Fique conectado

Alimentação

Filhote com 20 dias, 30 dias ou 45 dias pode comer ração?

Até que idade o cachorro come ração de filhotes?

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

ALIMENTAÇÃO FILHOTES

Até que idade o cachorro e o gato comem ração de filhote? Essa é uma dúvida muito frequente em nossos consultórios, assim como a questão de se o filhote de cão e gato de 20 dias já podem comer ração. Porém, a resposta genérica, “até tantos dias”, sempre vai ser a mais simples de ser indicada, mas nunca a mais exata.

Então, até que idade o cachorro e o gato é considerado filhote?

O tutor que lê esse post precisa primeiramente saber que existem algumas diferenças fisiológicas entre a determinação desse momento, passagem da fase de filhote para a adulta, para as diversas espécies de animais domésticos.

Outro ponto a ser observado é que mesmo dentro da mesma espécie também há algumas distinções da idade na qual o seu bichinho fará a transição de fases. Os cachorros, por exemplo, possuem “três faixas de idades” a depender do seu porte físico (pequeno, médio ou grande).

Já para os gatos não há muita discussão sobre esse assunto. Assim, o entendimento é que essa espécie possui uma uniformidade maior quando falamos da transição de idade (de filhotes para adultos).

O que é mais solidificado dentro da literatura e dos conceitos de base da veterinária é a entrada na fase de filhote, ou seja, quando os animais saem da fase de recém-nascidos para filhotes.

Ao longo deste post você saberá determinar com muita precisão qual é essa “data mágica”.

Filhote com 20 dias, 30 dias ou 45 dias pode comer ração?

Essa é uma dúvida muito comum e, frequentemente, o primeiro questionamento feito pelos tutores quando já escolheram seu bichinho.

Os filhotinhos irão iniciar o desmame, ou seja, começar a trocar a alimentação exclusiva do leite da mãe para uma alimentação natural ou ração seca a partir dos 45 dias de vida.

filhote-20-dias

Portanto, o filhote entre 20 dias até os 44 dias de idade ainda estará se alimentando exclusivamente do leite materno.

Assim, filhote abaixo da faixa etária ideal, com 20 dias, um mês ou até mesmo com 45 dias, ainda não devem ser retirados da mãe, por mais que a ansiedade e o amor para ter aquele maravilhoso peludinho esteja aumentando.

Porém, neste momento, ainda haverá um longo caminho para que seu futuro peludinho esteja totalmente desenvolvido e pronto para viver exclusivamente de alimentação natural, ração seca e inclusive poder comer petiscos saudáveis, ou seja, esteja totalmente desmamado.

Um animal antes de 60 dias de vida não deve seguir para adoção ou para a venda, pois há um grande risco de ainda não estar preparado para as bruscas mudanças dessa primeira fase da vida.

Com quantos meses o cachorro e o gato podem comer ração seca?

Por volta dos 20 a 30 dias de vida, os dentes dos filhotes começam a nascer e eles começam a apresentar apetite por alimentos diferentes do leite materno. Entretanto, neste momento as fêmeas começam a não permitir que os filhotes continuem mamando, pois eles machucam as mamas das fêmeas ao mamar.

Nesse momento, o desmame começa a acontecer. Esse processo de desmame não deve ser precipitado, uma vez que os filhotes precisam de nutrientes presentes no leite da mãe e seus dentes ainda não são fortes e desenvolvidos.

Assim, por volta dos 30 dias de vida podemos começar a oferecer ração para os filhotes. No entanto, não devemos oferecer ração seca, pois os dentes dos filhotes ainda são finos e frágeis. É importante que seja feito um processo de transição na dieta do filhote.

Desse modo, devemos iniciar fornecendo ração úmida no final do 1º mês de vida e, aos poucos, ir diminuindo a quantidade de água ao logo das semanas. Com isso, chegaremos a fornecer a ração totalmente seca ao final do 3º mês.

filhote-20-dias

Ao final desse período o animal certamente já estará mais desenvolvidos e com dentes mais fortes, conseguindo mastigar os alimentos e os petiscos saudáveis sem maiores problemas.

O filhote apresenta necessidades metabólicas e nutricionais diferentes do animal adulto. Por isso, o balanceamento da alimentação natural ou da ração dessas duas fases não pode ser a mesma.

Assim, o filhote deve comer somente ração específica para a sua fase de vida até chegar a fase adulta. Se isso não acontecer, o seu desenvolvimento do seu bichinho pode ser prejudicado.

