Fique conectado

Alimentação

Conservação de alimentos naturais

Livia Dias

Publicado

em

A conservação de alimentos naturais é uma ciência que estuda o melhor acondicionamento de cada tipo de comida.

O nível de alteração da composição dos alimentos pode ser relacionado a várias causas sejam elas relativas à própria composição do alimento, à presença de microorganismos ou mesmo a interação de enzimas nos alimentos crus ou após seu processamento.

Conservação de alimentos naturais em geladeira ou congelador.

Os alimentos naturais, incluindo refeições e petiscos, devem ser refrigerados. A temperatura baixa da geladeira (entre 2 e 7ºC) garante a sua conservação por alguns dias.

O prazo de validade depende sempre do tipo de alimento, mas, via de regra, podemos conservar na geladeira as refeições dos nossos animais (e claro, as nossas também) por cerca de 3 dias. Mas é melhor sempre consumi-los mais rapidamente se conservados dessa forma.

Refeições ou petiscos, contudo, quando congelados (temperaturas abaixo de 0ºC, geralmente entre -10 e -30ºC), podem ser conservados por um período de tempo bem maior.

Essas temperaturas tão baixas retardam o desenvolvimento de microorganismos e ações de enzimas responsáveis pela deterioração do alimento. Assim, podemos mantê-lo congelado por cerca de 45 dias.

conservação de alimentos

A importância do acondicionamento em embalagens.

O uso de embalagens apropriadas também favorece a conservação e aumenta o prazo de validade dos alimentos e petiscos.

Entretanto, é importante separá-los em pequenas porções para evitar a necessidade de descongelá-los e congelá-los novamente, apenas para obter uma parte da comida que se deseja consumir naquele momento.

Os alimentos devem ser acondicionados em recipientes ou pacotes limpos e guardados em embalagens hermeticamente fechadas. Se embalados à vácuo (com a ajuda de uma seladora), a vida útil dos produtos se estende ainda mais (cerca de 3 vezes mais!), uma vez que a remoção de todo o ar presente no alimento também adia a proliferação dos microorganismos.

Problemas da má conservação dos alimentos.

A conservação dos alimentos é assunto sério, afinal, uma conservação inadequada confere risco à saúde. Alimentos contaminados com bactérias (como as tão conhecidas Salmonella sp e E. coli), fungos, vírus (rotavírus), entre outros parasitas podem causar quadros de intoxicação alimentar e provocar náusea, vômito, dor abdominal, desidratação, febre, fraqueza. Infelizmente, animais e pessoas podem até morrer devido a um quadro severo de intoxicação alimentar.

Lave muito bem as mãos e higienize os alimentos. Tenha cuidado desde o seu preparo até o momento do seu consumo. Opte sempre mais por alimentos pouco processados. Dessa forma, a saúde e o bem estar estarão garantidos. Lembre-se: uma boa alimentação é sinônimo de qualidade de vida!


VEJA TAMBÉM:


Gato pode comer ração de cachorro ou faz mal?

Alimentação Natural para cães e gatos e Comida Caseira. Existe diferença?


Referências Bibliográficas:

Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2014. (acesso em 01/07/2020)

NHS Choices. Food poisoning | Portuguese. 2008 (acesso em 01/07/2020)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: