Fique conectado

Fases da Vida

IDADE DE CACHORRO: Como calcular em relação a “idade humana” pela nova tabela?

Idade do cachorro: Você sabe como calcular a idade do cachorro em “idade humana”? Venha saber tudo sobre o calculo aqui.

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Calcular a idade de cachorro em relação a idade humana sempre é uma grande curiosidade dos tutores.

O que sempre ocorre é a apresentação dos mais diversos parâmetros e teorias para relacionar a idade dos cachorros com a dos humanos. Entretanto, é muito difícil determinar qual a fonte desses parâmetros apresentados e se eles fazem algum sentido na prática.

Essas relações chegam por conversas durante nossas consultas de rotina. Normalmente, buscam estabelecer um número fixo da relação entre as idades dos cães e dos humanos.

A quantificação mais comum é a de que 1 “ano canino” equivale a 7 “anos humanos”, ou seja, o cãozinho com 1 ano de vida “teria” o equivalente a 7 anos em idade humana.

Idade de cachorro: mas será que 1 ano canino equivale mesmo a 7 anos para nós humanos?

Esse é um dos mais bem difundidos mitos da criação dos animais de companhia. Não temos como saber qual a origem desse parâmetro, mas fazendo um cálculo rápido veremos q falta de sentido que ele faz.

Hoje, a sobrevida de um cachorro chega, em média, a cerca de 15 anos, o que, pelo parâmetro apresentado, equivaleria a idade humana de 105 anos na média.

Com isso, podemos concluir que a medida de 1 anos de idade canina para 7 anos de idade humana é inadequada para determinar a correta relação entre as espécies.

Apenas como curiosidade, a média de expectativa dos humanos no ano de 2018 no Brasil foi de 76,3 anos (IBGE).

Então, como se dá o envelhecimento dos cães?

Para derrubar de uma vez por todas o mito dos “7 anos relativos”, podemos nos valer de algumas medidas fisiológicas para determinar melhor a idade canina, como: idade reprodutiva.

A média de maturação reprodutiva dos cães é de 8 a 12 meses, a depender no porte e do sexo do animal.

Portanto, os animais entrariam na “puberdade”, caso utilizemos o padrão dos 7 anos de “idade humana”, entre 4,6 e 7 anos de vida. Esse tempo de desenvolvimento não faria nenhum sentido.

Outro indicativo do erro dessa metodologia é a evidência que os cachorros ficam adultos, em média, com um ano e já estarão idosos aos 8 anos de idade canina.

Então, podemos dizer que hoje os cães passam a maior parte do tempo de suas vidas na fase considerada idosa, que iria dos 8 aos 15 anos de idade.

Então, os cães possuem como padrão um envelhecimento mais acelerado nos primeiros anos de vida, ficando menos evidente do meio para o final dela.

O meu cachorro ficou mais velho agora?

Um novo método científico foi desenvolvido, em novembro de 2019, por pesquisadores da Universidade de San Diego, La Jolla – CA, para calcular a nova tabela de idade de cachorro, ou seja, a sua idade em relação a idade dos humanos.

Uma equipe de especialistas em genética, representados por Trey Ideker e Tina Wang, estudou as modificações químicas ao longo da idade dos cães para determinar a expectativa de vida dos animais em comparação com a dos humanos.

Como resultado, os cientistas descobriram que modificações específicas fornecem dados relevantes que permitem determinar a expectativa de vida de qualquer indivíduo – não só de humanos, como também de animais.

tabela de idade dos cães

Neste trabalho, foram estudados 104 cães da raça Labrador Retriever com “idade canina” entre 0,1 a 16 anos de vida, bem como foram utilizados 320 perfis de sangue humano com idade de 1 a 103 anos para realizar o estudo comparativo entre as espécies.

Assim, após a avaliação desses dados, foi construída a nova tabela de idade dos cachorros, que se baseou nos estudos de envelhecimento chamados de “relógio epigenético”.

Resumidamente, o trabalho determinou o gráfico que projeta a relação entre as diversas fases de vida dos cães em relação à dos humanos, conforme gráfico abaixo.

gráfico da tabela da idade dos cães

Mesmo que haja claras diferenças genéticas e do estilo de vida entre as espécies caninas e os humanos, a equipe considerou que os cães da raça Labrador Retriever seriam um excelente ponto de comparação, visto que esta raça costuma conviver em ambientes muito similares a dos humanos estudados.

Em resumo, o trabalho indicou que os cães chegam à “melhor idade canina” com um pouco mais de 6 anos de vida, aproximadamente 60 anos, quando comparamos à idade humana.

A nova tabela da idade de cachorro só vale para a raça Labrador ?

Sabe-se que todos os cachorros seguem um processo de envelhecimento similar, mesmo quando comparamos as diversas raças existentes. Desse modo, o padrão médio é chegarem à puberdade com 8 a 10 meses e morrerem antes de chegar aos 20 anos.

Portanto, a definição de uma raça específica – o Labrador Retriever – nos ajuda a projetar a idade da população canina de forma geral, seja a idade de um cachorro poodle ou a idade de um cachorro vira-lata.

Abaixo construímos a nova tabela de idade dos cachorros,baseado no estudo indicado.

Idade dos Cachorros
– anos caninos –
Idade Relativa
– anos humanos –
8 a 10 meses 13 anos
1 30 anos
2 45 anos
3 48 anos
4 52 anos
5 55 anos
6 58 anos
7 63 anos
8 65 anos
14 71 anos

LEIA TAMBÉM:


CACHORRO PODE COMER RAÇÃO DE GATO? Será que faz mal?

Cachorro pode comer pipoca?


Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.

Referência bibliográfica:

Quantitative translation of dog-to-human aging by conserved remodeling of epigenetic networks. https://www.biorxiv.org/content/10.1101/829192v1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: