Fique conectado

Alimentação

Papinha para gatinhos e cachorrinhos filhotes: como fazer na prática?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Papinha para filhotes

A papinha para filhotes é uma das primeiras batalhas travadas entre tutores e seus mais novos tesouros. O cuidado com os gatinhos e os cachorrinhos filhotes é um desafio imenso nos primeiros dias de vida.

Mas, antes de entramos no tema, é importante relembrar que o período de amamentação dos cães dura entre 30 a 45 dias e não menos do que isso.

Assim, por volta da terceira a quarta semana de vida do filhotinho já é possível perceber a presença dos primeiros dentes nascendo, sendo esse o momento mais adequado para observarmos se já é possível iniciarmos o desmame de cachorros e gatos.

Neste período, com o nascimento dos dentes nos filhotes da ninhada, a mamada fica cada vez mais difícil, porque os filhotes começam a machucar as tetinhas da mãe.

Por isso, esse é um excelente momento para iniciarmos a transição entre a alimentação exclusiva com leite materno para a ingestão da ração seca para filhotes.

Mas, existem outros momentos em que eu possa usar a papinha para filhotes?

Sim. Algumas situações especiais/específicas podem ocorrer e o tutor, muitas vezes, não possuirá alternativa a não ser o fornecimento de papinhas.

Por exemplo, as situações mais comuns onde há necessidade de fornecer papinha para filhotes são 1) Ausência da mãe, 2) Quando a mãe evita amamentar os filhotes, 3) Quando mães ou filhotes apresentam problemas de saúde – sendo o mais comum a mastite.

papinha-para-cachorrinhos

Então, como fazer a transição entre a lactação e o fornecimento de ração seca para filhotes?

1. Ração para filhote:

Em primeiro lugar, lembramos que se deve usar sempre uma ração específica para filhotes. Feito isso, em um pote, coloque água quente até que cubra todos os grãos.

2. Absorção da água pela ração:

Em seguida, deixe a ração absorver toda a água quente durante 10 a 15 minutos.

Similarmente, uma outra opção é o tutor colocar água com ração no micro-ondas para iniciar a mistura para a papinha. Neste caso, deve-se deixar o micro-ondas ligado por 45 segundos a 1 minuto.

Contudo, independentemente da forma que você for utilizar para fazer a papinha de desmame de cachorros ou gatos, saiba que a ração deve ficar sempre bem macia, de modo que possamos amassá-la com um garfo.

3. Amassando e misturando a ração para filhote:

Após aguardar o tempo indicado, deve-se amassar toda a ração com um garfo, deixando-a com consistência mais líquida para os filhotes próximos aos 30 dias de vida, ou mais grossa para os filhotes com 45 dias de vida ou mais.

papinha-para-cachorrinhos

4. Temperatura da papinha de filhotes:

Quando estiver finalizada na consistência que você considerou ideal, deve-se deixar a papinha esfriar para evitar que os filhotes queimem a boca.

5. Deixando a papinha de desmame mais grossa:

Com o passar das semanas, é necessário que o tutor faça a papinha cada vez mais grossa até que o animal consiga ingerir a ração seca, não precisando mais comer a papinha.

Neste vídeo mostramos o passo a passo, na prática, de como fazer e qual a textura ideal da papinha para filhotes nas diferentes faixas de idade.

Posso fazer a papinha dos filhotes para quantas refeições?

Certamente, o ideal é que o tutor faça uma nova papinha a cada vez que precisar fornecer esse alimento para os filhotes.

É importante que o tutor não guarde o resto da papinha que ficar no potinho, pois ela pode estragar e causar sérios problemas digestivos para nossos filhotes.

Portanto, faça sempre uma nova mistura de papinha para cachorro ou gato, iniciando o processo com a ração seca, para evitar problemas com a transição dos seus animais entre a amamentação exclusiva e o fornecimento de ração seca.

Posso dar leite para o meu gatinho ou cachorrinho filhote?

Sim, você pode dar leite para o seu filhote, mas não qualquer tipo de leite. Então, entenda qual leite para cachorro ou para gato é indicado para oferecer ao seu filhote em transição.

Antes de mais nada, nunca utilize leite de vaca!!!

Em suma, há várias marcas de leite específicas para filhotes e não é complicado encontrá-las, seja no petshop, no mercado ou em sites online.

A princípio, um animal em idade de desmame já não precisa ser suplementado com leite para filhote de cachorro e gato. Portanto, caso o tutor queira fazer a adaptação usando essas formulações pode ser feita a substituição da água por esses específicos leites para cachorro ou gato.

leite-para-cachorrinho

Caso você, tutor, queira se aprofundar nos cuidados com filhotes, abaixo deixamos vários materiais que irão auxiliar nos cuidados com os gatinhos e cachorrinhos bebês!!!


VEJA TAMBÉM:


Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

Filhote com 20 dias, 30 dias ou 45 dias pode comer ração?



guilherme rezende

Guilherme Rezende

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós graduado em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (UCB).
Cofundador do site Clube dos Bichos.

fabiano carregaro

Fabiano Carregaro

Médico Veterinário graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Cofundador do site Clube dos Bichos.


Referência Bibliográfica:

CAMILO, M.; SAKAMOTO, M. I.; GOMES, M. O. S. Nutrições de cães em diferentes fases da vida. 2014.

LAZZAROTTO, J. J. Nutrição e alimentação de filhotes de cães. Revista da FZVA Uruguaiana, v. 7/8, n.1, p. 157-162. 2000

PRATS, A. Neonatologia e pediatria: canina e felina. São Caetano do Sul: Interbook, 2005.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: