Fique conectado

Saúde

Cachorro com olho vermelho: pode ser eversão da 3ª pálpebra.

Michelle Gouvêa Gomes

Publicado

em

olho-vermelho-em-caes

Cachorro com olho vermelho é sempre um indicativo para ficarmos atentos. Certamente, há uma série de doenças em que os olhos dos animais sofrem alterações e isso pode indicar desde doenças leves e rapidamente resolvidas, como também o início de enfermidades mais graves.

Em suma, as doenças mais comuns que relacionamos à característica do cachorro com olho vermelho e precisamos saber diferenciar, são: eversão da cartilagem da 3ª pálpebra, olho seco, glaucoma, infecções em geral, traumas e prolapso da terceira pálpebra (olho de cereja).

Então, venha saber mais sobre um dos principais diagnósticos diferenciais do Olho de Cereja em cães, a Eversão da Cartilagem da 3ª Pálpebra.

Aliás, o que é a 3ª Pálpebra?

Cães e gatos possuem, além da pálpebra superior e inferior, uma terceira pálpebra que se localiza no canto medial do olho, ou seja, na região ocular mais próxima ao focinho.

Primeiramente, é preciso saber que a terceira pálpebra tem função de proteção do olho, tanto mecânica quanto pela atuação de tecido linfoide ali existente (tecido que contém células de defesa).

Além disso, a terceira pálpebra possui uma glândula lacrimal, responsável por produzir aproximadamente 30% da lágrima. Os outros 70% são produzidos por outra glândula lacrimal, que está localizada entre olho e orelha de nossos animais

Na 3ª pálpebra existe uma cartilagem em formato de T que tem o objetivo de sustentação. Pode acontecer de essa cartilagem ter sua posição anatômica alterada, fazendo com que se assemelhe muito ao olho de cereja em cães, ou seja, a glândula forma um carocinho no olho do cachorro.

Esta alteração é denominada eversão da cartilagem da 3ª pálpebra ou, apenas, eversão da 3ª pálpebra e essa alteração faz com que o olho do cachorro fique vermelho exatamente nessa estrutura, conforme podemos ver na imagem abaixo.

carocinho-no-olho-do-cachorro
Fonte: Cortesia – Drª. Luciana Di Donati Rosa.

Mas, qual a causa da Eversão da Terceira Pálpebra?        

Sua causa permanece desconhecida, embora se acredite em fator genético e predisposição racial.

Esta alteração acomete principalmente cães jovens de grande porte, tais como: São Bernardo, Dogue Alemão, Pastor Alemão, Weimaraner, Newfoundland, Setter Irlandês e Ponteiro Alemão de Pêlo Curto.

E porque o olho do cachorro fica vermelho?

Uma vez que, com a cartilagem evertida, a 3ª pálpebra permanece exposta com atrito constante sobre a córnea, alguns prejuízos oculares podem acometer o olho afetado, como por exemplo a má distribuição da lágrima e lesão de córnea.

Então, qual o colírio para cachorro com olho vermelho eu posso usar?

Primeiramente, é imprescindível levar seu cão a um especialista para que um correto diagnóstico e tratamento sejam realizados, a fim de manter a integridade das estruturas oculares e perioculares.

Certamente, no caso específico da eversão da cartilagem da 3ª pálpebra, o tratamento será sempre cirúrgico. Ou seja, não é possível realizar o tratamento apenas com a utilização de colírios para cachorro.

Existem algumas técnicas cirúrgicas que podem ser empregadas, embora a mais comum seja a remoção da porção da cartilagem que saiu de sua posição anatômica normal. Entretanto, durante a avaliação, o médico veterinário irá verificar a melhor possibilidade de tratamento para cada caso específico.


VEJA TAMBÉM:


SERÁ QUE É OLHO DE CEREJA EM CACHORRO? Saiba tudo sobre as doenças parecidas.

Olho de cereja em cachorro! O que fazer? [“Cherry eye”]

Cirurgia do carocinho no olho do cachorro [Olho de Cereja]


Michelle Gouvêa Gomes

Médica Veterinária graduada pela PUC-MG (2014).
Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Equalis (2016).
Pós-graduada em Oftalmologia de Pequenos Animais pela Anclivepa-SP (2019).
Mestranda em Oftalmologia Veterinária pela UFMG (2020 – atual).
Professora de Oftalmologia de Pequenos Animais no CPT Cursos Presenciais (2018 – atual).
Atuação exclusiva na área de Oftalmologia Veterinária em Belo Horizonte e região.

Instagram: @michellegouvea.oftalmo
Whatsapp: (31) 9.9228-9118


Referências Bibliográficas:

ALLGAUGH, R. A., STUHR, C. M. Thermal cautery of the canine third eyelid for treatment of cartilage eversion. Veterinary Ophthalmology, vol. 16, 2012.

MENEZES, C. L. M. Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra em Cães. UFRGS. Monografia. 2007.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: