Fique conectado

Fases da Vida

Seu filhote de cachorro está chorando muito?

Seu filhote chora muito a noite? Veja os 5 principais motivos e conheça as soluções para o seu sono tranquilo!!!

Equipe Clube dos Bichos

Publicado

em

Você adotou um cãozinho, o levou para casa e quando chega a noite ele só chora?Saiba que esse é um comportamento muito frequente. Até o novo hóspede se acostumar a ficar longe da mãe, em um novo ambiente, o filhote de cachorro pode apresentar vários episódios de choro, principalmente a noite.

Estas 5 dicas dicas vão te ajudar nesse processo de adaptação:

1. MANTENHA-O AQUECIDO:

Pode ser que a causa do choro seja frio. Então, evite deixá-lo em locais molhados (cozinha/área de serviço) ou em espaços abertos com circulação de ar (varandas/terraços).

Dê sempre preferência a ambientes cobertos, aquecidos e sem umidade.

filhote de cachorro chorando

Portanto, é interessante deixar a cama do filhote em local onde ele se sinta confortável e protegido. Se a recepção for no período de inverno, não esqueça de deixar uma manta com ele também.

2. DÊ UM OBJETO COM SEU CHEIRO:

Por analogia, o filhote que está em processo de adaptação reconhece o seu tutor como parte do bando. Por isso, ele se sente mais seguro e tranquilo ao seu lado.

Deixar uma peça de roupa com seu cheiro junto ao filhote traz conforto psicológico significativo a ele nesse momento difícil.

3. ESCOLHA RAÇÃO ADEQUADA:

Os filhotes necessitam de uma ração específica nessa fase da vida, na qual os grãos facilitem a mastigação e a sua composição atenda às necessidades nutricionais do animal.

Nos casos em que a alimentação não está adequada à idade do animal, eles podem apresentar problemas para comer, o que ocasionará choro à noite por estarem com fome.

4. EXERCITE-O DURANTE O DIA:

Caso a causa do filhote de cachorro chorando for o tédio ou excesso de energia, você deve exercitá-lo durante o dia. Em princípio, brincar com o cão é uma forma simples e eficiente de aumentar os laços e de ajudá-lo a se desenvolver, além de ajudar a gastar a energia dos filhotes. Utilize diferentes brinquedos em sua residência para mantê-lo entretido até mesmo, e principalmente, quando você não estiver perto.

filhotes de cachorro brincando
Imagem por Pixabay 

5. EVITE MIMAR O ANIMAL:

É importante dosar sua resposta ao choro do filhote.

De fato, o cão pode perceber que ao chorar você se aproxima e interage, o mima. Desta forma, o filhote certamente irá associar esse momento com algo positivo para si e passará a repeti-lo. Lembre-se de que cães aprendem, principalmente, por meio de associação e recompensa, e este é um exemplo sutil deste tipo de dinâmica.


Por fim, se o choro persistir e você notar que o som emitido se torna mais agudo e intenso, leve-o a um veterinário. O acompanhamento médico é indispensável para identificar doenças ou outros problemas físicos.

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a matéria ou sobre o mundo dos bichos? Deixe seus comentários aqui pra gente!


Referência Bibliográfica:

ROSSI, Alexandre. Comportamento canino: como entender, interpretar e influenciar o comportamento dos cães. R. Bras. Zootec., Viçosa , v. 37, n. spe, p. 49-50, jul. 2008.

BEKOFF, M. (1977). Social play and play-soliciting by infant canids. American Zoologist, 14, 323,340.

DAWKINS, M. S. (2000). Animal minds and animal emotions. American Zoologist, vol. 40, 883-888.

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: Belinha - a cadelinha das diferentes paixões. – Clube dos Bichos

  2. Pingback: Theo - mudando a vida de todos. – Clube dos Bichos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: