Fique conectado

Saúde

ACUPUNTURA: O que é? Para que serve?

Catiane Lopes

Publicado

em

medicina-tradicional-chinesa

O que significa acupuntura?

Acupuntura vem dos radicais latinos acus = agulha e pungere = puncionar. Visa uma terapia e cura de enfermidades pela aplicação de estímulos à pele com a introdução de agulhas em pontos específicos, os chamados acupontos.

Histórico da acupuntura e seus benefícios.

O primeiro relato de uso da acupuntura data de mais de 3500 anos, no momento em que se relata uma lenda de que um elefante com um distúrbio semelhante ao timpanismo foi tratado.

A partir daí, a técnica e outras formas de MTC (Medicina Tradicional Chinesa) começaram a ser empregadas para tratar uma grande variedade de problemas, a saber: artrite, dores, doenças cardíacas, pulmonares, renais, digestivas, hormonais, alérgicas, reprodutivas e mentais.

Assim, percebeu-se que a MTC pode ser empregada para tratar praticamente todo o tipo de desequilíbrio, exceto os casos que requerem intervenção cirúrgica.

A acupuntura veterinária serve para que e para quais espécies?

Essa técnica é capaz de se reconhecer desequilíbrios e padrões de doenças que não são possíveis pela Medicina Ocidental, podendo ainda, ser capaz de detectar um desequilíbrio antes mesmo que esse se torne uma doença e dessa forma, atuar como uma terapia de prevenção para ajudar um indivíduo a manter-se saudável.

A acupuntura veterinária tem ganhado cada vez mais aceitação na comunidade médica de todo planeta. De fato, o aumento do seu emprego como uma opção terapêutica na medicina veterinária, promoveu um incremento nas pesquisas e, por consequência, na melhor compreensão de sua aplicabilidade e de seus mecanismos de ação na medicina como um todo.

Assim sendo, essa técnica oriental está se difundindo rápida e amplamente integrada à prática clínica relacionada ao tratamento de equinos, bovinos e animais de companhia, como terapia adjunta à medicina veterinária ocidental convencional.

medicina-tradicional-chinesa
Foto Original: Wikimedia.

Afinal, acupuntura veterinária quem pode fazer?

No Brasil, em 1999, foi fundada a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET), assim agregando médicos veterinários acupunturistas para promover o aperfeiçoamento técnico da profissão.

Entretanto, ressalta-se que a técnica de acupuntura em animais só deve ser utilizada por médicos veterinários que possuem especialização na área.

De fato, grande parte da procura pela acupuntura veterinária se dá para o tratamento de afecções do sistema nervoso, muscular, esquelético e tegumentar, sendo a maioria dos pacientes com doenças já em estágio crônico e baixa ou nenhuma resposta ao tratamento usual.

Embora ainda pouco conhecida, em algumas regiões, a acupuntura veterinária pode ser a primeira escolha de tratamento e não apenas uma complementação à alopatia ou mesmo a “última saída” para o animal.


LEIA TAMBÉM:


Medicina Tradicional Chinesa Veterinária – O que é?

Luto pela morte de seu animal de estimação: Como lidar?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referências Bibliográficas:

DRAEHMPAEHL, D; ZOHMANN, A. Acupuntura no cão e no gato: princípios básicos e prática científica.São Paulo: Roca, 1997.

LOBO JUNIOR, J.E.S. Acupuntura na prática clínica veterinária. São Paulo.  Interbook, 2012.

SCHWARTZ, C. Quatro patas cinco direções: um guia de medicina chinesa para cães e gatos. São Paulo, Ícone, 2008.

SCHOEN, A. M. Acupuntura Veterinária – da arte antiga à medicina moderna. 2ª edição. São Paulo: Roca, p. 91-108. 2006

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Yin e Yang: Teoria da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa. – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: