Vitamina C humana para cachorro: posso dar?

vitamina-c-humana-para-caes

Vitamina C humana para cachorro pode ser administrada? São iguais? Será que posso comprar a medicação humana e dar para o meu cão? Antes de mais nada, é preciso lembrar que as vitaminas são compostos orgânicos fundamentais que o animal precisa, em pequenas quantidades, para manter o funcionamento correto do seu organismo.

Vitamina C: quais os benefícios para o seu cachorro?

O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, possui vários benefícios para o organismo dos cães.

Ela atua como um antioxidante, protegendo as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres, assim prevenindo o envelhecimento precoce e algumas doenças.

O ácido ascórbico, igualmente, auxilia no sistema imunológico, estimulando o aumento dos níveis de interferon circulantes no sangue, proteína que impede a proliferação de vírus no organismo.

Ao contrário de nós, seres humanos, cachorros saudáveis são capazes de produzir a sua própria vitamina C. Entretanto, quando recebem uma dieta de baixa qualidade (desbalanceada e pobre em vitaminas) ou quando estão sofrendo algum tipo de estresse (físico, fisiológico ou emocional), essa produção pode ficar comprometida.

É importante destacar que mesmo a deficiência de apenas uma vitamina é capaz de provocar problemas de saúde, que podem ser graves, duradouros e até mesmo irreversíveis.

Quer conhecer as 12 vitaminas as essenciais para o seu cão, acesse esse post aqui.

Então, como posso ter certeza que meu cachorro está comendo todas as vitaminas necessárias?

Sem dúvida, a forma mais fácil de garantirmos que nossos cães recebam os níveis necessários de vitaminas exigidos é fornecendo a eles uma alimentação de qualidade, completa, balanceada, que seja adequada à raça, faixa etária, porte e estilo de vida de cada animal.

Quando você fornece uma alimentação completa e balanceada para seu cão, você garante que ele irá receber as proteínas, os carboidratos, as gorduras, os sais minerais e as vitaminas que são necessárias para que seu organismo funcione corretamente, não sendo necessário dar a ele complexos vitamínicos comerciais.

vitamina-c-humana-para-cachorro

A administração de suplementos vitamínicos sintéticos só deve ser feita em casos específicos. Assim, sempre quando o animal apresente algum tipo de deficiência que, na opinião do médico veterinário que faz o acompanhamento do seu cachorro, não é capaz de ser solucionada somente com balanceamento alimentar, ele deverá avaliar a necessidade da suplementação.

E a Vitamina C humana, posso dar para o meu cachorro?

Medicar os cachorros com remédios de uso humano é uma prática muito comum entre os tutores, todavia, por mais que consideremos os nossos cachorros como membros da família, devemos nos lembrar que eles são uma espécie diferente da nossa e, por conta disso, apresentam fisiologia e metabolismo próprios.

Muitos medicamentos seguros para uso humano são, na verdade, extremamente tóxicos para cães.

Portanto, muito cuidado!!!!

veterinaria-vitamina-c-humana-para-cachorro

Contudo, existem também vários medicamentos de uso humano que são seguros e indicados para uso nos cães. Mas, você só deve fazer a administração de qualquer tipo de medicação para o seu animal quando for sido prescrita pelo médico veterinário.

A vitamina C humana pode ser administrada para cães. Entretanto, essa suplementação deve ser realizada em episódios específicos após avaliação do médico veterinário, principalmente em situações em que seja necessário preservar o organismo do estresse oxidativo e/ou a viabilidade do colágeno articular.

Sendo assim, quais os riscos da administração indiscriminada da vitamina C para nossos cachorros?

Primeiramente, um fator importante que nós, veterinários, levamos em consideração é que o ácido ascórbico aumenta o risco da formação de urólitos de oxalato, predispondo a formação de cálculos renais.

Por conta disso, devemos ter muito cuidado com a dose a ser administrada e a sua frequência de uso em animais, já que existem riscos de efeitos colaterais quando esse suplemento vitamínico é administrado em raças com pré disposição a formação de cálculos renais, como por exemplo o schnauzer e o shih tzu, bem como em cães que no momento da consulta tenham alguma alteração no sistema urinário.

Para saber mais sobre as 12 vitaminas as essenciais para o seu cão, acesse esse post aqui.