Pode deixar ração a vontade para filhote?

Não é recomendado deixarmos ração a vontade para filhotes. É interessante já a partir dessa fase, educarmos o nosso peludinho a ter horários para se alimentar. O fornecimento de alimentação em horários pré determinados traz inúmeros benefícios para o seu animal, como por exemplo, prevenção de obesidade.

Saiba tudo sobre os riscos da obesidade em cães aqui neste post.

Mas meu filhote, mesmo que acima dos 20 dias, não quer comer ração!!! E agora?!?!?

Durante esse processo de início introdução da dieta seca, é muito comum que alguns filhotes não apresentem apetite pela ração.

O filhote pode não comer ração por não gostar do sabor e/ou textura da ração, por medo do ambiente novo para onde ele se mudou, por ansiedade, por apresentar alguma doença ou por ainda ser muito novinho, por exemplo filhote com 20 dias de vida.

filhote-20-dias

Você pode umedecer a ração ou até mesmo aquecê-la no micro-ondas (para liberar mais cheiros e estimula o animal). Contudo, outra medida possível é ofertar uma ração diferente e verificar se seu peludinho aceita melhor a nova opção fornecida.

Entretanto, se a falta de apetite durar mais de que três dias, você deve levar seu animalzinho para um atendimento médico veterinário.

Até que idade o cachorro e o gato come ração de filhote?

Ao atingir a fase adulta, as necessidades metabólicas e nutricionais do seu peludinho mudam e, portanto, devemos mudar a sua dieta. Devemos passar a fornecer ração de adulto para esses animais.

O momento de fazer essa transição é motivo de muitas discussões no meio veterinário, uma vez que os portes e as raças dos animais interferem no processo de amadurecimento e de desenvolvimento dos animais.

ESPÉCIEPORTEPESOPERÍODO MÉDIO
PARA FASE ADULTA
CãesPequenoaté 10 kgde 10 a 12 meses de idade
CãesMédioentre 11 e 25 kgde 12 a 15 meses de idade
CãesGrandeentre 26 e 44 kgde 15 a 18 meses de idade
GatosGeral

Essa transição da ração de filhote para a ração de adulto deve ser feita de modo gradual, assim, permitindo que o sistema de digestão do animal de adapte a nova dieta.

Portanto, você deve fazer essa mudança ao longo de 1 mês. Você pode realizar a transição conforme indicado abaixo:

SEMANASComo fazer a transição alimentar em cachorros e em gatos
3 partes de ração para FILHOTE + 1 parte de ração para ADULTO
Metade de ração para FILHOTE + Metade de ração para ADULTO
1 parte de ração para FILHOTE + 1 parte de ração para ADULTO
Somente ração para ADULTO

Por fim, é interessante que você opte por fornecer a ração de adulto que seja da mesma linha da ração de filhote fornecida anteriormente, já que elas apresentam formulação semelhante, o que facilitará a adaptação do animal a mudança alimentar.


LEIA TAMBÉM:


Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?

Gato recém-nascido: Como cuidar e alimentar? Posso dar leite ou papinha?

Porque cachorro come fezes? Coprofagia: O que é? Quais as causas? Como tratar?

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site, sobre filhote com 20 dias ou mais! Abraços e até a próxima.



Referência Bibliográfica:

CASE, L.P.; CAREY, D.P.; HIRAKAWA, D.A. Nutrição canina e felina: manual para profissionais. Madrid:Harcourt Brace, 1998. 424p.

CAMILO, M.; SAKAMOTO, M. I.; GOMES, M. O. S. Nutrições de cães em diferentes fases da vida. 2014.

LAZZAROTTO, J. J. Nutrição e alimentação de filhotes de cães. Revista da FZVA Uruguaiana, v. 7/8, n.1, p. 157-162. 2000

NATIONAL RESEARCH COUNCIL – NRC. Nutrient requirements of dogs and cats. Washington, D.C: National Academy Press, 2006.

PRATS, A. Neonatologia e pediatria: canina e felina. São Caetano do Sul: Interbook, 2005.

4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Petigato - Enfim, a família dos sonhos!!! – Clube dos Bichos

  2. Pingback: Bela - a dorminhoca. – Clube dos Bichos

  3. Pingback: Blue - é puro amor. – Clube dos Bichos

  4. Pingback: Chloe - um ponto de paz. – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: