de variáveis ambientais sobre a marcação por urina e fezes em gatos (Felis catus). 2007.

Beaver B.V. 2003. Feline communicative behavior and Feline eliminative behavior, p.100-126. In: Ibid. (Ed.), Feline Behavior: a guide for veterinarians. 2nd ed. Elsevier Science, USA.

Griffin B. & Hume K.R. Recognition and management of stress in housed cats. 2006.

Heath S. 2006. Problemas comportamentais comuns em felinos, p.41-56. In: Chandler E.A., Gaskell C.J. & Gaskell R.M. (Eds), Clínica e terapêutica em felinos. Roca, São Paulo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: