Leite para filhote de cachorro: qual a melhor opção?

2 filhotes de pastor de pelagem marrom e preta bebem leite em uma tigela. leite para filhote de cachorro

Quando adotamos ou compramos um cãozinho, um dos primeiros desafios que se enfrenta é a dúvida se pode dar leite para filhote de cachorro ou não. É normal e bastante comum surgir esse tipo de questionamento, mas vamos aqui neste post procurar acabar com qualquer dúvida sobre esse assunto.

Assim como qualquer animal pertencente a classe dos mamíferos, as cadelas produzem leite para alimentar seus filhotes – e é de extrema importância que o cachorrinho consuma exclusivamente o leite materno até a 8ª semana de vida.

Afinal de contas, assim como para nós, humanos, é no leite materno canino que o pequeno cão encontra os nutrientes necessários para crescer. No leite há a presença de anticorpos, que são proteínas que protegem os cães e os preparam para enfrentar essa fase delicada de suas vidas.

Após a 6ª semana de vida do cãozinho, é indicado começar a transição da amamentação para uma alimentação seca, fornecendo uma papinha de ração para filhotes.

Veja aqui neste vídeo como fazer a papinha de transição para o seu filhote:

Vídeo – Clube dos Bichos.

Infelizmente, há situações em que a cadela não pode amamentar, devido a alguma doença ou até mesmo por não conseguir produzir suficiente leite para os cães da ninhada. Caso isso aconteça, é você, tutor, que irá nutrir os cachorrinhos.

Mas pode dar leite para cachorro filhote?

Cada espécie animal apresenta uma composição específica do leite materno, já que o filhote tem uma demanda nutricional única. Por exemplo: um bezerro não terá a mesma necessidade nutricional de um cachorrinho e vice-versa.

Desse modo, a resposta da clássica pergunta “Pode dar leite de vaca para filhote de cachorro?” é certamente NÃO, pois esse tipo de leite faz mal para cachorro.

Seja leite de vaca, cabra, égua, búfala… O sistema digestivo de um cão recém nascido é muito delicado, e consumir o leite de cachorro dificulta a absorção.

Assim, dar leite para cachorro filhote pode levar o seu melhor amigo a ter sérios problemas de intoxicação alimentar, o que causa doenças gastrointestinais como cólicas, vômitos, diarreias, desidratação; em alguns casos, pode ocorrer até a morte do animal.

Você pode também gostar deste post: Alimentos que o cachorro e o gato não podem comer!!! [11 Alimentos Tóxicos].

Aliás, minha cachorra não tem leite para amamentar, o que posso fazer?

Em vista desse tipo de problema, muitos tutores tentam arrumar soluções, como misturar o leite de vaca com água – o que não adianta em nada, visto que há apenas a diluição do líquido e os nutrientes continuam presentes, causando os mesmos problemas a saúde do filhote.

Então, para garantir que os cachorrinhos sejam alimentados da forma correta – quando não puderem recorrer ao leite materno -, você deve fornecer um alimento especialmente feito para eles.

Leite para filhote de cachorro

A opção ideal é o substituto do leite materno para cães, que vem balanceado com todos os nutrientes que o bichinho precisa para se desenvolver com saúde.

Mas filhote de cachorro pode tomar leite de vaca em pó, desnatado, zero lactose ou mesmo leite “NAN”?

Leite em pó, de caixinha, desnatado, zero lactose ou mesmo o leite infantil NAN são totalmente não recomendados para alimentar filhotes de cachorro.

Então, qual leite dar para filhote de cachorro? O mercado dispõe em larga escala de substitutos do leite materno canino; você encontra no pet shop mais próximo ou em uma rápida busca na internet.

Posso dar leite de vaca para cadela que está amamentando?

Não, você não deve alimentar sua cadela lactante com leite de vaca, ou de qualquer outra espécie. O efeito em seu organismo será o mesmo do filhote (infecções, diarreias etc).

Portanto, se sua companheira de quatro patas se encontra nesta fase, o melhor que você tem a fazer é fornecer alimentos com altos valores energéticos, a base de muita proteína.

Você pode também gostar deste post: Cachorro tem dente de leite? Cachorro troca de dente?

Leite para filhote de cachorro

Mas posso misturar ração com leite para alimentar meu filhote de cachorro?

Sim, é possível misturar a ração com um pouco de substituto do leite canino, mas só quando os filhotes estiverem na fase do desmame.

Afinal, lembre-se de usar apenas o substituto do leite materno canino, caso sua cadela não possa alimentar ou não consiga produzir leite.