Fique conectado

Saúde

Eletroacupuntura no tratamento de cães e gatos.

Catiane Lopes

Publicado

em

eletroacupuntura

Eletroacupuntura, você já ouviu falar nesse tratamento para cães e gatos? Conheça tudo sobre essa técnica da Medicina Tradicional Chinesa aqui no CLUBE DOS BICHOS!

O que é Eletroacupuntura?

A eletroacupuntura consiste na técnica de transmitir uma energia elétrica através de pontos de acupuntura (AP) utilizando um dispositivo eletrônico que se anexa às agulhas de acupuntura ou por aparelho de eletroacupuntura.

A história da eletroacupuntura, popularmente chamada de acupuntura elétrica ou eletroterapia, se iniciou na China – utilizada pela primeira vez na década de 1930.

Tornou-se popular na década de 1970 e atualmente é muito utilizada para tratamentos de controle da dor e transtornos físicos, bem como para induzir analgesia em procedimentos cirúrgicos.

eletroacupuntura-veterinaria
Foto: Arquivo pessoal, Drª. Catiane Lopes.

Mas como funciona a Eletroacupuntura no tratamento para cães e gatos?

O tratamento com a eletroacupuntura acontece com a aplicação de corrente elétrica alternada por meio de eletrodos ligados a dois pontos de acupuntura. Além disso, é feita uma eletroestimulação que é responsável por conduzir o tratamento do animal.

Ademais, dependendo da frequência e o tipo de corrente elétrica usadas, essa terapia pode resolver desde casos de dor até mesmo paralisia de membros.

Quais as vantagens do uso de eletroestimulador na acupuntura veterinária, afinal?

O uso de eletroestimulador na acupuntura, certamente, apresenta vantagens em relação ao uso isolado de agulhas. Assim, na eletroacupuntura a regulação da quantidade e qualidade de estímulo permite um melhor controle do tratamento oferecido pelo médico veterinário.

Além disso, pode-se produzir um nível de estimulação mais elevado e contínuo do que o produzido somente pelas agulhas.

A eletroacupuntura produz várias alterações fisiológicas, a saber: respostas imunológicas, alterações cardiovasculares, liberação de opióides endógenos e efeitos analgésicos.

medicina-tradicional-chinesa
Foto: Arquivo pessoal – Drª. Catiane Lopes.

Aliás, quais as indicações para o uso da eletroacupuntura em animais?

As principais indicações para o uso da eletroacupuntura nos pets são: paralisia, condições dolorosas crônicas graves (neoplasias, por exemplo), dores que não respondem à estimulação manual e indução da analgesia cirúrgica por pontos de acupuntura.

Contudo, existem também contra-indicações, como em casos de arritmias cardíacas, epilepsia, febre, choque, hipotensão, fraqueza e gestação.

Assim, se seu animalzinho apresentar alguma alteração, leve-o para uma consulta com o(a) Médico(a) Veterinário(a) de sua confiança. Certamente, a eletroacupuntura pode ser uma aliada ao tratamento na busca de uma melhor qualidade de vida para ele.


VEJA TAMBÉM:


ACUPUNTURA: O que é? Para que serve?

Medicina Tradicional Chinesa Veterinária – O que é?

5 elementos da natureza: Medicina Veterinária Tradicional Chinesa

Além disso, aproveite para assistir também aos vídeos que publicamos lá no canal do YOUTUBE e as outras matérias do site! Abraços e até a próxima.


catiane-lopes

Médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2012.
Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2016.
Especialização em acupuntura veterinária pelo Instituto Jaqueline Pecker, em 2013, e pelo Instituto Incisa Imam, em 2018.
Atua como veterinária clínica geral e acupunturista veterinária de pequenos animais.


Referência Bibliográfica:

Lobo Junior, José Eduardo Silva. Acupuntura na prática clínica veterinária. S. Caetano do Sul, SP: Interbook, 2012.

Schoen, A.M. Acupuntura veterinária: da arte antiga à  medicina moderna. São Paulo: Roca, 2006.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: