Gato pode comer ração de cachorro ou faz mal?

comida-canina-felino-pode-comer

“Gato pode comer ração de cachorro?”. Essa é uma das perguntas mais frequentes que recebemos em nossas clínicas diariamente. No mesmo sentido, a questão: “Posso comprar a mesma comida para o meu gato e meu cachorro?”.

Isso porque, se você é um tutor premiado e tem gatos e cachorros no seu lar, já deve ter encontrado o gato comendo a ração do cachorro ou o cão comendo a ração do gato. Além disso, as disputas por carinho e atenção normalmente também são frequentes. Mas será que tem problema o seu felino comer a comida canina?

felino-pode-comer-alimento-canino

Mesmo sendo externamente muito parecidos, quando analisamos as duas espécies vemos que elas apresentam muitas diferenças, principalmente em suas necessidades nutricionais. O gato e o cachorro possuem metabolismos totalmente diferentes e precisamos estar atentos a essas questões para mantermos nossos animais sempre saudáveis.

Quais as diferenças encontradas na alimentação de cães e gatos?

Para entendermos essa questão, é preciso tratarmos sobre a origem evolutiva de cada uma das espécies.

Os cães são carnívoros oportunistas, assim, sua alimentação é baseada no consumo de diversos tipos de alimentos pois são capazes de digerir também os alimentos de origem vegetal.

felino-pode-comer-racao-canina

Já os gatos são carnívoros estritos, ou seja, são animais muito dependentes da ingestão de carne e, portanto, sua dieta possui maior concentração de proteína e gordura do que as rações de cachorros. Assim, os felinos se alimentam com uma quantidade muito pequena de vegetais, os quais são necessários para auxiliar o melhor trânsito intestinal desses animais.

Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, certamente essas diferenças nas exigências nutricionais das duas espécies fazem com que a comida canina não seja totalmente adequada à alimentação dos felinos.

Mesmo as rações caninas de melhor qualidade ou mesmo os alimentos para cães de fases específicas, como ração de filhote ou comida para cães idosos, não são adequadas às exigências nutricionais dos gatos.

Então, o que acontece se o gato comer ração de cachorro?

Quando temos cachorros e gatos convivendo no mesmo ambiente é muito difícil não observarmos o gato comendo a ração do cachorro e vice-versa.

Caso isso ocorra com pouca frequência, não há problema. Entretanto, se o gato adquire o hábito de comer o alimento do cachorro, aí sim o seu felino pode apresentar graves problemas de saúde.

O alimento dos gatos necessita ter alguns aminoácidos essenciais em sua composição, como é o caso da taurina, da arginina e da metionina. Devemos dar uma atenção especial para a taurina, pois ela auxilia nas funções de digestão, da visão, da reprodução e do funcionamento dos músculos cardíacos nos gatos.

Portanto, a ausência da taurina na alimentação dos felinos por um período prolongado pode levar os nossos bichanos a terem problemas irreversíveis nesses órgãos e levá-los, inclusive, a óbito.

Outro componente essencial na dieta dos gatos é o ácido araquidônico, em virtude de ser um ácido graxo fundamental para o metabolismo dos felinos. Da mesma forma, esse componente também está ausente nas rações formuladas para os cachorros.

Por fim, um problema comum de quando o gato come ração de cães, embora menos grave, é o animal apresentar desconfortos gastrointestinais, vômitos e diarreias.

De onde vem a taurina?

Os felinos, na natureza, conseguem extrair a taurina quando se alimentam de suas presas vivas, pois esse composto está presente nos músculos e intestinos dos animais predados. Entretanto, quando se alimentam em casa os gatos precisam receber a taurina pela ração.

tigre-branco

O QUE FAZER PARA evitar que o gato coma a ração de cachorro?

Os gatos possuem a característica de se alimentar de modo mais lento que os cães, portanto, ao longo do dia os gatos comem diversas vezes porções pequenas de ração.

Então, para evitar que seu gato se alimente da comida de seu cão, você pode:

a) Colocar os comedouros em locais separados na casa;

b) Colocar o alimento para o gato em local mais elevado e em horário distinto da alimentação do cachorro;

c) Buscar fazer “adestramento positivo”: eduque seu gato a responder comandos, dentre eles o de PARE. Assim, quando ele estiver comendo a ração dos cães e responder ao seu comando para parar, retribua com um petisco.

Devemos ter paciência e muito carinho com nossos animais durante esse processo de educação e treinamento.

felina-pode-comer-racao-canina