Fique conectado

Saúde

Medicina Tradicional Chinesa Veterinária – O que é?

Catiane Lopes

Publicado

em

Medicina Tradicional Chinesa

Histórico da Medicina tradicional chinesa na Medicina Veterinária.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é um dos componentes mais importantes da cultura da China. Descrita como um conjunto de práticas da medicina tradicional, que cada vez mais tem adquirido credibilidade no mundo ocidental, particularmente na Medicina Veterinária.

Criada e utilizada mundialmente há mais de 5000 anos, a MTC apresenta uma longa história, bem como uma profunda e extensa fonte de conhecimento, além de possibilitar alcançar resultados que a mais moderna medicina ocidental ainda não é capaz.

ACUPUNTURA

Por cuidar do indivíduo como um todo, procurando sempre estabelecer o equilíbrio do organismo, inegavelmente a MTC possui importante papel no tratamento de patologias ainda sem tratamento adequado pela medicina ocidental.

A Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC) é o sistema médico que tem sido usado para tratar animais na China por milhares de anos, embora ainda seja uma prática relativamente nova no ocidente.

Então, quais os benefícios da acupuntura na medicina veterinária tradicional chinesa.

A MTC inclui em seus princípios o estudo das relações do Yin e Yang, da Teoria dos Cinco Elementos e do sistema de circulação de energia pelos meridianos do corpo. A Acupuntura, igualmente, faz parte deste conjunto de conhecimentos teóricos empíricos.

clube dos bichos

O tratamento das enfermidades por meio da acupuntura tem sido de grande ajuda em diversas afecções, uma vez que procura restabelecer o equilíbrio, alternando os estados de energia e com isto mantendo a organização ideal do órgão e do organismo a ser tratado.

Atualmente, as técnicas chinesas tradicionais são combinadas com práticas médicas modernas por meio de agulhas, seringas, corrente elétrica, entre outras. Contudo, a prática da MVTC no ocidente difere de suas origens chinesas, e isto se deu para melhor se adaptarem às percepções e prática médica ocidentais.

Quais os primeiros animais a se beneficiarem da Acupuntura?

Na China, a acupuntura foi primeiramente utilizada para tratamento de espécies de importância zootécnica (cavalos, bois e porcos). Em contrapartida, no ocidente o enfoque da técnica foi direcionado para cães, gatos e aves, que são os animais de companhia, e daí o entendimento da acupuntura ter se dado recentemente.

Sob uma visão geral, a medicina ocidental acredita em controle, age de maneira mais mecânica, ao passo que a MVTC busca o equilíbrio do organismo como um todo e age energeticamente.

Contudo, o objetivo de ambas é o mesmo, ou seja, promover a saúde e prevenir doenças.

São duas formas diferentes de se ver o mundo e dessa forma, cada uma, tem seus aspectos positivos e negativos. Se formos capazes de ligar eficientemente a medicina oriental e ocidental, por certo veremos que esta combinação traz resultados melhores do que empregadas separadamente.

clube dos bichos
Foto Original: Flickr.

LEIA TAMBÉM:


Luto pela morte de seu animal de estimação: Como lidar?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.



Referências Bibliográficas:

DRUMMOND, B.L. Acupuntura na modulação da produção sanguínea. 2009.

ALTMAN, S. Terapia pela acupuntura na clínica de pequenos animais. In: Ettinger, S. J. -. 3ª Ed. São Paulo: Manole, 1992, v. 1, p. 454 – 459.

ATHAYDE, I.B.; CHAVES, N.S.T.; LUNA, S.P.L.; VIEIRA, D.; OLIVEIRA, L.F.; ALMEIDA, R.L.; AZEVEDO, E.M.R.; FARIA, B.C.F. Avaluation of reticulocyte activity in healthy dogs after eletroacunpucture stimulation.In: 29th International Congresso in veterinary acupunture in Santos, São Paulo: 2003, p. 273-80.

DRAEHMPAEHL, D; ZOHMANN, A. Acupuntura no cão e no gato: princípios básicos e prática científica.São Paulo: Roca, 1997.

DRUMMOND, B.L. Acupuntura na modulação da produção sanguínea. Monografia como requisito parcial para obtenção de título de especialização em Acupuntura veterinária. M2009.

PEILIN, S; ZHONGAN, S; AUNG, S. K.  H; DEADMAN, P. Tratamento da dor por meio de fitoterapia chinesa e acupuntura. São Paulo: Roca, 2008.

XIE, H; PREAST, V. Medicina Veterinária Tradicional Chinesa: princípios fundamentais. São Paulo: MedVet, 2012.

4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Yin e Yang: Teoria da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa. – Clube dos Bichos

  2. Pingback: ACUPUNTURA: O que é? Para que serve? – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: