Fique conectado

Alimentação

GATO OBESO pode comer legumes como petiscos saudáveis?

Fernando Schimidt

Publicado

em

GATO-GORDO

O gato obeso normalmente é visto como um “gato fofinho”, entretanto, esse não é um atributo a ser exaltado pelos tutores. Os bichanos costumam ganhar peso quando mais velhos eles vão ficando, porém, o gato ficar obeso é um aspecto indesejável em qualquer fase da vida dos animais.

Um gato obeso, ou com sobrepeso, certamente possui um perfil de vida com falta de atividade física, alimentação inadequada ou em grandes quantidades, além de possíveis males endócrinos, tais como gordura no fígado, dor articular, Diabete mellitus, entre outros.

Os gatos são carnívoros estritos, ou seja, possuem uma dieta baseada em proteína animal. Assim sendo, devemos ter cuidado com o que ofertamos para esses animais mesmo quando se tratar de petiscos saudáveis ou os “agrados” alimentares, como é o caso dos legumes ou frutas in natura.

GATO-GORDO

Quais legumes meu gato obeso pode comer?

Os legumes são alimentos fonte de vitaminas e água. Mas, possuem açúcares que podem levar os nossos gatos ao sobrepeso. Portanto, mesmo sendo petiscos saudáveis, devemos ter muito critério para oferecermos esses alimentos para os gatos gordos.

Os felinos na condição de obesidade ou sobrepeso, assim como os seres humanos, têm maior predisposição a apresentares doenças por causa do excesso de peso, como a diabetes, por exemplo.

Os alimentos fornecidos para esses bichanos, seja sua dieta principal ou os agrados saudáveis, devem ter como características principais, a saber: alto quantidade de fibra, baixo teor de açúcares e baixo valor calórico.

GATO-GORDO

Assim, indicamos alguns legumes que trazem esses atributos e alertamos que, mesmo sendo recomendadas para gatos gordos, a porção oferecida deve ser pequena, para que não haja possibilidade de que os animais de engordar nossos bichinhos, prejudicando desta forma a saúde deles.

8 legumes sugeridos para gato obeso comer.

1. Chuchu:

Uma ótima verdura para auxiliar no controle de peso do seu felino, pois possui baixos valores calóricos e muitas fibras, o que aumenta a saciedade do animal, ajuda a controlar o açúcar do sangue e o colesterol, além de melhorar o funcionamento dos rins do seu gato.

GATO-GORDO

O chuchu é uma ótima fonte de cálcio, ferro, fósforo, zinco e magnésio e, além disso, contém vitaminas A, B e C, desta forma melhorando a imunidade, a visão e ainda mantêm os músculos dos felinos saudáveis.

2. Abobrinha:

A abobrinha possui benefícios similares aos do chuchu, assim também é uma ótima alternativa para variação de paladar do seu felino.

GATO-GORDO

3. Beterraba:

É um legume muito completo e possui diversos benefícios para os gatos gordos, pois melhora a pressão sanguínea, o sistema imunológico, a contração muscular e, além disso, possui baixo nível calórico, aumentando a longevidade do seu gato.

GATO-GORDO

Devemos apenas tomar cuidado com a quantidade fornecida pois, mesmo que tenha todos esses benefícios apontados, esse é um legume que apesar de contar açúcar.

Outros legumes e verduras como a alface, a couve, a couve-flor, o brócolis e o repolho são ótimas escolhas que para o fornecimento de vitaminas e minerais ao seu gato obeso e, além disso, auxiliam na perda de peso dos seus bichanos.


LEIA TAMBÉM:


GATO GORDO pode comer frutas?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


Referências Bibliográficas:

HAND, M. S.; THATCHER, C. D.; REMILLARD, R. L.; RODEBUSH, P.; NOVOTNY, B. J. Small Animal Clinical Nutrition. 5.ed. Texas (EUA): Mark Morris Institute, 2010.

CASE, L. P., CAREY, D. P., HIRAKAWA, D. A. Nutrição canina e felina: manual para profissionais. Madrid (ESP): Harcourt Brece, 1998.

OGOSHI, R.C.S.; REIS, J.S.D.; ZANGERONIMO, M.G.; SAAD, F.M.D.O.B. Conceitos Básicos Sobre Nutrição e Alimentação De Cães e Gatos. Universidade Federal de Lavras. 2015 (acesso em 17/05/2020)

NRC. (2006). Nutrient requirements of dogs and cats. Washington DC: The National Academies Press.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Alimentos naturais na dieta dos gatos: como introduzir? – Clube dos Bichos

  2. Pingback: GATO PODE COMER MELANCIA? – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: