Fique conectado

Alimentação

GATO PODE COMER MELANCIA?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

felino-melancia

Será que gato pode comer MELANCIA? Os felinos estão cada vez mais integrados à rotina dos seres humanos e, certamente, uma das principais perguntas que nos fazemos é se esses animais podem ingerir nossos alimentos.

Com frequência, os tutores de gatos nos questionam se é permitido dar frutas para nossos bichanos. No geral, as frutas são bem-vindas na dieta de nossos animais domésticos, pois contêm diversos nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que trazem vários benefícios aos nossos animais. Mas, será que gato pode comer melancia, especificamente?

Gatos e seu sistema de digestão.

Mesmo os gatos sendo carnívoros estritos, ou seja, animais que possuem a sua dieta composta quase que exclusivamente por carne, eles podem sim ingerir frutas. Inclusive, é benéfico que nós forneçamos frutas para nossos bichanos, inclusive para os gatos com sobrepeso.

Entretanto, tudo em excesso pode prejudicar a vida dos nossos bichinhos. Então, devemos oferecer esses petiscos saudáveis com moderação, para que os animais se beneficiem de todos os nutrientes que as frutas trazem, porém, sem ter os efeitos colaterais que o excesso dessa comida promove, tais como: obesidade e diabetes.

Então, o gato pode comer melancia? Quais os benefícios que essa fruta traz para a saúde dos gatos?

A melancia é uma fruta rica em diversos nutrientes, como vitaminas e minerais, além de ser uma fonte de fibras.

Outro benefício está na característica da melancia possuir grande quantidade de água em sua composição. Com cerca de 92% de água em sua formação, essa fruta nos auxilia a atender às necessidades hídricas dos felinos, visto que nossos bichanos são conhecidos por ser uma espécie que não costuma beber muita água.

gato-bebendo-agua

Dentre os principais nutrientes presentes na melancia podemos destacar quatro, a saber:

1.Vitamina A:

Essa vitamina é conhecida por auxiliar na saúde da excelente visão dos felinos. Além disso, está envolvida em muitas outras funções fisiológicas de importância como a regulação celular e o crescimento dos ossos e dos dentes de nossos animais.

2. Vitamina B6:

Outro nutriente importante presente da melancia é a vitamina B6. A sua deficiência é considerada crítica, pois essa substância é essencial para diversas funções do metabolismo, inclusive para o aproveitamento da proteína da dieta de nossos animais domésticos.

 A sua deficiência pode resultar em perda de peso e anemias graves.

3. Vitamina C:

Apesar de poder sintetizar esse nutriente a partir da glicose, a vitamina C obtida pela alimentação e mantida em níveis adequados ajuda os felinos a fortalecerem as defesas do sistema imunológico e a protegerem o organismo da ação dos radicais livres.

4. Potássio:

Por fim, o potássio é encontrado em altas concentrações dentro das células. É o composto responsável por manter os músculos saudáveis, promover a ativação enzimática e propiciar a correta regulação da função cardiovascular.

Entretanto, mesmo com todos esses benefícios, devemos tomar cuidado com a frequência e a quantidade de melancia que oferecemos aos gatos. Isso porque essa fruta possui açúcar em sua composição, e esse é um dos principais responsáveis pelo aumento de peso dos gatos, quando oferecido em excesso.

Quer saber também quais frutas os gatos obesos podem comer? Clique aqui.

Como introduzir a melancia na alimentação saudável para os gatos?

Os felinos tem o paladar muito exigente e seletivo e por vezes é complexo o trabalho de adaptação dessa espécie aos novos alimentos fornecidos.

Portanto, o recomendado é que se evite fornecer várias frutas ao mesmo tempo. Procure oferecer uma fruta de cada vez, em pequenas porções.

Em um primeiro momento, você pode oferecer a fruta misturada à alimentação principal do animal (ração ou alimentação natural) para que o ele se acostume com o cheiro, textura e paladar da fruta.

Por fim, após três dias misturando a nova comida na dieta, sem que haja rejeição do gato ao alimento, podemos tentar oferecer a melancia sozinha em forma de petisco saudável para nossos felinos.

Frutas tóxicas para gatos.

Importante reforçar que nem todas as frutas que fazem parte para a alimentação humana podem ser fornecidas aos nossos bichinhos.

Existem alimentos que são proibidos para os nossos gatos e, caso sejam incluídas na alimentação, podem causar reações adversas em nossos amigos peludos.

Para saber mais sobre as frutas tóxicas para gatos, acesse este post.

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


LEIA TAMBÉM:


GATO GORDO pode comer frutas?

GATO OBESO pode comer legumes como petiscos saudáveis? 


Referências Bibliográficas:

OGOSHI, R.C.S.; REIS, J.S.D.; ZANGERONIMO, M.G.; SAAD, F.M.D.O.B. Conceitos Básicos Sobre Nutrição e Alimentação De Cães e Gatos. Universidade Federal de Lavras. 2015 (acesso em 17/05/2020)

Buff, P. R., et al. “Natural pet food: A review of natural diets and their impact on canine and feline physiology.” Journal of animal science 92.9 (2014): 3781-3791.

NRC. (2006). Nutrient requirements of dogs and cats. Washington DC: The National Academies Press.

Berschneider, Helen M. “Alternative diets.” Clinical techniques in small animal practice 17.1 (2002): 1-5

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: