GATO GORDO pode comer frutas?

gato-gordo sentado na calçada olhando para frente.

O gato gordo pode até ter uma aparência “fofinha”, contudo, essa não deve uma característica desejada pelos tutores. Os felinos costumam ficar mais gordos conforme a idade avança, porém, essa é uma condição de saúde perigosa em todas as fases da vida dos animais.

gato-gordo

Um felino gordo, ou com sobrepeso, apresenta como principais causas para esse aumento de peso a falta de atividade física, a alimentação além do adequado, além de possíveis doenças endócrinas, tais como Diabetes mellitus, pressão alta, gordura no fígado, dor articular, problemas cardíacos e respiratórios.

Os gatos são carnívoros estritos, ou seja, sua alimentação é quase toda voltada para proteína da carne. Portanto, diante disso, devemos tomar muito cuidado ao oferecermos alguns “agrados” alimentares para eles.

Então, quais frutas meu gato gordo pode comer?

As frutas são alimentos naturais fontes de água e vitaminas. Contudo, possuem açúcares que podem engordar seu bichano. Assim, temos que ter cuidado ao fornecer esse tipo de comida para os felinos com sobrepeso.

Em se tratando de gatos obesos temos que ter uma atenção ainda maior com a alimentação. Isso porque referidos animais, assim como os seres humanos nessa condição, possuem uma tendência maior a desenvolverem algumas doenças por causa do excesso de peso, como a diabetes, por exemplo.

Os alimentos para os felinos que apresentam obesidade ou sobrepeso certamente devem possuir baixos valores calóricos, baixa quantidade de açúcar e alto teor de fibra.

gato-obeso

Portanto, selecionamos algumas frutas com essas características e lembramos que, mesmo sendo indicada para gatos obesos, a quantidade a ser fornecida destes petiscos naturais sempre deve ser pequena, para que não engordemos nossos animais, prejudicando assim  a saúde deles.

Você também vai gostar deste post: Gato pode comer melancia?

4 frutas indicadas para gato gordo comer.

1. Morango:

gato-obeso

Essa frutinha é, certamente, uma ótima fonte de vitamina C, que melhora a imunidade, a cicatrização, aumenta a circulação e a absorção do ferro, combatendo a anemia.

Contém, também, Vitamina A, que atua na visão e também aumentam as defesas do gato.

Ademais, essa fruta fornece outras substâncias vitamínicas, tais como as do complexo B e a vitamina K, que mantêm os neurônios e os músculos do seu felino saudáveis.

Também possui sais minerais como o magnésio, manganês, potássio e silício que conferem benefícios para o intestino e para os ossos do seu gatinho, sendo, portanto, uma ótima opção para o seu bichinho.

2. Pêssego – gato gordo também pode comer:

É um excelente aliado no controle do diabetes, pois mantém os níveis de açúcar do sangue baixos; além de possuir a vitamina K, composto orgânico importante para a contração dos músculos, portanto, essencial para que seu gato com excesso de peso fique mais ativo e faça mais exercícios durante o dia.

gato-obeso

O pêssego é repleto de fibras que aumentam a saciedade do bichano e certamente diminuem seu apetite.

Aliás, possui também um importante efeito diurético, melhorando, assim, o funcionamento dos rins dos animais com quadro de obesidade.

Igualmente, encontramos nos pêssegos antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E, e alguns minerais como ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Essa fruta deve ser fornecida em sua forma natural, evitando as apresentações enlatadas em conserva.

3. Pera – excelente opção para gato gordo:

Esse alimento contém vitaminas do complexo B, A e C, além disso é uma das frutas mais ricas em sais minerais, incluindo sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.

Referidos sais minerais contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue.

Ademais, a pera contém muitas fibras, o que é ideal para reduzir o aumento de peso.

gato-obeso

Peras suculentas podem apresentar até 85% de água, o que ajuda a prevenir problemas urinários em gatos normais e principalmente nos felinos obesos.

4. Melão – uma perfeita opção:

Essa fruta ajuda a emagrecer por conter alta quantidade de água e baixos índices calóricos, assim aumentando a sensação de saciedade do felino.

gato-obeso

Possui também baixo índice glicêmico, assim, caso seu gato seja diabético não terá problemas com os açucares desta deliciosa fruta.

O melão, assim como o morango, também é rico em vitaminas A e C.

Esperamos que também tenham gostado do post.